Ira!: Nasi e Scandurra falam sobre fim da banda
Por André Nascimento
Fonte: Laboratorio Pop
Postado em 22 de maio de 2010
Quase três anos após o encerramento do IRA!, o vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra comentaram ao site "Laboratório Pop" as causas que levaram ao fim da banda após 27 anos de uma forma turbulenta e que rende polêmicas até hoje.
Nasi revelou ao site que o começo da crise no IRA! se deu durante a turnê do CD/DVD "Acústico MTV" mas que chegou a ser contornada após uma reunião onde ele e Scandurra, segundo o vocalista, sugeriram uma pausa no ano de 2008: "Essa coisa de dar um tempo não era só minha, era do Edgard também. Mas ele usava isso como blefe, não tinha coragem de encarar como desafio. Tivemos umas crises durante o Acústico MTV que não chegaram a público. Fomos até o fim da turnê e a sugestão era dar um tempo – mas tínhamos que fazer mais um disco, e depois pararíamos. Chegamos a ter uma reunião durante a qual Edgard me apoiou".
Atualmente o vocalista disse que talvez "pudesse ter agido com um pouco mais de razão" e resolvido a separação com um advogado o representando ao invés "de resolver as coisas no grito" e disse que o fim da banda dessa forma foi benéfico: "O Ira! tinha se tornado uma gaiola de ouro. Se não tivesse sido dessa maneira, teríamos chegado a um consenso e faríamos um bom disco, mas sem alma" e ainda citou o BARÃO VERMELHO como exemplo de banda que não precisou "fechar a porta".
Scandurra por sua vez deu sua versão dos fatos e comentou que a separação foi "um momento de limite de relacionamentos" e que poderia ser superado "mas havia um desgate muito grande após 27 anos, e o que aconteceu foi suficiente para derrubar a banda. Essa briga entre irmãos poderia ser superada em outro momento", disse se referindo à briga entre Nasi e Airton Valadão Júnior, irmão do vocalista e empresário do IRA!. O guitarrista continuou e disse: "Surgiram histórias como as de que eu tinha falado que ele estava doente, que depois foram desmentidas. Começaram a falar que ele ia sair do grupo, tinha até um desenho animado (Rockstar Ghost, da MTV) em que ele aparecia, no qual se falava nisso. Eu já não estava com interesse em seguir tocando com ele, e foi o estopim".
Atualmente Nasi segue carreira solo tendo lançado recentemente o CD e DVD "Vivo Na Cena" e trabalha como comentarista esportivo na rádio e na TV, enquanto Scandurra se desdobra como dono de restaurante, toca com o ex-Titã ARNALDO ANTUNES em sua banda (e também nos projetos PEQUENO CIDADÃO, DUO e LES PROVOCATEURS) e ainda faz shows de sua carreira e prepara o lançamento de seu primeiro DVD solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Os álbuns que Andreas Kisser mandou Derrick Green tirar pra ser guitarrista do Sepultura
O ponto fraco de Yngwie Malmsteen segundo Ronnie James Dio, em 1985


Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional
Veja como fica seu nome com o formato do logo do Metallica
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos
Como uma junção de duas palavras de idiomas diferentes gerou o título de um hit dos anos oitenta



