Roça 'n' Roll: aulas de música para alunos de escola rural

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ivanei Salgado, Fonte: Artepress, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 28/08/10. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Rock e responsabilidade social! A partir do dia 18 de agosto, a organização do Roça ‘n’ Roll iniciou a primeira etapa do Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP). A iniciativa, com apoio da diretora Daniela Barbosa Lúcio Alves, vai levar arte e cultura para cem alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima à Fazenda Estrela.

5000 acessosHeavy Metal: quais as 10 melhores vozes da história?5000 acessosDanilo Gentili: O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiro

O CAMP foi idealizado pelo músico Bruno Maia, organizador do Roça ‘n’ Roll, e vai oferecer aulas gratuitas de teoria musical, flauta, percussão e canto. A metodologia de ensino vai enfatizar aulas expositivas e práticas de conjunto. Para incentivar o trabalho em equipe e a relação interpessoal dos estudantes, o projeto prevê a criação de conjuntos musicais e um coral com todos os alunos atendidos.

De acordo com Bruno Maia, a proposta é introduzir as crianças no mundo das artes. “Podemos descobrir e desenvolver vários talentos. E isso vai ser muito construtivo para o desenvolvimento humano, social e intelectual dos alunos”, enfatiza.

Para destacar a importância da preservação ambiental e reutilização de artigos descartados no lixo, os participantes do projeto vão aprender a fabricar instrumentos musicais alternativos com materiais recolhidos e reaproveitados. “É uma forma interessante de exercer a criatividade e, ao mesmo tempo, diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos sólidos na natureza”, aponta Bruno Maia.

As aulas serão ministradas até o mês de dezembro deste ano por professores capacitados e especializados na área de educação musical e musicalização. “Montamos uma equipe multidisciplinar o que dinamiza e valoriza o trabalho. Não queremos formar roqueiros e sim apreciadores da boa música”, confirma o idealizador do projeto.

O CAMP tem a realização de Bruno Maia, da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC –Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Thibabem Distribuidora, Ótica Mauricio, Rafael Braga (violeiro), Taurus, Gontijo & Costa Alves, Frutty Refrigerantes, Indústria Mineira de Forjados, Trotty Confecções, Sigma Metalúrgica, Lecram, Microlins, Wanger e Unincor. O projeto está inserido nas atividades do festival Roça ‘n’ Roll, realizado anualmente em Varginha.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Heavy MetalHeavy Metal
Quais as 10 melhores vozes da história?

Danilo GentiliDanilo Gentili
O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiro

Álbuns de rockÁlbuns de rock
Kerrang! aponta os 100 melhores de todos os tempos

5000 acessosMetal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais5000 acessosRodolfo Abrantes: "Raimundos como banda não me interessa"5000 acessosFama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil5000 acessosHair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 1)4556 acessosSonata Arctica: "não somos mais power metal", diz vocalista5000 acessosDuff Mckagan: baixista explica como dizer não às drogas

Sobre Ivanei Salgado

Jornalista profissional, especializado em Comunicação Empresarial e Marketing e em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Atua também como Produtor Cultural no Sul de Minas e presta consultoria em Comunicação e Projetos Culturais. Apaixonado por Heavy Metal desde 1984, apresenta o Programa Combate (Rádio Melodia FM), em Varginha e já editou os fanzines Lamentation Zine e Metal MusiKa. Também é colaborador da Roadie Crew.

Mais matérias de Ivanei Salgado no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online