Da Morte ao Mito: novas bandas, independentes por que?
Por Cínthia Demaria
Fonte: Da Morte ao Mito
Postado em 11 de setembro de 2010
As novas bandas que surgem a cada segundo nos mais variados locais do mundo são chamadas de "bandas independentes". Mas será que essa nomenclatura condiz com a realidade?
Ok, teoricamente a terminologia faz sentido no âmbito burocrático de registro. As bandas chamadas de independentes são bandas sem vínculo com grandes gravadoras. São grupos que não estão atrelados a nenhum tipo de empresa mainstream, e usam 99% das vezes, a internet como principal meio de divulgação de seu trabalho. Sabemos também que esse mercado qualifica estilos musicais, assegura estereótipos e é uma esperança a mais para quem quer ser músico, mas não tem condições financeiras para se lançar ao público.
Não tenho nada contra as bandas independentes. Pelo contrario. Apoio, ajudo a divulgar, participo de festivais do gênero e acho até que muitas delas superam inigualavelmente ao que temos visto fazer sucesso por aí. Porém, não compartilho da ideia de que são independentes. Arrisco dizer que elas são tanto quanto (pra não dizer mais) dependentes do que as bandas "regulamentadas".
Veja porque no blog "Da morte ao mito" (link abaixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps