Iron Maiden: uma biografia de Steve Harris feita por fã
Por Alan Victor Rosseto Biroli
Postado em 10 de janeiro de 2011
Nascido na Croácia, Stipe Juras, de 34 anos, teve seu primeiro contato com o rock n’ roll aos 6 anos de idade, com uma simples fita k7 dos gigantes do Led Zepellin. Desde então, com o passar dos anos, tem se dedicado única e exclusivamente ao ramo da música pesada. Além de ser jornalista musical para um jornal local (Slobodna Dalmacija), Stiper também é empresário da banda RISING DREAM que, inclusive, excursionou com o Iron Maiden pelo seu país durante a Somewhere Back in Time World Tour 2008-2009.
E foi após ter ouvido, pela primeira vez, o álbum "Powerslave", dos não menos gigantes do Iron Maiden, que ele se tornou mais um fanático pelos ingleses, tendo inaugurado e sendo presidente até hoje do fã clube croata da Donzela de ferro, o Maiden Croatia (www.maidencroatia.com).
É exatamente sobre o Maiden que Stipe Juras vem concentrando seus trabalhos e dedicando grande parte de seu tempo atualmente, já que desde 2007 teve a ideia de escrever, de acordo com suas palavras, sobre "o primeiro nome da história do metal", ou seja, sobre Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, simplesmente por achar que o ícone do Heavy Metal mundial merece uma biografia somente sua.
Foi assim que Stipe começou, em 2008, uma interessante jornada. Escrever uma biografia pura e unicamente dedicada a Steve Harris.
A biografia, que possui o título de "Steve Harris – The Clairvoyant", possui mais de 25 depoimentos de vários nomes conhecidos do meio musical, inclusive de todos os ex-membros da banda, como Paul Di’Anno, Clive Burr, Blaze Bayley, além de depoimentos de integrantes de bandas como Kiss, Judas Priest, Scorpions, Helloween e algumas outras personalidades. Há também depoimentos de familiares, membros da banda, organizadores de shows, ex-roadies, como Dave Lights (um dos primeiros responsáveis por toda a iluminação de palco da banda e um dos roadies que ajudou a "dar vida" a Eddie, mascote da banda).
Stiper garante que a biografia possui vários pontos de vista e contêm muitas estórias interessantes e pessoais sobre a vida de Harris, bem como fotografias exclusivas do baixista. Stiper garante também que muitas estórias, contadas por amigos de Harris e até "ex-amigos", estarão presentes, deixando que o leitor se posicione de acordo com o relato que achar mais "confiavél".
Stiper fez questão de ressaltar que entrevistou até Slaven Bilic, ex-jogador do time inglês WEST HAM UNITED no qual Steve Harris quase se tornou jogador profissional e é apaixonado até hoje. Abaixo a foto de Slaven e Harris, feita pelo próprio Stiper, em 2008.
Quando perguntado sobre como fez para entrevistar tantos músicos conhecidos, Stiper respondeu que possui muitos contatos que lhe ajudaram, mas que, principalmente, através de e-mail conseguiu contatar a maioria. Disse que se você tiver uma boa razão para contatá-los, eles responderão. Steve Harris e Iron Maiden, são, definitivamente, uma boa razão.
O plano é lançar 55 edições especiais, exatamente na data de aniversário de Harris, 12 de março, dia em que completa 55 anos. Mas não é só: Stiper tem como uma de suas principais metas traduzir o livro para o português e lançá-lo no Brasil, durante a próxima turnê dos ingleses na América do Sul (março/abril de 2011) e, finalmente, lançá-lo em inglês, italiano, alemão.
Stiper, que nunca esteve na América do Sul, acredita que o Brasil tem fãs extremamente fieis, além de afirmar que o país é excelente para shows de heavy metal, por isso sua intenção de lançá-lo aqui.
O próximo alvo do croata é Dee Snider, do Twisted Sister. Stiper revelou que ainda está apenas cogitando contatá-lo.
Por fim, abri um espaço para que o autor deixasse uma mensagem final para os fãs do Iron Maiden. Ele o fez, e disse:
"Eu sou um grande fã de Maiden e todos os fãs da banda são como irmãos e irmãs pra mim. Então, quando pegarem o livro, vocês, fãs, sentirão uma atmosfera muito familiar. Ah, por favor, façam com que todos os estádios estejam com suas capacidades esgotadas em março. Mostrem o que vocês sabem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"


Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Iron Maiden que não saía da cabeça e dos dedos de John Petrucci: "Loucura"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da banda
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil


