Iron Maiden: uma biografia de Steve Harris feita por fã
Por Alan Victor Rosseto Biroli
Postado em 10 de janeiro de 2011
Nascido na Croácia, Stipe Juras, de 34 anos, teve seu primeiro contato com o rock n’ roll aos 6 anos de idade, com uma simples fita k7 dos gigantes do Led Zepellin. Desde então, com o passar dos anos, tem se dedicado única e exclusivamente ao ramo da música pesada. Além de ser jornalista musical para um jornal local (Slobodna Dalmacija), Stiper também é empresário da banda RISING DREAM que, inclusive, excursionou com o Iron Maiden pelo seu país durante a Somewhere Back in Time World Tour 2008-2009.
E foi após ter ouvido, pela primeira vez, o álbum "Powerslave", dos não menos gigantes do Iron Maiden, que ele se tornou mais um fanático pelos ingleses, tendo inaugurado e sendo presidente até hoje do fã clube croata da Donzela de ferro, o Maiden Croatia (www.maidencroatia.com).
É exatamente sobre o Maiden que Stipe Juras vem concentrando seus trabalhos e dedicando grande parte de seu tempo atualmente, já que desde 2007 teve a ideia de escrever, de acordo com suas palavras, sobre "o primeiro nome da história do metal", ou seja, sobre Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, simplesmente por achar que o ícone do Heavy Metal mundial merece uma biografia somente sua.
Foi assim que Stipe começou, em 2008, uma interessante jornada. Escrever uma biografia pura e unicamente dedicada a Steve Harris.
A biografia, que possui o título de "Steve Harris – The Clairvoyant", possui mais de 25 depoimentos de vários nomes conhecidos do meio musical, inclusive de todos os ex-membros da banda, como Paul Di’Anno, Clive Burr, Blaze Bayley, além de depoimentos de integrantes de bandas como Kiss, Judas Priest, Scorpions, Helloween e algumas outras personalidades. Há também depoimentos de familiares, membros da banda, organizadores de shows, ex-roadies, como Dave Lights (um dos primeiros responsáveis por toda a iluminação de palco da banda e um dos roadies que ajudou a "dar vida" a Eddie, mascote da banda).
Stiper garante que a biografia possui vários pontos de vista e contêm muitas estórias interessantes e pessoais sobre a vida de Harris, bem como fotografias exclusivas do baixista. Stiper garante também que muitas estórias, contadas por amigos de Harris e até "ex-amigos", estarão presentes, deixando que o leitor se posicione de acordo com o relato que achar mais "confiavél".
Stiper fez questão de ressaltar que entrevistou até Slaven Bilic, ex-jogador do time inglês WEST HAM UNITED no qual Steve Harris quase se tornou jogador profissional e é apaixonado até hoje. Abaixo a foto de Slaven e Harris, feita pelo próprio Stiper, em 2008.
Quando perguntado sobre como fez para entrevistar tantos músicos conhecidos, Stiper respondeu que possui muitos contatos que lhe ajudaram, mas que, principalmente, através de e-mail conseguiu contatar a maioria. Disse que se você tiver uma boa razão para contatá-los, eles responderão. Steve Harris e Iron Maiden, são, definitivamente, uma boa razão.
O plano é lançar 55 edições especiais, exatamente na data de aniversário de Harris, 12 de março, dia em que completa 55 anos. Mas não é só: Stiper tem como uma de suas principais metas traduzir o livro para o português e lançá-lo no Brasil, durante a próxima turnê dos ingleses na América do Sul (março/abril de 2011) e, finalmente, lançá-lo em inglês, italiano, alemão.
Stiper, que nunca esteve na América do Sul, acredita que o Brasil tem fãs extremamente fieis, além de afirmar que o país é excelente para shows de heavy metal, por isso sua intenção de lançá-lo aqui.
O próximo alvo do croata é Dee Snider, do Twisted Sister. Stiper revelou que ainda está apenas cogitando contatá-lo.
Por fim, abri um espaço para que o autor deixasse uma mensagem final para os fãs do Iron Maiden. Ele o fez, e disse:
"Eu sou um grande fã de Maiden e todos os fãs da banda são como irmãos e irmãs pra mim. Então, quando pegarem o livro, vocês, fãs, sentirão uma atmosfera muito familiar. Ah, por favor, façam com que todos os estádios estejam com suas capacidades esgotadas em março. Mostrem o que vocês sabem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm

Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas


