Symphony X: revelados título e tema do novo álbum
Por Kako Sales
Fonte: Blabbermouth.Net
Postado em 01 de fevereiro de 2011
Durante uma recente entrevista com o DJ JC Green no programa "Heavy Metal Thunder", da emissora Metal Messiah Radio, o vocalista Russell Allen, da gigante do metal progressivo SYMPHONY X, revelou que a banda definiu "Iconoclast" como título de seu oitavo álbum, a ser lançado ainda este ano via Nuclear Blast Records.
Quando perguntado sobre qual estágio está o processo de gravação/mixagem, Allen respondeu: "Estamos na pós-produção, então o álbum está quase pronto. Neste momento, as mixagens já estão finalizadas, já foram enviadas para masterização e devem estar prontas para lançamento em alguns meses – com certeza, no primeiro trimestre de 2011. Já temos toda a arte do álbum pronta, vamos estar tirando algumas fotos na semana que vem... Toda aquela coisa legal. Então, tudo está no caminho pra ser lançado muito em breve.
Sobre a sonoridade de "Iconoclast" e como ele se compara com o "Paradise Lost", de 2007, Russell disse: "Sonoramente, o novo álbum está na mesma esfera do anterior, de certa forma; o som da guitarra está um pouco diferente. Basicamente, o álbum está bem intenso – provavelmente, o mais intenso que já fizemos; cheio de riffs – toneladas de riffs incríveis. Está pesado, a música, mas os vocais estão bem melódicos em termos de... Os refrões estão muito fortes, os versos também muito impactantes, mas estou cantando agressivamente – vai ter muito disso, aliás – porque o tema é, mais uma vez, bem obscuro; você sabem, é o que fazemos. Então o álbum tem muita energia. E, é claro, temos uma música que é um pequeno épico, digamos assim, e é a mais leve – uma música muito, muito leve. Portanto há um contraste na gravação daquela música que tem um feeling de "Paradise Lost" nela; é uma balada, eu acho, se vocês quiserem chama-la assim."
Ele continuou: "Esse álbum vai ter um molde que nos leva aos primórdios do metal – bem nos primórdios – e muito dos padrões do SYMPHONY X que vocês já conhecem, e um pouco de nova sonoridade também, aqui e ali – apenas um novo direcionamento. Algumas partes dos vocais, eu experimentei coisas mais rítmicas que estive escutando e que soaram muito legais, e algumas coisas diferentes que estou fazendo com minha voz agora, olhando mais para o futuro do onde estamos escutando a música ir. É apenas a próxima progressão para nós, onde nós estamos como compositores e afins, mas é muito intensa – muito mais intensa que ‘Paradise Lost’, se você pode acreditar nisso."
Quando questionado sobre o conceito lírico de "Iconoclast", Russell disse: "É basicamente apenas a ideia de máquinas assumindo o controle de tudo e toda essa tecnologia em que nossa sociedade está subtendida se tornando nossa perdição. É uma história com a qual estamos familiarizados, mas trabalhamos duro nela. Não é uma história linear em termos de... É só um tema do álbum, então todas as músicas estão nesse tema, mas não são conectadas de forma alguma com uma história – não há personagens ou nada do tipo – é só um tema. Como ‘The Dark Side of the Moon (do Pink Floyd), é realmente só um tema do lado obscuro da lua – uma música lida com morte, a outra lida com o tempo... Entende o que estou falando?! Então é o mesmo tipo de coisa. Não estou comparando os dois álbuns de forma alguma – não me entenda mal – mas em termos de ideia de um conceito, digamos, o tema está lá, mas não é um álbum conceitual – diferente de ‘The Odyssey’ (2002), onde a música ‘The Odyssey’ É a história."
A entrevista na íntegra irá ao ar no programa "Heavy Metal Thunder" nas próximas duas semanas.
O SYMPHONY X vai embarcar numa turnê norte-americana em abril/maio. As bandas de apoio serão NEVERMORE, os suecos do SOILWORK, POWERGLOVE e os canadenses BLACKGUARD. A jornada vai se iniciar em 21 de abril, na Filadélfia e ser finalizada em 22 de maio em West Springfield, Virginia.
O mais recente álbum do SYMPHONY X, "Paradise Lost", de 2007, vendeu mais de 60 mil cópias na América do Norte.
Formado em 1994 em Nova Jersey, o SYMPHONY X tem sete álbuns de estúdio e um álbum ao vivo em seu catálogo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Maior show do Symphony X como headliner foi no Brasil, diz Michael LePond
Metal Sinfônico: dez álbuns essenciais do gênero


