Dorsal Atlântica & Metalmorphose: "Ultimatum" sai em vinil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Andre Smirnoff, Fonte: X-PressON!, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 13/02/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


Um dos maiores clássicos do Heavy Metal, o álbum ‘Ultimatum’ com as bandas DORSAL ATLÂNTICA e METALMORPHOSE será relançado em vinil!
369 acessosDorsal Atlântica: vídeo dos bastidores das gravações de "Canudos"5000 acessosBruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metal

Com previsão de chegada para o mês de março, o relançamento do vinil do Ultimatum, das bandas Metalmorphose e Dorsal Atlântica trazem um pouco da história do Heavy Metal do Rio de Janeiro e do Brasil.

Originalmente lançado em 1985, simultaneamente ao primeiro Rock In Rio, o álbum ‘Ultimatum’ vai ser relançado a partir da idéia de Leon Manssur (Apokalityc Raids) de realizar um projeto em que pudesse relançar este que é um dos maiores clássicos da história do Heavy Metal nacional. Ele e o Carlos Lopes (o carismático guitarrista do Dorsal que assinava como Carlos Vândalo) recriaram, com muito cuidado, uma réplica exata do disco original para agradar todos os fãs das duas bandas. Este disco faz parte da história do Metal no Brasil e para esta edição, foi adicionado um encarte com mais fotos da época, coloridas, e vai ser disponibilizado em duas versões: vinil preto (tradicional) e vinil branco.

Abaixo o track list do ábum ‘Ultimatum’

METALMORPHOSE

1. Cavaleiro Negro 03:18
2. Nosso Futuro 04:35
3. Hárpya 05:08
4. Complexo Urbano 03:31
5. Desejo Imortal 04:54

DORSAL ATLÂNTICA

1. Império de Satã 03:32
2. Catástrofe 03:11
3. Armagedon 04:18
4. Princesa do Prazer 03:31
5. Heavy Metal 04:35

Total playing time: 40:33

Sobre o METALMORPHOSE

A banda foi formada no Rio de Janeiro, em 1983, por Marcelo Ferreira (guitarra), Celso Suckow (guitarra) e André Delacroix (bateria). Mais tarde vieram Tavinho Godoy (vocais) e André Bighinzoli (baixo). Sua maiores influências eram Ozzy Osbourne, Ian Gillan, Judas Priest, Manowar e Deep Purple, entre outras. O grupo tinha uma forte amizade com a banda Dorsal Atlântica, com quem gravou em conjunto o LP Ultimatum, em 1984. Após o lançamento do LP, André Bighinzoli saiu da banda e foi substituído por Plínio Júnior. A banda fez vários shows, gravou novas músicas e chegou a lançar um maxi-single, mas encerrou suas atividades em 1986.

A volta

O Metalmorphose retornou aos palcos em 2008 com Tavinho Godoy, André Delacroix e André Bighinzoli na linha de frente. Em 2009, lançaram o CD Maldição, com as canções gravadas em 1986 e, em 2010, lançaram o CD ao vivo Odisséia.

Brasil Heavy Metal

Em 2011, a banda contribui com uma canção na trilha sonora do documentário Brasil Heavy Metal, sendo que Tavinho Godoy ainda participou junto com outros artistas da gravação da música-tema do filme.

Discografia – Álbuns

Estúdio

Ultimatum (1984)*
maxi-single (1986)
Maldição (2009)

Ao vivo

Odisséia (2010)

Coletâneas

Brasil Heavy Metal (2011)

Conheça mais do METALMORPHOSE
http://www.facebook.com/Metalmorphose
http://www.facebook.com/groups/329776943709005/
Twitter: @_metalmorphose

Sobre o DORSAL ATLÂNTICA

Com início em 1981, tocando covers e ainda com o nome de NESS, a banda muda seu nome quando Carlos Vândalo abre uma enciclópedia e acha no nome DORSAL ATLÂNTICA, e assim começam a fase de composições próprias.

A banda teve seu primeiro registro em 1984, com o split álbum chamado Ultimatum, com a banda METALMORPHOSE. Neste lançamento cantado em português veio com as clássicas “Império de Satã”, “Princesa do Prazer” e “Armagedom”

Em 1986 Dorsal Atlântica lança o álbum Antes do Fim, seu primeiro álbum individual com influências de hardcore punk. Antes do Fim foi um pioneiro no metal extremo brasileiro, um disco de death metal fortemente influenciado por bandas como Sodom, Celtic Frost, Hellhammer e Slayer. Músicas como “Caçador da Noite”, “Vorkuta”, “Joseph Mengele”, “Álcool” e “Morte aos Falsos” são consideradas clássicos do metal brasileiro.

Em 1987, sai Dividir e Conquistar, lançado pela gravadora carioca Heavy (que também era loja / selo). Nesse álbum a banda mostra uma sonoridade mais trabalhada com mais solos, e “Tortura”, “Vitória” e “Lucrécia Bórgia” estão entre as principais músicas desse disco.

A Dorsal abriu para bandas internacionais como Exumer, Venom, Motörhead, Exciter, Nasty Savage e outros, foi a primeira banda no Brasil a fazer uma turnê do norte ao sul do país com o SEPULTURA abrindo os shows.

1988, a Dorsal Atlântica lançou um EP contendo algumas versões em inglês do LP Dividir e Conquistar, o EP chamado Cheap Tapes from Divide and Conquer.

Em 1990 a Dorsal Atlântica lança o álbum Searching for the Light e começa a compor em inglês. Esse disco conta com uma produção superior aos anteriores, porém não agradou tanto ao público brasileiro que preferia os anteriores por serem cantados em português e também por serem mais extremos.

A banda ainda lançou mais 5 álbuns. E durante sua trajetória enfrentou muitas dificuldades, com gravadoras e com a desunião do público no underground.

Em 1998 participam do festival Monsters of Rock, e a participação da Dorsal deveu-se a um abaixo-assinado que contou com mais ou menos 40 mil assinaturas.

Em 2005, Carlos Lopes decidiu fazer uma regravação do Antes do Fim, chamada Antes do Fim… Depois do Fim.

Discografia – Álbuns

Estúdio

Ultimatum (1984)*
Antes do Fim (1986)
Dividir e Conquistar (1987)
Cheap Tapes from Divide and Conquer (EP) (1988)
Searching for the Light (1990)
Musical Guide from Stellium (1992)
Alea Jacta Est (1994)
Omnisciens (tributo) (1996)
Straight (1997)
Dividir e Conquistar / Searching for the Light (em CD)(1997)
Terrorism Alive / Ultimatum (2002)
Antes do Fim… Depois do Fim (2005)

Coletâneas

Cogumelo Records Compilation (2000)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Metal nacionalMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras

369 acessosDorsal Atlântica: vídeo dos bastidores das gravações de "Canudos"925 acessosDorsal Atlântica: o novo álbum "Canudos" e o novo baterista959 acessosDorsal Atlântica: Novidades sobre o próximo álbum, Canudos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dorsal Atlântica"

Metal nacionalMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Dorsal Atlântica"0 acessosTodas as matérias sobre "Metalmorphose"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Punks não sabem tocar e tem inveja do Metal

Guitarras e BaixosGuitarras e Baixos
Perguntas e respostas sobre os instrumentos

Maquiagem, spikes e sorrisosMaquiagem, spikes e sorrisos
Conheça o Happy Black Metal

5000 acessosNirvana: "Teoria é um desperdício de tempo", dizia Kurt5000 acessosZakk Wylde: O assassinato atribuido à "seita" do guitarrista5000 acessosRede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleiros5000 acessosReligião: pastor americano acusa Pantera, Sabbath e Priest de satanismo4020 acessosMetal Nacional: as 10 melhores músicas de 20155000 acessosSystem Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico

Sobre Andre Smirnoff

Fotógrafo oficial e CEO Marketing da Rock Brigade e X-Press ON! - Agência de Notícias e Assessoria de Imprensa.

Mais matérias de Andre Smirnoff no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online