Rush: baterista relembra o fotógrafo Andrew MacNaughtan
Por Nathália Plá
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 01 de fevereiro de 2012
O amigo e fotógrafo de longa data do RUSH Andrew MacNaughtan morreu de ataque cardíaco em 25 de janeiro enquanto trabalhava com a banda em Los Angeles.
O baterista do RUSH Neil Peart postou um longo tributo a MacNaughtan em seu site official. Segue um trecho.
"As fotografias de Andrew chamaram minha atenção em 1985, quando eu organizava material para o livro da turnê que iria acompanhar a turnê do RUSH 'Power Windows'. Na época, a banda não empregou nenhum fotógrafo exclusivo, então o Pegi Cecconi no nosso escritório me mandou uma grande pilha de inscrições de numerosas pessoas – principalmente páginas de slides, na época."
"As fotografias ao vivo de Andrew realmente se destacaram das demais; elas eram mais vívidas, de alguma forma – destacavam tanto o drama no palco quanto as personalidades dos músicos. Era uma qualidade incomum, e eu escolhi várias das imagens dele para o livro.
"Nos últimos anos, o Andrew se tornou praticamente o fotógrafo exclusivo da banda, nos shows, em retratos formais, e documentando nossos ensaios e sessões de gravação. Ele até mesmo serviu (e sofreu) como nosso assistente pessoal por duas turnês, 'Presto' e 'Roll The Bones'. E como outros assistentes que empregamos ao longo dos anos concordariam – se eles não estivessem comprometidos com termos de confidencialidade estritos – não era um trabalho glamuroso ou fácil."
"Durante aqueles tempos turbulentos, todos nós permanecemos amigos. Apesar de o Andrew ser uma espécie de neurótico assumido, ele tinha um senso de humor ótimo, e como eu, ele ria de si diante do desamparo – especialmente por causa das excentricidades do Alex (Lifeson, guitarrista do RUSH), a quem o Geddy (Lee, RUSH bassist/vocalista) e eu descrevemos há muito como 'o cara mais gozado do mundo.'"
Leia mais no NeilPeart.net.
MacNaughtan, vencedor por quatro vezes do Juno Award (pelo RUSH, OUR LADY PEACE, Tom Cochrane e Jann Arden), trabalhou com o RUSH como fotógrafo e cineografista desde os anos oitenta.
MacNaughtan viajou para a Tanzânia e Quênia em novembro de 2010 com o propósito de capturar o espírito e a beleza das paisagens, da vida selvagem e das pessoas para levantar fundos para a prevenção, cuidado e suporte a crianças nas regiões afetadas pelo HIV/AIDS. A idéia de usar essas fotografias em um livro foi levada um passo adiante quando MacNaughtan conseguiu o apoio de amigos na indústria da música para emprestar voz poética às imagens. Mais de 30 artistas, incluindo Celine Dion, Michael Bublé, Geddy Lee e Alex Lifeson, Bryan Adams, Annie Lennox, Daniel Lanois,Hedley, Bruce Cockburn, Fefe Dobson, Ed Robertson, Jann Arden,Serena Ryder, Lights, Nikki Yanofsky e Tom Cochrane, para mencionar poucos, graciosamente forneceram comentários às fotos que os inspiraram.
Através da ArtGivesHope, uma instituição de caridade fundada por MacNaughtan em 2006, as vendas das edições limitadas das imagens e de livros apóiam o programa World Vision's Hope.
Para ver uma amostra das fotografias, visite http://www.artgiveshope.ca/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O álbum mais bem-sucedido de Jeff Beck que o próprio guitarrista gostaria de apagar
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
A reação de filha de Elvis Presley ao descobrir que Michael Jackson era virgem aos 35 anos
Bruce Dickinson relembra retorno ao Maiden e diz que Steve Harris estava desconfiado
Rush: como eles dividiam grana das composições e como eram os egos, segundo Geddy Lee

O hit que prova importância de John Paul Jones no Led Zeppelin, segundo Geddy Lee
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
A banda dos anos 90 que Geddy Lee acredita que terá músicas lembradas para sempre
A banda que entregou a Neil Peart tudo o que ele queria encontrar na bateria
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
O álbum do Rush que Derrick Green mais gosta (e o que mais odeia)



