Rush: baterista relembra o fotógrafo Andrew MacNaughtan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nathália Plá, Fonte: Blabbermouth.net, Tradução
Enviar Correções  


O amigo e fotógrafo de longa data do RUSH Andrew MacNaughtan morreu de ataque cardíaco em 25 de janeiro enquanto trabalhava com a banda em Los Angeles.

Rock Till You Drop: Música e conteúdo compôem a fórmula do Rush (vídeo)

Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NME

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O baterista do RUSH Neil Peart postou um longo tributo a MacNaughtan em seu site official. Segue um trecho.

"As fotografias de Andrew chamaram minha atenção em 1985, quando eu organizava material para o livro da turnê que iria acompanhar a turnê do RUSH 'Power Windows'. Na época, a banda não empregou nenhum fotógrafo exclusivo, então o Pegi Cecconi no nosso escritório me mandou uma grande pilha de inscrições de numerosas pessoas – principalmente páginas de slides, na época."

"As fotografias ao vivo de Andrew realmente se destacaram das demais; elas eram mais vívidas, de alguma forma – destacavam tanto o drama no palco quanto as personalidades dos músicos. Era uma qualidade incomum, e eu escolhi várias das imagens dele para o livro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Nos últimos anos, o Andrew se tornou praticamente o fotógrafo exclusivo da banda, nos shows, em retratos formais, e documentando nossos ensaios e sessões de gravação. Ele até mesmo serviu (e sofreu) como nosso assistente pessoal por duas turnês, 'Presto' e 'Roll The Bones'. E como outros assistentes que empregamos ao longo dos anos concordariam – se eles não estivessem comprometidos com termos de confidencialidade estritos – não era um trabalho glamuroso ou fácil."

"Durante aqueles tempos turbulentos, todos nós permanecemos amigos. Apesar de o Andrew ser uma espécie de neurótico assumido, ele tinha um senso de humor ótimo, e como eu, ele ria de si diante do desamparo – especialmente por causa das excentricidades do Alex (Lifeson, guitarrista do RUSH), a quem o Geddy (Lee, RUSH bassist/vocalista) e eu descrevemos há muito como 'o cara mais gozado do mundo.'"

Leia mais no NeilPeart.net.

MacNaughtan, vencedor por quatro vezes do Juno Award (pelo RUSH, OUR LADY PEACE, Tom Cochrane e Jann Arden), trabalhou com o RUSH como fotógrafo e cineografista desde os anos oitenta.

MacNaughtan viajou para a Tanzânia e Quênia em novembro de 2010 com o propósito de capturar o espírito e a beleza das paisagens, da vida selvagem e das pessoas para levantar fundos para a prevenção, cuidado e suporte a crianças nas regiões afetadas pelo HIV/AIDS. A idéia de usar essas fotografias em um livro foi levada um passo adiante quando MacNaughtan conseguiu o apoio de amigos na indústria da música para emprestar voz poética às imagens. Mais de 30 artistas, incluindo Celine Dion, Michael Bublé, Geddy Lee e Alex Lifeson, Bryan Adams, Annie Lennox, Daniel Lanois,Hedley, Bruce Cockburn, Fefe Dobson, Ed Robertson, Jann Arden,Serena Ryder, Lights, Nikki Yanofsky e Tom Cochrane, para mencionar poucos, graciosamente forneceram comentários às fotos que os inspiraram.

Através da ArtGivesHope, uma instituição de caridade fundada por MacNaughtan em 2006, as vendas das edições limitadas das imagens e de livros apóiam o programa World Vision's Hope.

Para ver uma amostra das fotografias, visite http://www.artgiveshope.ca/




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rock Till You Drop: Música e conteúdo compôem a fórmula do Rush (vídeo)

Rush: Mike Portnoy grava cover da clássica YYZ (vídeo)Rush
Mike Portnoy grava cover da clássica "YYZ" (vídeo)

Rush: bateria isolada de 2112 é tão incrível que até a banda compartilhaRush
Bateria isolada de "2112" é tão incrível que até a banda compartilha

Regis Tadeu: Neil Peart, que falta faz!Regis Tadeu
Neil Peart, que falta faz!

Geddy Lee: o que ele pensa sobre Flea e Les ClaypoolGeddy Lee
O que ele pensa sobre Flea e Les Claypool

Rush: Assine a petição para que Neil Peart tenha sua estátua em Lakeside ParkRush
Assine a petição para que Neil Peart tenha sua estátua em Lakeside Park

Rush: De 2002 a 2015Rush
De 2002 a 2015

Rush: Geddy Lee revela quais os 10 baixistas favoritos deleRush
Geddy Lee revela quais os 10 baixistas favoritos dele

Rush: Geddy Lee mostra foto de seu primeiro baixoRush
Geddy Lee mostra foto de seu primeiro baixo

Stereoshake: Banda brasileira lança versão de "Tom Sawyer", do Rush


Rush: Geddy Lee fala sobre evolução e hits da bandaRush
Geddy Lee fala sobre evolução e hits da banda

Ao vivo: álbuns clássicos que você deveria conhecerAo vivo
álbuns clássicos que você deveria conhecer


Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NMESolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME

Pilares: O início do Heavy Metal em 1969Pilares
O início do Heavy Metal em 1969


Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline WhipDin