Dreamusic: bandas nas mãos de grandes nomes da música
Por Lilian Rambaldi
Fonte: Dreammusic
Postado em 02 de maio de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Serviço de consultoria musical online, inédito no país, coloca o trabalho de bandas independentes nas mãos de grandes nomes da música
CLEMENTE (Inocentes), PAULÃO (Velhas Virgens), FELIPE ANDREOLI (Angra), HUGO MARIUTTI (André Matos/Remove Silence) e outros importantes nomes do metal nacional estão juntos no lançamento de um projeto pioneiro no Brasil: o Dreamusic.
Trata-se de um portal de consultoria online para novas bandas ou artistas que buscam a avaliação de seu trabalho por experts. "Somos uma ponte entre os grupos independentes e os profissionais da música", resume um dos idealizadores do site, Marcel Matsuda.
O acesso ao serviço é simples e seguro: a banda se cadastra no dreamusic.com.br, escolhe um plano de pagamento e seleciona qual consultor vai contratar para avaliar o seu material. O review é entregue em vídeo, reservadamente, e o artista é quem decide ou não publicá-lo em seus sites e redes sociais.
E a crítica pode ter os mais variados focos, desde questões técnicas até o visual da banda. Afinal, não são apenas músicos que estão à disposição para consulta. Há uma gama enorme de outros profissionais desse universo, como produtores, técnicos de som, radialistas, críticos, fonoaudiólogos, jornalistas, assessores e stylists. Aliás, essa variedade de especialistas é um dos grandes diferenciais do projeto, pois oferece de forma prática uma análise 360 graus da carreira da banda. "Olhando para trás, me lembro do quão trabalhoso foi lapidar o meu trabalho, cometendo erros que as bandas com menos experiência geralmente cometem. Hoje, como profissional, vejo como pode ser fácil ajudar uma banda a cortar esse caminho, indo direto aos pontos-chave e ganhando tempo para o que realmente importa. Isso é o Dreamusic!", comenta o renomado baixista do Angra, Felipe Andreoli, que oferece seus conselhos no site.
Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de novas bandas serem reveladas pelos próprios especialistas, uma vez que vão observar com atenção o material dos artistas que os contratarem. Situação bem diferente dos diversos arquivos de MP3 que lotam as caixas desses profissionais e nem sempre podem ser ouvidos. É uma oportunidade rara e a preços bem acessíveis: os valores de contratação variam de R$ 50 a R$ 500.
Novo espaço no mercado
Além de um serviço diferenciado para bandas em início de carreira, o Dreamusic também é mais uma frente de trabalho para os profissionais da música. Na era da pirataria, do MP3 e, consequentemente, do enorme declínio na venda de discos, abriu-se a necessidade de se criar outros formatos de monetização dentro da indústria musical.
Foi pensando em reaquecer esse mercado que Matsuda e seus sócios chegaram à concepção do Dreamusic. "Gostaríamos de, através da internet, devolver ao profissional da música um modelo de negócio sustentável ajudando bandas independentes a terem uma chance maior de serem descobertas", explica o publicitário.
Foram dois anos de desenvolvimento da parte tecnológica até o lançamento oficial do site que, em três semanas no ar, já chegou à casa de 40 mil page views. O número de bandas cadastradas e de novos colaboradores, dos mais variados segmentos, cresce a cada dia. Já são mais de 60 bandas e cerca de 40 consultores até o momento, a prova de que projeto veio para ficar, preenchendo uma lacuna que havia no mercado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps