Dreamusic: bandas nas mãos de grandes nomes da música
Por Lilian Rambaldi
Fonte: Dreammusic
Postado em 02 de maio de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Serviço de consultoria musical online, inédito no país, coloca o trabalho de bandas independentes nas mãos de grandes nomes da música
CLEMENTE (Inocentes), PAULÃO (Velhas Virgens), FELIPE ANDREOLI (Angra), HUGO MARIUTTI (André Matos/Remove Silence) e outros importantes nomes do metal nacional estão juntos no lançamento de um projeto pioneiro no Brasil: o Dreamusic.
Trata-se de um portal de consultoria online para novas bandas ou artistas que buscam a avaliação de seu trabalho por experts. "Somos uma ponte entre os grupos independentes e os profissionais da música", resume um dos idealizadores do site, Marcel Matsuda.
O acesso ao serviço é simples e seguro: a banda se cadastra no dreamusic.com.br, escolhe um plano de pagamento e seleciona qual consultor vai contratar para avaliar o seu material. O review é entregue em vídeo, reservadamente, e o artista é quem decide ou não publicá-lo em seus sites e redes sociais.
E a crítica pode ter os mais variados focos, desde questões técnicas até o visual da banda. Afinal, não são apenas músicos que estão à disposição para consulta. Há uma gama enorme de outros profissionais desse universo, como produtores, técnicos de som, radialistas, críticos, fonoaudiólogos, jornalistas, assessores e stylists. Aliás, essa variedade de especialistas é um dos grandes diferenciais do projeto, pois oferece de forma prática uma análise 360 graus da carreira da banda. "Olhando para trás, me lembro do quão trabalhoso foi lapidar o meu trabalho, cometendo erros que as bandas com menos experiência geralmente cometem. Hoje, como profissional, vejo como pode ser fácil ajudar uma banda a cortar esse caminho, indo direto aos pontos-chave e ganhando tempo para o que realmente importa. Isso é o Dreamusic!", comenta o renomado baixista do Angra, Felipe Andreoli, que oferece seus conselhos no site.
Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de novas bandas serem reveladas pelos próprios especialistas, uma vez que vão observar com atenção o material dos artistas que os contratarem. Situação bem diferente dos diversos arquivos de MP3 que lotam as caixas desses profissionais e nem sempre podem ser ouvidos. É uma oportunidade rara e a preços bem acessíveis: os valores de contratação variam de R$ 50 a R$ 500.
Novo espaço no mercado
Além de um serviço diferenciado para bandas em início de carreira, o Dreamusic também é mais uma frente de trabalho para os profissionais da música. Na era da pirataria, do MP3 e, consequentemente, do enorme declínio na venda de discos, abriu-se a necessidade de se criar outros formatos de monetização dentro da indústria musical.
Foi pensando em reaquecer esse mercado que Matsuda e seus sócios chegaram à concepção do Dreamusic. "Gostaríamos de, através da internet, devolver ao profissional da música um modelo de negócio sustentável ajudando bandas independentes a terem uma chance maior de serem descobertas", explica o publicitário.
Foram dois anos de desenvolvimento da parte tecnológica até o lançamento oficial do site que, em três semanas no ar, já chegou à casa de 40 mil page views. O número de bandas cadastradas e de novos colaboradores, dos mais variados segmentos, cresce a cada dia. Já são mais de 60 bandas e cerca de 40 consultores até o momento, a prova de que projeto veio para ficar, preenchendo uma lacuna que havia no mercado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
A melhor música para apresentar o Slipknot a alguém que não conhece a banda, segundo Corey
Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted Sister
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo

David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, fala sobre sua conversão ao cristianismo



