Jabá Inc.: Indústria usa software para prever sucessos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Da perspectiva de uma grande gravadora, conseguir emplacar uma música geralmente requer duas coisas: [1] muito dinheiro [pra pagar às rádios pra que as toquem], e [2] a massa perfeitamente receptiva. Simples, não? Bem, acontece que os resultados dessa alquimia agora podem ser decodificados com meses de antecedência, pelo monitoramento das primeiras reações nas plataformas interativas.

Piadas sobre músicosDoors: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Como o Shazam, o agora saturado aplicativo móvel de reconhecimento musical. Claro, as músicas estão tocando em nosso ambiente o tempo todo, mas os fãs de música só escolhem identificar músicas que eles realmente gostam. O que, de acordo com o Shazam, significa que as faixas mais escolhidas proativamente são as que tendem a virar sucessos muito maiores - especialmente na presença de promoção e repetição pesadas.

Sério, esses caras acham que eles conseguem prever o sucesso de uma música perante o público. "As tabelas de tags do Shazam são reconhecidas como um das medidas mais eficazes na predição da indústria para ver quais músicas e artistas estão sendo bem aceitos", disse o Diretor de Música e Conteúdo do Shazam, Will Mills. "Na verdade, até 85 por cento das músicas que chegam ao primeiro posto das paradas do Shazam vão entrar no top 10 nacional também".

Então como é essa lista? Não se trata de uma lista orgânica digital de modo algum. Ao invés disso, Ela parece uma lista dos top de hoje, e inclui saturação contínua de Gotye.

E com isso, eis as previsões do Shazam para os maiores sucessos do próximo trimestre:

(1) Gotye, "Somebody That I Used to Know"

(2) Usher, "Scream" and "Looking 4 Myself"

(3) Maroon 5 featuring Wiz Khalifa, "Payphone"

(4) Calvin Harris featuring Ne-Yo, "Let's Go"

(5) Rick Ross featuring Usher, "Touch 'N You" (also, "Stay Schemin'")

(6) Gusttavo Lima, "Balada Boa"

(7) Rudamental featuring John Newman, "Feel the Love"

(8) DJ Fresh featuring Dizzee Rascal, "The Power"

(9) Nicki Minaj, "Pound the Alarm"

(10) Alabama Shakes, "Hold On"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Indústria Musical"


Cachês: nova lista revela quanto embolsam astros do Rock e MetalCachês
Nova lista revela quanto embolsam astros do Rock e Metal

Hi-Res Audio: Por que o público não liga para qualidade de som?Hi-Res Audio
Por que o público não liga para qualidade de som?


Piadas sobre músicosPiadas sobre músicos

Doors: Perguntas e respostas e curiosidades diversasDoors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336