Stress: Roosevelt fala dos trinta anos de Metal no Brasil
Por Heloisa Vidal
Fonte: Brasil Music Press
Postado em 21 de setembro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Roosevelt Bala, baixista e vocalista da banda paraense Stress, falou sobre o marco do Heavy Metal brasileiro: o disco de estreia, "Stress", lançado há trinta anos. Roosevelt "Bala" (vocal e baixo), Paulo Gui (guitarra) e André Chamon (bateria) irão celebrar a marca histórica nos palcos, com shows agendados em outubro e novembro no Rio de Janeiro (06/10, com Metalmorphose, Centúrias e Salário Mínimo), São Paulo (06/10, com Metalmorphose e Centúrias) e Belém (10/11, com Metalmorphose, Jolly Joker e Delinquentes).
"Lá se vão 35 anos de carreira. Do primeiro show com o Stress, em 1977, até hoje, muita coisa mudou. Já não somos aqueles adolescentes empolgados, cheios de rebeldia e sedentos de revolução. A experiência tem seu lado bom, torna-nos mais aptos às batalhas da vida. Mas, às vezes, no decorrer desse longo caminho, os sonhos e a vontade de mudar o mundo podem perder para a luta pela sobrevivência. Vivemos em um país onde a arte e a educação não são prioridade, infelizmente. Ainda assim, temos força para continuar na luta, seguir nossa sina, perseguir nossos ideais, com a ajuda da família, de amigos e pessoas com pensamentos em comum. Com todas as mudanças nessas três décadas e meia, o que continua igual é a nossa paixão pelo som pesado, através do qual conseguimos expressar nossos sentimentos, levar nossas mensagens – sob vários assuntos – aos quatro cantos do mundo, independentemente da linguagem usada, pois, a música nos permite essa comunicação universal.
O melhor de se chegar aos quarenta/cinquenta, é olhar pra traz e não se arrepender de nada, e sentir orgulho do que você construiu. Há mais de três décadas, uma geração de roqueiros espalhados pelas diversas cidades do Brasil, quase que simultaneamente, davam início ao movimento Metal brasileiro. Uma parte dessa geração assumiu a responsabilidade de criar as primeiras bandas desse estilo, a outra ajudou a fortalecer e perpetuar sua existência. A cena cresceu de tal forma que hoje o nosso país é rota obrigatória nas turnês das grandes bandas do mundo. Isso se deve à luta incansável daquela geração pioneira dos anos 70 e 80, onde a união era lei. Todos se ajudavam da forma que podiam. Músicos, jornalistas, revistas, zines, fãs e outros tantos remavam em uma só direção.
Neste mês de novembro de 2012, comemoram-se oficialmente os 30 anos do Metal Brazuca. Bandas precursoras do Metal brasileiro se reunirão para uma grande celebração. Serão shows históricos, encontro de lendas, uma verdadeira confraternização entre os velhos amigos músicos e os fãs do Metal. Tenho certeza de que esse revival será decisivo para o retorno ao palco de outras grandes bandas, que estão momentaneamente ‘adormecidas’. Muitos daqueles personagens lá dos primórdios, os desbravadores, não estão mais em cena. Porém, seu legado vai sobreviver, jamais será esquecido. ‘Algumas vezes é preciso recuar, para depois – na hora certa, com sabedoria - retomar a luta e vencê-la. Desistir, jamais!’... É como diz a canção: Não desista!" - Roosevelt Bala
INFORMAÇÕES DOS SHOWS COMEMORATIVOS:
6 de outubro (sábado) - Stress, Metalmorphose, Centúrias e Salário Mínimo
Lona Cultural Gilberto Gil - Rio de Janeiro
Ingressos à venda somente no local - R$ 20 (válido para os 200 primeiros ingressos)
Infos: http://is.gd/MCUASN
Chamada em vídeo: http://youtu.be/EWyO3-iYh38
07 de outubro (domingo) - Metalmorphose, Stress e Centúrias
Manifesto Bar - São Paulo
Ingressos à venda (R$ 20) pela Ticket Brasil em https://ticketbrasil.com.br/show/metalmorphose-stress-centurias-sp/
Chamada em vídeo: http://youtu.be/LvGLMnUcMPQ
10 de novembro (sábado) - Stress, Metalmorphose, Jolly Joker e Delinquentes
Memorial dos Povos - Belém (PA)
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/bandastress
http://www.stress.mus.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps