Behemoth: Nergal em foto com um padre católico
Por Carlos Henrique Schmidt
Fonte: Facebook
Postado em 29 de outubro de 2012
Negal postou em seu perfil no Facebook...
"No caminho para a Feira do Livro da Cracóvia... Eu encontrei com o padre Boniecki! Como o objetivo da nossa viagem era o mesmo. Foi dado a ele um exemplar de "Spowiedz heretyka" ("Confissão herege" a auto-biografia de Nergal) nos comprimentamos... e ele me surpreendeu ao pedir uma dedicatória :)
O Padre Adam Boniecki ficou em minha defesa em inúmeros debates públicos, o que põe em risco a hierarquia da Igreja. Respeito e carinho acima das divisões? Estou nessa..."
O Padre Adam Boniecki de 77 anos foi banido de aparições e comentários públicos pela sua ordem a Congregação dos Padres Marianos. A decisão provavelmente veio após comentários recentes de Boniecki, onde ele defendeu Nergal e é sabido que Igreja Polonesa foi ardentemente contra suas participações no programa de talentos onde atuou como jurado. Boniecki também não se opôs a idéia de Janusz Palikot de remover o crucifixo pendurado na parede no parlamento polonês.
A decisão de banimento provocou indignação. A Polônia é um dos países mais devotamente católicos da Europa, mas vozes sobre a necessidade de reforma na Igreja têm sido ouvidas há tempo. No Facebook 7,300 pessoas expressaram sua solidariedade com o Padre Adam Boniecki. Ataques também foram promovidos pelo grupo Anonymous com milhares de Spams com a mensagem "De voz ao Padre Boniecki".
É mais um conflito religioso que coloca em cheque a liberdade de expressão, onde uma instituição milenar não aceita a separação do estado e religião. Ironicamente, parece que um país da América Latina passa por problema similar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps