Imagery: o rock progressivo reconquista seu espaço na mídia
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 21 de dezembro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No início da década de 70, o som progressivo era o segmento mais popular do rock. Bandas como Yes, Genesis e Emerson Lake & Palmer tocavam para grandes estádios lotados. Álbuns como "Aqualung" (Jethro Tull), "The Court Of The Crimson King" (King Crimson) e "The Dark Side Of The Moon" (Pink Floyd) são até hoje considerados alguns dos maiores clássicos do rock de todos os tempos, além de terem influenciado uma grande geração de artistas que viriam a seguir como Iron Maiden e Saxon.
Vinte anos depois o estilo ganhou roupagem contemporânea e mais pesada através de grupos como Dream Theater e Symphony X que, por sua vez, também influenciaram toda uma nova geração de bandas. Esse movimento deu vazão a um novo segmento, o prog metal, que tornou-se tão ou mais popular que o rock progressivo clássico.
Formado por Joceir Bertoni (vocal/guitarra), Ricardo Fanucchi (baixo), Bruno Pamplona (bateria) e Henrique Loureiro (teclado), o IMAGERY nasceu no século XXI com a proposta de mesclar o melhor dos dois mundos: o rock progressivo dos anos 70 e o prog metal.
O resultado parece ter agradado, já que "The Inner Journey", disco de estréia lançado pelo grupo no início de 2012, tem sido altamente elogiado por todos os setores da mídia.
Em crítica a respeito do álbum publicada no blog Combate Rock vinculado ao Jornal O Estado de São Paulo, o respeitado jornalista Marcelo Moreira declarou que o IMAGERY é uma das "melhores bandas nacionais da nova safra"! Já o site Rock On Stage deu nota máxima ao álbum (10/10), declarando, nas palavras do editor Fernando R. R. Júnior, que o IMAGERY "não deve nada para bandas como Dream Theater e Fates Warning em termos de qualidade".
Na edição de Outubro de 2012 da revista Comando Rock, o IMAGERY foi destaque da seção "Independentes... Por Enquanto". Assinada pela repórter Érica Imenes, o artigo trouxe declarações como "o mix entre o rock progressivo e os detalhes em jazz, música erudita e heavy metal foi minuciosamente composto" e "a banda foi perfeccionista com cada detalhe das canções".
"The Inner Journey" chegou inclusive a conquistar espaço entre as FMs, já que várias músicas da banda foram tocadas na programação da KISS FM, mais especificamente no Programa Backstage, apresentado pelo renomado radialista Vitão Bonesso que também não economizou elogios ao grupo quando os músicos da banda estiveram presentes nos estúdios da rádio para uma entrevista - ouça a entrevista na íntegra abaixo: http://youtu.be/g-xCVIm2oyE)
Toda essa repercussão positiva tem rendido muitos frutos ao grupo, como diversas apresentações pelos estados de São Paulo e Paraná - entre elas uma bem sucedida participação na edição 2012 do conceituado Festival Demosul e um show explosivo ao lado do Dr. Sin em Londrina/PR - e o convite para fazerem o show de abertura para os mestres holandeses do FOCUS em Março desse ano - assista vídeo dessa apresentação abaixo:
http://youtu.be/-AdKiwU22tk
Recentemente, o grupo foi convidado para integrar a nona edição da coletânea "Upcoming Hell" da revista digital Hell Divine. A compilação é distribuída gratuitamente e pode ser baixada através desse link: http://bit.ly/SINkuO.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O cantor de rock que Chris Cornell dizia que jamais alcançaria; "sequer tentaria"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Calcinha amarela causou problema para Tarja em show do Nightwish; ela apelou pra toalha
A lista definitiva das músicas favoritas de Paul McCartney, segundo a Far Out
Lenny Kravitz choca internet ao explicar motivo de estar há 9 anos sem vuco-vuco

Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
Lemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos
Bon Scott, o eterno Rocker...
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu



