Def Leppard: um pouco sobre a trajetória dos ingleses

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Juliana Taouil, Fonte: readytorolling
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 19/12/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Em 1977, surge na cidade de Sheffield, na Inglaterra, os Deaf Leopard, nome que em português significa "Leopoldo Surdo". Mais tarde, porém, o nome da banda foi alterado para Def Leppard, permanecendo até hoje.

366 acessosDef Leppard: a inspiração de Rick Allen em veteranos de guerra5000 acessosMusical Box: Os 20 discos seminais do Hard Rock

A banda, que tradicionalmente consistia de Joe Elliott (vocais), Phil Collen (guitarra), Rick Savage (baixo), Rick Allen (bateria) e Steve Clark (guitarra), sofreu inúmeros eventos trágicos durante seu ápice.

Primeiramente, Rick Allen perde seu braço esquerdo em 1984, quando sofre um acidente de carro. Por isso, todos os eventos e shows que até então estavam marcados foram cancelados, inclusive a própria apresentação que a banda faria no Rock In Rio, em 1985, no Rio de Janeiro. Em segundo lugar, Steve Clark, figura marcante da banda e que fazia belos riffs melódicos de guitarra, morre em 1991, devido ao seu problema de alcoolismo. Clark é, então, substituído por Vivian Campbell que já havia atuado anteriormente com Dio e Whitesnake.

Apesar desses episódios tristes que ocorreram ao longo da história do Def Leppard, o próprio Joe Elliott afirmara que não considerava esses ocorridos como empecilhos desastrosos ou em que, algum momento, fossem desfavorecer a força, o sucesso e a fama da banda. Confira a entrevista na íntegra com Joe Elliot em: http://www.kaos2000.net/interviews/defleppard/joeelliott00.html

Ao contrário, os integrantes sempre permaneceram unidos até os dias atuais e nunca desistiram do sonho de ser um dos maiores cunjuntos de rock and roll do planeta. As músicas que fazem sucesso são várias, estando compostas, majoritariamente, em dois grandes álbuns. Pyromania, lançado em 1983, foi um grande sucesso dos ingleses, contendo músicas como Photoghaph, Foolin' e Rock Of Ages, faixas que alcançaram grande popularidade entre o público, principalmente nos Estados Unidos.

Após cinco anos de estagnação da banda, devido ao acidente com o baterista Rick Allen, Def Leppard volta com tudo para lançar seu álbum mais bem renomeado e de grande alvoroço entre os fãs: Hysteria. Nesse álbum, estão incluídos hits como Animal, a balada romântica Love Bites, Pour Some Sugar On Me e Woman. O álbum rendeu nada mais, nada menos, do que vinte milhões de cópias vendidas, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. Atualmente, Songs From The Sparkle Lounge foi o último álbum de estúdio lançado em 2008 e Mirrorball o primeiro ao vivo, em 2011.

Def Leppard não é um grupo qualquer, pois embora seja uma banda de rock, contendo em si elementos do hard rock, possui um som peculiar, sonoro. Os riffs melódicos da guitarra, aliados à bela voz aguda do cantor (como em Love Bites), caracterizam um conjunto de rock que incorpora em suas músicas um som mais harmonizante e bem trabalhado em toda a sua estrutura.

Por mais incrível que pareça, os ingleses fizeram muito mais sucesso nos Estados Unidos do que em seu próprio país de origem, Inglaterra. Ao total, a banda totaliza a venda de mais de setenta milhões de álbuns no mundo inteiro.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

366 acessosDef Leppard: a inspiração de Rick Allen em veteranos de guerra16 acessosEm 23/10/1995: Def Leppard lança o álbum Vault; Def Leppard Greatest Hits13 acessosEm 23/05/2006: Def Leppard lança o álbum de covers Yeah!9 acessosEm 30/07/2002: Def Leppard lança o álbum X11 acessosEm 14/03/1980: Def Leppard lança o álbum debut On Through The Night12 acessosEm 31/03/1992: Def Leppard lança o álbum Adrenalize0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Def Leppard"

NoisecreepNoisecreep
As dez melhores canções de Metal (e Hard) dos 80s

Def LeppardDef Leppard
"Para ser perigosa não é preciso fazer como Axl Rose!"

Rock In RioRock In Rio
5 shows inesperados que o festival trouxe ao Brasil

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Def Leppard"


Musical BoxMusical Box
Os vinte discos seminais do Hard Rock

Boatos no rockBoatos no rock
Satanismo, supositórios, sexo bizarro?

Beavis e ButtheadBeavis e Butthead
Como eles seriam se fossem reais?

5000 acessosMegadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK5000 acessosMetallica: Para Hetfield, algumas bandas deveriam morrer5000 acessosSystem Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico3910 acessosDavid Bowie: Petição para Deus pede cancelamento da morte5000 acessosBizarro: como soariam alguns clipes apenas com o som ambiente?5000 acessosCapas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Juliana Taouil

Sou formada em Jornalismo e amo rock dos anos 70 e 80. Minha banda favorita é Scorpions, já que admiro tanto a fase mais progressista do grupo (com Uli John Roth) quanto a mais comercial e vendável (com Matthias Jabs). Além disso, aprecio a leitura de biografias de músicos, bem como participar de shows e colecionar DVDs dos meus ídolos prediletos.

Mais matérias de Juliana Taouil no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online