O Hobbit: UCR divulga lista de canções relacionadas a Tolkien

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Ultimate Classic Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 


174 acessosBlack Sabbath: rede Cinemark exibe filme sobre a banda5000 acessosEvanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho

Aproveitando a estréia da primeira parte da adaptação para a tela grande de "O Hobbit", livro que conta episódios acontecidos na Terra Média, de J.R.R.Tolkien antes dos eventos dos livros que compuseram a trilogia "O Senhor dos Aneis", a Ultimate Classic Rock publicou mais uma de suas listas, composta pelas dez melhores canções que teriam alguma relação (nem sempre clara, precisamos afirmar) com a mitologia criada por Tolkien e que fez e continua fazendo a cabeça de milhares de fãs há décadas. Nem sempre concordamos com todas as escolhas, mas, reproduzimos aqui a lista com todas as canções, na ordem enumerada pela Ultimate Classic Rock.

Há muitas outras canções, e até bandas relacionadas aos livros de Tolkien, além de discos, como "Nightfall in Middle Earth", do BLIND GUARDIAN ("esquecido", talvez por não ser um rock tão tradicional quanto o foco da publicação). Fique à vontade para enumerá-las, respeitosamente, nos comentários.

10. LED ZEPPELIN - "Stairway to Heaven"

Não se pode afirmar com certeza se a letra é relacionada ao universo tolkieniano, mas muitos afirmam que há uma referência ao mago Gandalf em "rings of smoke through the trees".

9. RUSH - "The Necromancer"

O título é uma referência a Sauron, e os "three travelers" mencionados na letra tanto podem ser Frodo, Sam e Gollum quanto o próprio trio de músicos.

8. URIAH HEEP - "The Wizard"

Embora a letra não seja claramente uma referência a Gandalf, o mago cabe bem no papel.

7. PINK FLOYD - "The Gnome"

Outro caso em que a referência não é clara, mas que poderia bem ser sobre o hobbit Bilbo.

6. LED ZEPPELIN - "Ramble on"

A primeira da lista que é uma referência clara ao universo tolkieniano.

5. RUSH - "Rivendell"

A "tradução" do nome da cidade dos elfos (Valfenda, na versão em português) divide opiniões. A música do RUSH, não.

4. CAMEL - "Nimrodel/The Procession/The White Rider"

Uma homenagem em múltiplas partes a Gandalf, o cinzento e, depois, a Gandalf, o branco. “Once he wore grey (…) The wizard of them all came back from his fall / This time wearing white”.

3. GENESIS - "Stagnation"

A letra de Peter Gabriel poderia se referir a um sobrevivente solitário de uma guerra nuclear, mas, muitos fãs do GENESIS e de Tolkien acreditam que pode se referir ao solitário Gollum.

2. BLACK SABBATH - "The Wizard"

A Ultimate Classic Rock parece ter esquecido do Mago Merlin e outros grandes magos que povoam a literatura. Esta é mais uma música que poderia ser sobre Gandalf, mas que também poderia não ser. Há também quem diga que esta faixa seria sobre o traficante de drogas preferido da banda na época.

1. LED ZEPPELIN - "The Battle of Evermore"

Segundo a Ultimate Classic Rock, esta seria a canção que melhor captura o humor místico de Tolkien, apresentando personagens que tanto poderiam estar em "O Hobbit", quanto na trilogia "O Senhor dos Aneis".

Comente: Quais as melhores canções relacionadas a Tolkien?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de dezembro de 2012
Post de 13 de agosto de 2014
Post de 18 de janeiro de 2017

Black SabbathBlack Sabbath
Rede Cinemark exibe filme sobre a banda

534 acessosBlack Sabbath: "Ainda não parece que foi o fim", diz Iommi1226 acessosBlack Sabbath: "Children of the Grave" do filme "The End Of The End"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Black SabbathBlack Sabbath
Geezer explica briga de bar que o levou à prisão

LoudwireLoudwire
As dez melhores bandas de Doom Metal da história

Bill WardBill Ward
"Os fanáticos por Jesus Cristo me incomodavam"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "J. R. R.Tolkien"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Genesis"0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Uriah Heep"0 acessosTodas as matérias sobre "Camel"

EvanescenceEvanescence
Estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho

Edu FalaschiEdu Falaschi
O fax com convite de seleção para o Iron Maiden

Futebol e rockFutebol e rock
As paixões de Harris, McCartney, Daltrey e outros

5000 acessosMTV Unplugged: As 25 melhores apresentações da história5000 acessosNirvana: Dave Grohl explica porque não toca clássicos ao vivo5000 acessosMulheres no Rock: resistência em um meio machista5000 acessosAtores de Hollywood no mundo da música5000 acessosRoqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar um5000 acessosMegadeth: Friedman explica os motivos de sua saída da banda

Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online