O Hobbit: UCR divulga lista de canções relacionadas a Tolkien

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Ultimate Classic Rock
Enviar Correções  

Aproveitando a estréia da primeira parte da adaptação para a tela grande de "O Hobbit", livro que conta episódios acontecidos na Terra Média, de J.R.R.Tolkien antes dos eventos dos livros que compuseram a trilogia "O Senhor dos Aneis", a Ultimate Classic Rock publicou mais uma de suas listas, composta pelas dez melhores canções que teriam alguma relação (nem sempre clara, precisamos afirmar) com a mitologia criada por Tolkien e que fez e continua fazendo a cabeça de milhares de fãs há décadas. Nem sempre concordamos com todas as escolhas, mas, reproduzimos aqui a lista com todas as canções, na ordem enumerada pela Ultimate Classic Rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há muitas outras canções, e até bandas relacionadas aos livros de Tolkien, além de discos, como "Nightfall in Middle Earth", do BLIND GUARDIAN ("esquecido", talvez por não ser um rock tão tradicional quanto o foco da publicação). Fique à vontade para enumerá-las, respeitosamente, nos comentários.

10. LED ZEPPELIN - "Stairway to Heaven"

Não se pode afirmar com certeza se a letra é relacionada ao universo tolkieniano, mas muitos afirmam que há uma referência ao mago Gandalf em "rings of smoke through the trees".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

9. RUSH - "The Necromancer"

O título é uma referência a Sauron, e os "three travelers" mencionados na letra tanto podem ser Frodo, Sam e Gollum quanto o próprio trio de músicos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

8. URIAH HEEP - "The Wizard"

Embora a letra não seja claramente uma referência a Gandalf, o mago cabe bem no papel.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

7. PINK FLOYD - "The Gnome"

Outro caso em que a referência não é clara, mas que poderia bem ser sobre o hobbit Bilbo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

6. LED ZEPPELIN - "Ramble on"

A primeira da lista que é uma referência clara ao universo tolkieniano.

5. RUSH - "Rivendell"

A "tradução" do nome da cidade dos elfos (Valfenda, na versão em português) divide opiniões. A música do RUSH, não.

4. CAMEL - "Nimrodel/The Procession/The White Rider"

Uma homenagem em múltiplas partes a Gandalf, o cinzento e, depois, a Gandalf, o branco. "Once he wore grey (…) The wizard of them all came back from his fall / This time wearing white".

3. GENESIS - "Stagnation"

A letra de Peter Gabriel poderia se referir a um sobrevivente solitário de uma guerra nuclear, mas, muitos fãs do GENESIS e de Tolkien acreditam que pode se referir ao solitário Gollum.

2. BLACK SABBATH - "The Wizard"

A Ultimate Classic Rock parece ter esquecido do Mago Merlin e outros grandes magos que povoam a literatura. Esta é mais uma música que poderia ser sobre Gandalf, mas que também poderia não ser. Há também quem diga que esta faixa seria sobre o traficante de drogas preferido da banda na época.

1. LED ZEPPELIN - "The Battle of Evermore"

Segundo a Ultimate Classic Rock, esta seria a canção que melhor captura o humor místico de Tolkien, apresentando personagens que tanto poderiam estar em "O Hobbit", quanto na trilogia "O Senhor dos Aneis".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Quais as melhores canções relacionadas a Tolkien?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Censura: 53 nomes que você não pode dizer em uma rádioCensura
53 nomes que você não pode dizer em uma rádio

Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NMESolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336