K. K. Downing recorda seus tempos na banda Judas Priest
Por Nathália Plá
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 04 de dezembro de 2012
O Guitarhoo! entrevistou em 2012 o ex-guitarrista do JUDAS PRIEST Kenneth "K.K." Downing. Seguem alguns trechos da conversa.
Guitarhoo!: O que te levou à formação do JUDAS PRIEST?
Downing: Como já disse várias vezes, o JUDAS PRIEST era uma ótima banda de blues comandada principalmente por Al Atkins, mas após ter perdido tragicamente seu guitarrista, eles debandaram. Eu fiz teste para o trabalho, mas não era tocador de blues. Posteriormente, o Al estava nas salas de ensaio e viu o que eu, o Ian Hill e o baterista John Ellis estávamos fazendo. O Al concordou em entrar, então nasceu o JUDAS PRIEST #2. O Al era excelente pois nunca tentava nos empurrar em direção ao blues, pelo contrário, entrou na nossa, seguindo na nova direção que buscávamos seguir.
Guitarhoo!: O JUDAS PRIEST foi referido como uma banda de heavy metal desde seus primórdios, além desse, a qual gênero a banda poderia ser associada?
Downing: Para começar acho que éramos conhecidos como banda de blues progressivo, depois progressivo, depois rock, depois hard rock, depois heavy rock, depois heavy metal. Tudo isso num espaço de uns cinco anos.
Guitarhoo!: O último álbum do JUDAS PRIEST, "Nostradamus", não se assemelha a nada que a banda tenha lançado antes. As texturas exuberantes, arranjos sinfônicos épicos entrelaçados com as guitarras com metal e groove e um tema conceitual sobre o escrito do século 16, Nostradamus. Quem na banda deu início ao conceito e à direção desse álbum?
Downing: Depois de termos discutido as coisas, todos sentimos que seria uma oportunidade de extravasarmos. Acho que nós também ficamos animados em mostrar que musicalmente nós éramos mais competentes do que alguns pensavam.
Guitarhoo!: Por quanto tampo vocês trabalharam no álbum, desde o início até o fim?
Downing: Acho que ficou pronto bem rápido, considerando o porte do projeto. Não sei ao certo quanto tempo levou.
Guitarhoo!: Você tem um estúdio doméstico? Você pode dar um apanhado de alguns dos equipamentos de sua preferência para gravar?
Downing: Sim, faço a maior parte do meu trabalho em casa. Acho que muitos músicos que trocam de equipamento anualmente como nós estão tentando melhoras as coisas cada vez mais. Não me recordo de permanecer estático relativamente a meus sons quando gravo. Ainda assim, quando o álbum está concluído eu frequentemente fico encantado com o quão bom ele ficou.
Guitarhoo!: Após ser um dos membros fundadores do PRIEST e ter uma carreira longa e bem sucedida com a banda, você se aposentou em 2011. O que te levou a essa decisão?
Downing: Já estava acontecendo um colapso progressivo nas relações de trabalho entre eu, elementos da banda e a produção há algum tempo.
Guitarhoo!: Olhando para sua carreira, quais são suas memórias mais preciosas?
Downing: Eu não consigo listar os altos e baixos pois são tantos a serem mencionados. Exceto por ter chegado aonde estou, e é tudo graças aos leais fãs.
Leia a entrevista na íntegra (em inglês) no Guitarhoo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"

Metal Hammer ranqueia todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Ian Hill se afasta temporariamente do Judas Priest devido a lesão no braço
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Rob Halford explica o que o fez regravar vocais de ao vivo do Judas Priest em estúdio
O clássico do Judas Priest sobre a angústia de crescer: "Como eu me encaixo?"
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Rob Halford, o Metal God, diz que sempre gostou de música pop
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante
A banda que salvou o heavy metal nos anos 1990, segundo Rob Halford


