K. K. Downing recorda seus tempos na banda Judas Priest
Por Nathália Plá
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 04 de dezembro de 2012
O Guitarhoo! entrevistou em 2012 o ex-guitarrista do JUDAS PRIEST Kenneth "K.K." Downing. Seguem alguns trechos da conversa.
Guitarhoo!: O que te levou à formação do JUDAS PRIEST?
Downing: Como já disse várias vezes, o JUDAS PRIEST era uma ótima banda de blues comandada principalmente por Al Atkins, mas após ter perdido tragicamente seu guitarrista, eles debandaram. Eu fiz teste para o trabalho, mas não era tocador de blues. Posteriormente, o Al estava nas salas de ensaio e viu o que eu, o Ian Hill e o baterista John Ellis estávamos fazendo. O Al concordou em entrar, então nasceu o JUDAS PRIEST #2. O Al era excelente pois nunca tentava nos empurrar em direção ao blues, pelo contrário, entrou na nossa, seguindo na nova direção que buscávamos seguir.
Guitarhoo!: O JUDAS PRIEST foi referido como uma banda de heavy metal desde seus primórdios, além desse, a qual gênero a banda poderia ser associada?
Downing: Para começar acho que éramos conhecidos como banda de blues progressivo, depois progressivo, depois rock, depois hard rock, depois heavy rock, depois heavy metal. Tudo isso num espaço de uns cinco anos.
Guitarhoo!: O último álbum do JUDAS PRIEST, "Nostradamus", não se assemelha a nada que a banda tenha lançado antes. As texturas exuberantes, arranjos sinfônicos épicos entrelaçados com as guitarras com metal e groove e um tema conceitual sobre o escrito do século 16, Nostradamus. Quem na banda deu início ao conceito e à direção desse álbum?
Downing: Depois de termos discutido as coisas, todos sentimos que seria uma oportunidade de extravasarmos. Acho que nós também ficamos animados em mostrar que musicalmente nós éramos mais competentes do que alguns pensavam.
Guitarhoo!: Por quanto tampo vocês trabalharam no álbum, desde o início até o fim?
Downing: Acho que ficou pronto bem rápido, considerando o porte do projeto. Não sei ao certo quanto tempo levou.
Guitarhoo!: Você tem um estúdio doméstico? Você pode dar um apanhado de alguns dos equipamentos de sua preferência para gravar?
Downing: Sim, faço a maior parte do meu trabalho em casa. Acho que muitos músicos que trocam de equipamento anualmente como nós estão tentando melhoras as coisas cada vez mais. Não me recordo de permanecer estático relativamente a meus sons quando gravo. Ainda assim, quando o álbum está concluído eu frequentemente fico encantado com o quão bom ele ficou.
Guitarhoo!: Após ser um dos membros fundadores do PRIEST e ter uma carreira longa e bem sucedida com a banda, você se aposentou em 2011. O que te levou a essa decisão?
Downing: Já estava acontecendo um colapso progressivo nas relações de trabalho entre eu, elementos da banda e a produção há algum tempo.
Guitarhoo!: Olhando para sua carreira, quais são suas memórias mais preciosas?
Downing: Eu não consigo listar os altos e baixos pois são tantos a serem mencionados. Exceto por ter chegado aonde estou, e é tudo graças aos leais fãs.
Leia a entrevista na íntegra (em inglês) no Guitarhoo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
O álbum do Sepultura inspirado em numerologia, algoritmos e um livro medieval
Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
A banda que Steven Tyler sonhava em ver o Aerosmith alcançar em importância
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire



As 50 melhores músicas do Judas Priest, segundo a Louder
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
Derrick Green, do Sepultura, elege seus 10 vocalistas preferidos do Heavy Metal
Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal


