K. K. Downing recorda seus tempos na banda Judas Priest
Por Nathália Plá
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 04 de dezembro de 2012
O Guitarhoo! entrevistou em 2012 o ex-guitarrista do JUDAS PRIEST Kenneth "K.K." Downing. Seguem alguns trechos da conversa.
Guitarhoo!: O que te levou à formação do JUDAS PRIEST?
Downing: Como já disse várias vezes, o JUDAS PRIEST era uma ótima banda de blues comandada principalmente por Al Atkins, mas após ter perdido tragicamente seu guitarrista, eles debandaram. Eu fiz teste para o trabalho, mas não era tocador de blues. Posteriormente, o Al estava nas salas de ensaio e viu o que eu, o Ian Hill e o baterista John Ellis estávamos fazendo. O Al concordou em entrar, então nasceu o JUDAS PRIEST #2. O Al era excelente pois nunca tentava nos empurrar em direção ao blues, pelo contrário, entrou na nossa, seguindo na nova direção que buscávamos seguir.
Guitarhoo!: O JUDAS PRIEST foi referido como uma banda de heavy metal desde seus primórdios, além desse, a qual gênero a banda poderia ser associada?
Downing: Para começar acho que éramos conhecidos como banda de blues progressivo, depois progressivo, depois rock, depois hard rock, depois heavy rock, depois heavy metal. Tudo isso num espaço de uns cinco anos.
Guitarhoo!: O último álbum do JUDAS PRIEST, "Nostradamus", não se assemelha a nada que a banda tenha lançado antes. As texturas exuberantes, arranjos sinfônicos épicos entrelaçados com as guitarras com metal e groove e um tema conceitual sobre o escrito do século 16, Nostradamus. Quem na banda deu início ao conceito e à direção desse álbum?
Downing: Depois de termos discutido as coisas, todos sentimos que seria uma oportunidade de extravasarmos. Acho que nós também ficamos animados em mostrar que musicalmente nós éramos mais competentes do que alguns pensavam.
Guitarhoo!: Por quanto tampo vocês trabalharam no álbum, desde o início até o fim?
Downing: Acho que ficou pronto bem rápido, considerando o porte do projeto. Não sei ao certo quanto tempo levou.
Guitarhoo!: Você tem um estúdio doméstico? Você pode dar um apanhado de alguns dos equipamentos de sua preferência para gravar?
Downing: Sim, faço a maior parte do meu trabalho em casa. Acho que muitos músicos que trocam de equipamento anualmente como nós estão tentando melhoras as coisas cada vez mais. Não me recordo de permanecer estático relativamente a meus sons quando gravo. Ainda assim, quando o álbum está concluído eu frequentemente fico encantado com o quão bom ele ficou.
Guitarhoo!: Após ser um dos membros fundadores do PRIEST e ter uma carreira longa e bem sucedida com a banda, você se aposentou em 2011. O que te levou a essa decisão?
Downing: Já estava acontecendo um colapso progressivo nas relações de trabalho entre eu, elementos da banda e a produção há algum tempo.
Guitarhoo!: Olhando para sua carreira, quais são suas memórias mais preciosas?
Downing: Eu não consigo listar os altos e baixos pois são tantos a serem mencionados. Exceto por ter chegado aonde estou, e é tudo graças aos leais fãs.
Leia a entrevista na íntegra (em inglês) no Guitarhoo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine

Os três melhores álbuns do Metallica de todos os tempos, segundo Rob Halford
A opinião de Rob Halford do Judas Priest sobre o saudoso David Bowie
Ian Hill diz que Judas Priest entrará em estúdio no próximo ano
O disco "controverso" do Metallica que se assemelha a "Turbo", segundo Rob Halford
14 baladas de metal que provam que emoção não é exclusividade do hard farofa
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
"Isso representa o que é o metal"; o clássico do gênero que foi gravado sem baixo
7 bandas que voltaram atrás menos de 5 anos depois da despedida
Dez covers que são mais ouvidos que as versões originais no Spotify
Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80


