A Chave do Sol: liberando a última demo de 1986

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willba Dissidente, Fonte: blog: A CHAVE DO SOL
Enviar correções  |  Ver Acessos

Foto acima: A CHAVE DO SOL na época da segunda demo de 1986, foto tirada às cercanias do Jardim Lusitano em São Paulo.

O blog: A CHAVE DO SOL acabou de liberar uma segunda demo tape que a pioneira banda de Hard Rock nacional gravou no ano de 1986. Registrada no mês de outubro do referido ano, a fita contém seis músicas, das quais cinco nunca foram registradas em disco, três outras foram originalmente gravadas na demo de abril de 1986 e duas canções são inéditas. O material ainda representa o último trabalho da banda cantado 100% em português e a derradeira performance do trio original d' A CHAVE DO SOL num disco completo.

Esse material histórico foi gravado no estúdio V, em São Paulo, pelo técnico de som conhecido como Rui, em 16 canais; tendo qualidade sonora visivelmente superior à demo anterior. A fita saiu da gaveta por obra do portal Orra Meu (http://orrameu.com) que disponibilizou as músicas pelo youtube.

Confira abaixo cada um dos tesouros, recém descobertos, com comentários de Luiz Domingues (PEDRA, ex- PATRULHA DO ESPAÇO), baixista original d' A CHAVE DO SOL:

01 . O que será de todas as crianças? (Gióia/Cruz) 04:15

"Esta versão é praticamente igual à da demo-tape anterior que gravamos no mes de abril, do mesmo ano, 1986. Diferenças sutis no solo do Rubens, uma ou outra frase de baixo e alguma virada de bateria, pode ser, mas não existe diferença radical no arranjo".

02 . Saudade (Gióia/Cruz) 04:44

"O grande diferencial dessa versão em relação à gravada na demo-tape anterior, de abril de 1986, realmente se dá na introdução da canção, onde o nosso guitarrista Rubens Gióia criou um fraseado que gravou em duo, abrindo duas vozes na guitarra. No mais, o arranjo é semelhante e as diferenças mais sutis no campo do audio, baseiam-se na questão de ter sido gravada em 16 canais, num estúdio melhor, com mais tempo de trabalho etc etc".

03 . Trago você em meu coração (Gióia/Cruz/Domingues) 04:30

"Mais uma balada com apelo Hard-Rock oitentista e com letra romântica do Beto, descrevendo sentimentos de amor. Não é um primor de áudio, pois se trata de uma fita demo e tem a agravante de ter ficado armazenada numa fita K7 por muitos anos, mas é importante, mesmo com essa ressalva, para os fãs do trabalho".

04 . Sun City (Gióia/Cruz) 04:29

"Nesta versão de "Sun City", a grande diferença é a economia de repetições do refrão nas partes 1 e 2, o que prevaleceu como arranjo, quando ela foi gravada oficialmente para o LP The Key, em 1987".

05 . Desilusões (Cruz) 03:23

"Essa balada do Beto foi gravada na segunda demo-tape que gravamos no ano de 1986. Mais uma vez com letra "romântica", tinha uma intenção POP, naturalmente. Ficou engavetada desde então, armazenada numa fita K7, sendo a única versão de estúdio. Nunca foi gravada em disco oficial, posteriormente. Parabéns ao Site Orra Meu por mais um resgate inédito"!!

06 . Solange (Vasconcelos/Cruz) 04:03

"Nesta versão, não existem modificações radicais no arranjo da música, em relação à primeira versão gravada em abril de 1986. Somente o audio tem mais qualidade, por ter sido gravada num estúdio de 16 canais. O Beto fez os solos".

A CHAVE DO SOL

Rubens Gióia - Guitarra e voz
Luiz Domingues - Baixo
Roberto Cruz - Voz
José Luis Dinola - Bateria

Discografia:
18 Horas / Luz (Compacto, 1984)
A Chave do Sol (EP, 1985)
The Key (LP, 1987)
A New Revolution (LP, 1990)

Sites relacionados:
http://achavedosol.blogspot.com.br/
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1279098&hl=pt-BR




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "A Chave do Sol"


Vocalistas: As maiores vozes esquecidas do MetalVocalistas
As maiores vozes esquecidas do Metal


Separados no nascimento: James Hetfield e Mano MenezesSeparados no nascimento
James Hetfield e Mano Menezes

Gosto duvidoso: As piores capas da história do Rock e Heavy MetalGosto duvidoso
As piores capas da história do Rock e Heavy Metal


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

adClioIL