A Chave do Sol: liberando a última demo de 1986

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: blog: A CHAVE DO SOL
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 19/03/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


5000 acessosEsquire: Integrantes do Metallica fingem ser do Led Zeppelin5000 acessosRock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

Foto acima: A CHAVE DO SOL na época da segunda demo de 1986, foto tirada às cercanias do Jardim Lusitano em São Paulo.

O blog: A CHAVE DO SOL acabou de liberar uma segunda demo tape que a pioneira banda de Hard Rock nacional gravou no ano de 1986. Registrada no mês de outubro do referido ano, a fita contém seis músicas, das quais cinco nunca foram registradas em disco, três outras foram originalmente gravadas na demo de abril de 1986 e duas canções são inéditas. O material ainda representa o último trabalho da banda cantado 100% em português e a derradeira performance do trio original d' A CHAVE DO SOL num disco completo.

Esse material histórico foi gravado no estúdio V, em São Paulo, pelo técnico de som conhecido como Rui, em 16 canais; tendo qualidade sonora visivelmente superior à demo anterior. A fita saiu da gaveta por obra do portal Orra Meu (http://orrameu.com) que disponibilizou as músicas pelo youtube.

Confira abaixo cada um dos tesouros, recém descobertos, com comentários de Luiz Domingues (PEDRA, ex- PATRULHA DO ESPAÇO), baixista original d' A CHAVE DO SOL:

01 . O que será de todas as crianças? (Gióia/Cruz) 04:15

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Esta versão é praticamente igual à da demo-tape anterior que gravamos no mes de abril, do mesmo ano, 1986. Diferenças sutis no solo do Rubens, uma ou outra frase de baixo e alguma virada de bateria, pode ser, mas não existe diferença radical no arranjo".

02 . Saudade (Gióia/Cruz) 04:44

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"O grande diferencial dessa versão em relação à gravada na demo-tape anterior, de abril de 1986, realmente se dá na introdução da canção, onde o nosso guitarrista Rubens Gióia criou um fraseado que gravou em duo, abrindo duas vozes na guitarra. No mais, o arranjo é semelhante e as diferenças mais sutis no campo do audio, baseiam-se na questão de ter sido gravada em 16 canais, num estúdio melhor, com mais tempo de trabalho etc etc".

03 . Trago você em meu coração (Gióia/Cruz/Domingues) 04:30

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Mais uma balada com apelo Hard-Rock oitentista e com letra romântica do Beto, descrevendo sentimentos de amor. Não é um primor de áudio, pois se trata de uma fita demo e tem a agravante de ter ficado armazenada numa fita K7 por muitos anos, mas é importante, mesmo com essa ressalva, para os fãs do trabalho".

04 . Sun City (Gióia/Cruz) 04:29

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Nesta versão de "Sun City", a grande diferença é a economia de repetições do refrão nas partes 1 e 2, o que prevaleceu como arranjo, quando ela foi gravada oficialmente para o LP The Key, em 1987".

05 . Desilusões (Cruz) 03:23

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Essa balada do Beto foi gravada na segunda demo-tape que gravamos no ano de 1986. Mais uma vez com letra "romântica", tinha uma intenção POP, naturalmente. Ficou engavetada desde então, armazenada numa fita K7, sendo a única versão de estúdio. Nunca foi gravada em disco oficial, posteriormente. Parabéns ao Site Orra Meu por mais um resgate inédito"!!

06 . Solange (Vasconcelos/Cruz) 04:03

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Nesta versão, não existem modificações radicais no arranjo da música, em relação à primeira versão gravada em abril de 1986. Somente o audio tem mais qualidade, por ter sido gravada num estúdio de 16 canais. O Beto fez os solos".

A CHAVE DO SOL

Rubens Gióia - Guitarra e voz
Luiz Domingues - Baixo
Roberto Cruz - Voz
José Luis Dinola - Bateria

Discografia:
18 Horas / Luz (Compacto, 1984)
A Chave do Sol (EP, 1985)
The Key (LP, 1987)
A New Revolution (LP, 1990)

Sites relacionados:
http://achavedosol.blogspot.com.br/
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1279098&hl=pt-BR...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 19 de março de 2013

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "A Chave do Sol"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "A Chave do Sol"

EsquireEsquire
Integrantes do Metallica fingem ser do Led Zeppelin

RockRock
25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

AerosmithAerosmith
Curiosidades sobre a voz de Steven Tyler

5000 acessosRobert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosGuitar World: revista elege os 50 guitarristas mais rápidos5000 acessosMemes: versões para Slipknot, Linkin Park e SOAD5000 acessosGothic Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo5000 acessosSepultura e irmãos Cavalera: da vanguarda ao apequenamento

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online