James Hetfield, do Metallica, tem algo em torno de mil riffs
Por Fernando Portelada
Fonte: blabbermouth
Postado em 31 de maio de 2013
Há muita conversa sobre o novo álbum do METALLICA, com o vocalista/guitarrista do grupo, James Hetfield, dizendo que eles têm várias músicas prontas e o baterista Lars Ulrich dizendo que não ficaria surpreso se o próximo álbum saísse antes de 2015. Então o que os está segurando? Dave Basner do VH1 Radio Network perguntou ao baixista Robert Trujillo sobre o processo criativo do grupo, que demora tanto tempo para criar suas músicas.
"Basicamente nós tocamos e tocamos por um tempo", disse Robert. "Nós sempre temos uma sala para isso quando saímos em turnê, e obviamente temos um estúdio, e cada riff gravado, toda ideia, toda progressão, toda batida de bateria, linha de baixo, que nós temos, nós arquivamos e olhamos de novo no processo de eliminação."
Trujillo contou então ao VH1 Radio Network mais sobre os riffs em que estão trabalhando.
"James Hetfield tem algo em torno de mil riffs e eles são todos ótimos". Afirmou. "Seu pior riff seria o melhor riff de outra banda. Somos abençoados... e esta benção também é uma maldição, porque temos várias ideias legais e se torna desafiador decidir o que não deve sobreviver, ao menos para mim, de onde estou sentado. Sempre fico pensando: ‘Cara, este é um ótimo riff’, e James pode ficar: ‘Eh, nah, não gostei!’. Você entende o que eu quero dizer? Mas então, duas semanas depois, ele pode mudar de ideia e gostar do material. Mas você tem que ter algum processo de eliminação. É isto que estamos fazendo."
Robert também explicou este processo ao VH1 Radio Network: "O que isto quer dizer, é que ouvimos às ideias, nós sentamos no chão do nosso estúdio e tocamos esta ideia, e passamos talvez um minuto tocando, talvez mais." Disse. "Algumas vezes nos temos um arranjo completo e o colocamos de lado para revisitar tudo que fizemos nos últimos oito meses para ver como ele se segura, e aí então você diminui a basicamente às melhores ideias para formular umas 15 músicas, ou talvez mais."
Por mais que o METALLICA não esteja pronto para entrar em estúdio e começar a gravar seu 10º álbum, Trujillo disse que trabalhar novamente com Rick Rubin é uma possibilidade. Rubin produziu o último trabalho do grupo. "Death Magnectic" de 2008. Quando perguntado sobre os possíveis produtores de um novo álbum, Trujillo disse ao Muse Magazine da África do Sul: "Primeiras coisas primeiro. Nós temos que começar a fazer as bases de nossas músicas e ter certeza que são as melhores possíveis – e então ver que produtores estão disponíveis. Fizemos um ótimo álbum com Rubin da última vez – esta ainda é uma forte possibilidade."
Trujillo adiciona: "Claro que não há garantias nesta época e com esta idade, mas ele é um ótimo produtor, que tem algo a trazer ao METALLICA. Nós vamos investigá-lo."
Enquanto o METALLICA diz estar gostando do resultado que teve com Rubin, vários fãs reclamam que o som de "Death Magnetic" era muito comprimido e mixado muito "quente", o que não traz uma experiência agradável aos ouvintes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps