Documentário: a importância dos fanzines para o rock independente

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Genilson Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 04/05/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


580 acessosMr. Catra: Projeto Rock de cantor pede ajuda5000 acessosMotorhead: Lemmy fala sobre ser solteiro para sempre

O terceiro capítulo do documentário “Fanzineiros do Século Passado”, do jornalista Márcio Sno, fecha uma série que começou de forma despretensiosa em 2011 e que se tornou uma das principais referências para pesquisadores e curiosos em saber o que afinal é um fanzine e por que esse tipo de publicação independente e artesanal foi (e ainda é) importante para a cultura underground, especialmente nos anos 90, década que marcou o ápice e também o declínio (mas não o fim) da atividade zineira.

Neste episódio, intitulado “O fanzine e o rock independente dos anos 90, na sala de aula, como objeto de pesquisa e divisor de águas (e o seu futuro)”, mais uma vez é abordada a relação dos fanzines com o rock na era pré-internet (tema central do capítulo anterior, cuja resenha também foi publicada no Whiplash.net). Comparecem com depoimentos Canisso (Raimundos), Érika Martins (Penélope), Nervoso (Acabou La Tequila), entre outros, além de zineiros e ex-zineiros, que lembram, entre várias histórias, que algumas bandas tinham o próprio fanzine (caso do Cólera, Little Quail e Plebe Rude) e que músicos hoje consagrados (como Marcelo Camelo, do Los Hermanos) também já foram zineiros.

O documentário também traz a discussão para os dias atuais, quando o fanzine se torna objeto de estudo acadêmico, mesmo carecendo de uma bibliografia mais ampla; mostra o antes e o depois de quem um dia se envolveu com o fanzinato; e aponta as novas possibilidades para a produção fanzineira, principalmente como ferramenta de apoio pedagógico.

Aos interessados, o trailer da última parte da série “Fanzineiros do Século Passado”, bem como os dois capítulos anteriores, está disponível no Vimeo: http://vimeo.com/marciosno.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

RaimundosRaimundos
"Eu perdoei, mas eu não esqueci", diz Digão

580 acessosMr. Catra: Projeto Rock de cantor pede ajuda223 acessosSPTV: A História do Rock no Brasil, dos 80 aos 20000 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Raimundos"

RaimundosRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo

RaimundosRaimundos
"Deu onda" é coisa fugaz e vai durar dois meses

RaimundosRaimundos
A história por trás de "Puteiro em João Pessoa"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Raimundos"0 acessosTodas as matérias sobre "Colera"0 acessosTodas as matérias sobre "Los Hermanos"0 acessosTodas as matérias sobre "Plebe Rude"

MotorheadMotorhead
Lemmy Kilmister fala sobre ser solteiro para sempre

SlayerSlayer
Kerry King fala sobre sua relação com religiões

ÁlbunsÁlbuns
Os vinte piores discos de todos os tempos

5000 acessosDream Theater: os segredos do álbum Octavarium5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19845000 acessosLegião Urbana: a versão de Renato Rocha sobre a sua saída5000 acessosMike Portnoy: o que ele aprendeu com Lars Ulrich do Metallica?5000 acessosRegis Tadeu: Maiden envelhece com dignidade no espetacular TBOS5000 acessosNão Se Engane: ‘Likes' no Facebook de uma banda são ilusão

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online