Ozzy Osbourne: Brad Gillis conta como foi substituir Randy Rhoads

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Comentários  | 


3996 acessosOzzy Osbourne: setlist e vídeos de primeiro show com Zakk Wylde5000 acessosMetallica: Jason explica o baixo apagado de And Justice For All

Trinta anos atrás, o NIGHT RANGER passou de banda de abertura a atração principal com o lançamento do álbum “Midnight Madness”. O disco de 1983 tornou-se um sucesso monstruoso em questão de meses a partir de seu lançamento em Outubro daquele ano, graças a faixas como “Sister Christian”, “[You Can Still] Rock In America” e “When You Close Your Eyes”.

Para o guitarrista e fundador do Night Ranger BRAD GILLIS, o tempo que se passou desde então parece uma vida toda. Ao longo dos anos, além de gravar e tocar com o Night Ranger, Gillis lançou discos solo e escreveu centenas de faixas para o canal ESPN.

Apesar de sua grande fama dever-se ao Night Ranger, Gillis também é lembrado por ter substituído RANDY RHOADS na banda de OZZY OSBOURNE imediatamente após a morte de Rhoads enquanto estava em turnê com Ozzy em 1982. Na época, o Night Ranger ainda era desconhecido, enquanto Ozzy era um astro. Eventualmente, Gillis seria forçado a escolher entre ficar com Ozzy ou continuar com o Night Ranger.

O site da revista especializada estadunidense GUITAR WORLD conversou semana passada com Gillis, e é dessa entrevista que você pode ler alguns trechos traduzidos abaixo;

[...] Também já faz 30 anos desde que você assumiu o posto de guitarrista de OZZY OSBOURNE depois da morte de Randy Rhoads em um acidente aéreo. Você se lembra de onde estava quando ficou sabendo do ocorrido?

Eu tinha acabado de ver o show de Ozzy no [festival Californiano] Day On The Green alguns meses antes de Randy morrer. As pessoas se referiam a Randy como o próximo Eddie Van Halen, então eu fui ver o show, ele me deixou boquiaberto. Eu estava dirigindo quando soube do acidente de avião e que Randy havia sido morto. Eu me lembro de ter encostado minha caminhonete e pensar como as coisas podem se perder tão facilmente.

Como você entrou para a banda de Ozzy?

Quando o Night Ranger se formou em 1980, nós não queríamos sair e tocar muito antes de termos um grande lançamento e pudéssemos estourar. Então, nesse interino, eu fundei uma banda chamada ALAMEDA ALL STARS. Nós tocávamos em casas noturnas da cidade e sempre incluíamos alguns covers de Ozzy em nosso set.

Logo após Randy ter morrido, alguém veio ao show e me viu tocar e me disse que ele tentar me arrumar um teste com Ozzy. Eu me lembro de pensar, “Aí sim!”, mas o cara era Preston Thrall, irmão de Pat Thrall [PatThrall havia tocado com o baterista Tommy Aldridge na banda de Pat Travers, e Aldridge estava em turnê com Osbourne quando Rhoads morreu, daí a ligação]. Preston disse a Pat, Pat contou para Tommy, e Tommy disse para Sharon Osbourne [na época ainda Sharon Arden]. Claro, alguns dias depois, eu recebi uma ligação às oito da manhã, e a mulher do outro lado da linha disse, “Alô, Bradley? Aqui é Sharon Arden. Eu sou empresária de Ozzy Osbourne, e gostaríamos de pagar sua passagem de avião até Nova Iorque para um teste”.

A princípio, eu achei que fosse um trote, mas daí ela colocou Ozzy no telefone e ele me pediu para que eu anotasse 18 músicas que ele queria que eu aprendesse. Eles queriam que eu pegasse o avião na terça-feira, então eu basicamente tinha dois dias para aprender todas aquelas músicas. Eu disse a ele que eu precisaria de algum tempo, mas eu realmente estava disposto. Ozzy estava trabalhando com Bernie Tormé interinamente e ele me disse pra ir e que ele me levaria em turnê com eles. Então eu assisti a alguns dos shows deles e dai passei 12 horas por dia aprendendo tudo que podia.

Eu me lembro de que estávamos em Binghamton, Nova Iorque, quando eu disse a Sharon que eu estava pronto. Eu estava nervoso, porque eu nunca tinha tocado com a banda antes. Na verdade, só o que eu havia feito tinha sido tocar sete músicas durante a passagem de som naquela noite e Ozzy nem havia aparecido praquilo! [risos] Mas eu fui lá e toquei naquela noite e me saí bem, exceto por quando chegamos “Revelation [Mother Earth]”. Eu entrei na parte rápida cedo demais e Ozzy me mandou o olhar da morte. Eu consegui me recompor e acompanhei a música corretamente e fui bem até o final do show. Mas o que aconteceu em seguida eu jamais me esquecerei, ocorreu na noite seguinte: Sharon me levou prum canto e disse, ‘Bradley, você está fazendo um excelente trabalho. Mas hoje à noite… vê se não fode!” [risos]

O que influenciou sua decisão de ficar como Night Ranger ao invés de seguir com Ozzy?

Apesar de termos feito vários shows e termos gravado “Speak Of The Devil”, eu não sentia que aquilo era onde eu me sairia melhor. A banda de Rudy Sarzo, o QUIET RIOT, tinha acabado de assinar com uma gravadora, e ele havia saído na mesma época. O Night Ranger assinou um contrato também. Então eu joguei os dados e decidi pelo Night Ranger. O interessante é que lançamos “Dawn Patrol” em 19821 e naquela mesma semana Ozzy lançava “Speak Of The Devil”. [...]

Comente: Lembra de alguém que assumiu um posto mais complicado?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 31 de agosto de 2016

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Setlist e vídeos de primeiro show com Zakk Wylde

282 acessosOzzy Osbourne: em vídeo 3D, as mudanças em sua aparência0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ozzy Osbourne"

Rob HalfordRob Halford
Comentários sobre décadas de Metal e Ozzy Osbourne

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"Tive ressaca contínua durante 40 anos"

Rudy SarzoRudy Sarzo
Ozzy Osbourne, Randhy Rhoads, e mais

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"

MetallicaMetallica
Jason explica o baixo apagado de And Justice For All

Lady GagaLady Gaga
"O Iron Maiden mudou a minha vida!"

Ozzy x SharonOzzy x Sharon
Conheça a mulher que supostamente causou a separação

5000 acessosMegadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...5000 acessosKiss sobre Secos e Molhados: "há quem acredite em OVNIs"5000 acessosRodolfo Abrantes: "Raimundos como banda não me interessa"5000 acessosGuns N' Roses: assista os primórdios da banda em 1986

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online