Tesouros brasileiros: Roberto Carlos, o rockeiro
Por R.C. Sanches
Fonte: BLOG NA MIRA
Postado em 10 de julho de 2013
Em um passado; muito, muito distante; antes do ‘’Rei’’ Roberto Carlos ser figurinha carimbada dos finais de ano. Com suas belíssimas canções como ‘’Emoções’’, Como Vai Você’’, ‘’Outra Vez’’ e tantas outras, ele, Roberto Carlos foi um cantor de…Rock, com direito a visual headbanger, com pininhos de metais nas roupas e tudo.
A história com o Rock and Roll começa em 1963, há 50 anos, com o disco ‘’Splish Splash’’, ‘’iê-iê-iê’’ puro. O rocker Roberto Carlos apresentava-se, assim como os Beatles pré-1965, de maneira comportada com cabelinho penteado (estilo mamãe que fez) e terno alinhado. O caldo vai começando a engrossar quando Roberto Carlos em seu disco ‘’Jovem Guarda’’ manda tudo para o inferno, começa assim a destilar toda sua veia rockeira, com pérolas do estilo ‘’Eu sou Terrível’’, ‘’Quando’’ o groove de ‘’Eu Não Vou Ficar’’, de autoria do Tim Maia e a pesadíssima ‘’Você não serve pra mim’’.
Vale à pena dar uma olhada no youtube, o vídeo da música ‘’Eu Não Vou Ficar’’ com o ‘’Rei se apresentando de guitarra em punho e tudo.
Após esta fase, pré-1970, Roberto Carlos começa a lançar vários discos homônimos de músicas românticas. Mas esta fase rockeira deixou alguns resquícios cantados por Roberto em alguns de seus shows, como as canções ‘’O Calhambeque’’ e ‘’As Curvas da estrada de Santos’’.
Além das músicas, Roberto fez alguns filmes: ‘’Em Ritmo de Aventura’’(1968), ‘’Roberto Carlos e o diamante Cor-de-rosa’’(1970), e o ‘’Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora’’(1971), dirigidos por Roberto Farias. Assim como Elvis Presley e os Beatles, o ‘’Rei’’ usou do cinema para propagar seu som.
Todos estes discos da fase rock do Roberto Carlos podem ser encontrados nas lojas por aí, com preços acessíveis, ou baixados, com facilidade, na internet. Vale a pena conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween

Por que as garotas preferiam o Calhambeque ao Cadillac no hit de Roberto Carlos?
O hit regravado pelo Jota Quest que na época derrubou Roberto Carlos do 1º lugar


