Beatles: lançando faixas inéditas para segurar direitos autorais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando Portelada, Fonte: Ultimate Classic Rock, Tradução
Enviar Correções  

Em 13 de dezembro nós descobrimos que o BEATLES estavam lançando um set de 59 faixas, demos e músicas para a BBC. E também descobrimos na terça, 17 de dezembro, que "The Beatles Bootleg Recordings 1963" está sendo lançado para reter seus direitos sobre as músicas.

Fabiano Fusaro: Os 10 álbuns essenciais para ouvir antes de morrer (vídeo)

Rock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A BBC reporta que a mudança nas leis de direitos autorais da Europa, em 2011, é responsável pela decisão da banda de disponibilizar essas faixas, mesmo que elas sejam concorrentes diretos de "On Air: Live At BBC Volume 2", o álbum duplo que saiu no mês passado, e um box de seus álbuns da Capitol na América, que chega às lojas em Janeiro. De acordo com a provisão "Use ou perca" da nova lei, os direitos sobre faixas não lançadas expiram 50 anos após suas gravações. Estas gravações de Bootlegs vão estender os direitos dos BEATLES até 2033.

Dado a considerável falta de empolgação sobre este release, acredita-se que o novo SET, que sairá exclusivamente no ITunes, será vendido por um breve momento. Isto vai dar algum tempo à banda para decidir como propriamente vender estas e outras faixas em seus cofres, que vão enfrentar um destino similar no futuro.

Mais cedo neste ano, Bob Dylan lançou uma coletânea similar, de 1962. Somente 100 cópias foram vendidas em poucos países da Europa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280