Ruoska: seria a versão finlandesa do Rammstein?
Por Daniel Brasil
Fonte: Ruoska Site
Postado em 29 de março de 2014
Surgida das cinzas do Natsipaska, banda de Comedy Rock filandesa que encerrou suas atividades em 2000, o Ruoska ou Chicote numa tradução literal para a língua portuguesa, é formado por Patrick Mennander, vocais; Anssi Auvinen, guitarra; Mika Kamppi, baixo; e Timo Laatikainen, bateria. É impossível não compararmos os rapazes com o Rammstein, pois, várias referências ao grupo alemão encontram guarida no estilo da banda. Desde a formatação do logotipo, passando pelo visual cyberpunk futurístico, a presença de pirotecnia durante os shows e vídeos, bem como, a utilização de uma só palavra como título dos álbuns.
Ruoska - Alasin
Porém, o Ruoska parece satisfeito em manter as similaridades e tocar a carreira em frente. Musicalmente, a banda executa um metal industrial marcial com incursões eletrônicas em composições cantadas em finlandês. Entretanto, os dois primeiros álbuns, Kuori (2002) e Riisu (2003), diferentemente do grupo alemão, apresentam um heavy metal com pouquíssimos efeitos eletrônicos, mas, a partir de Radium (2005), a banda abre maior espaço para experimentações eletrônicas, abusando do cadenciamento marcial em suas composições. Público e crítica aprovaram a trupe desde o início, motivando-os a realizar dois clipes do álbum de estréia. Radium foi o último álbum lançado pela gravadora independente, Kråklund Records, uma vez que a banda estava em tratativas com a EMI Music, vindo a fechar um contrato com a mesma em 2006. Amortem (2006) mantém o curso natural do trabalho do Ruoska, ou seja, se não há nenhuma guinada sonora extravagante, porém, as composições estão mais trabalhadas e as qualidades de gravação e produção são superiores. Por conta disso, os fãs de longa data puderam "colocar a cabeça no travesseiro e descansar" enquanto novos apreciadores surgem dia após dia.
Rabbies, o último álbum da banda foi lançado em 2008 e, tanto o anterior como esse, é possível notar a gradativa busca por identidade com o abandono de elementos que tornaram o Ruoska similar ao Rammstein. O caminho aponta para diferenciações sonoras e visuais na postura e apresentação da banda.
Confira os clipes e maiores informações sobre a banda em
http://www.ruoska.net/multimedia/
Discografia
Kuori (2002)
Riisu (2003)
Radium (2005)
Amortem (2006)
Rabbies (2008)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Gene Simmons pede desculpas após comentário sobre a morte de Ace Frehley
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Como Raul Seixas escolheu o guitarrista para gravar seu álbum de maior sucesso
O megahit do rock nacional que foi massacrado devido erro de português no refrão


A opinião de Richard Kruspe do Rammstein sobre Malcolm Young do AC/DC
A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein
Rammstein: órgãos sexuais no clipe de "P*ssy" são de dublês, não dos músicos



