Internet: gigantes da música em carta a favor da Neutralidade
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 15 de maio de 2014
De acordo com o The Pulse Of Radio, Eddie Vedder, do PEARL JAM, o guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, Tom Morello, e Joe Perry, do AEROSMITH, estão entre os músicos que assinaram uma carta em favor de manter a neutralidade da rede. A FCC, Federal Communications Commission, está considerando uma mudanças nas regras que vai permitir que os gigantes das comunicações, como a Comcast e a Time Warner Cable, cobrem mais para sites de downloads, streaming de vídeos e criem uma discriminação online para pessoas que não pagaram por este tratamento especial.
De acordo com a Spin, a carta lê: "O impacto da Internet livre na comunidade criativa não pode ser exagerado. A Internet possibilitou aos artistas se conectarem diretamente uns com os outros e também com suas audiências. Isso eliminou as barreiras geográficas e levou as colaborações a um novo nível. E isso permitiu às pessoas – não às corporações – procurar pelos filmes, músicas e artes que as motivam."
As propostas mudanças já receberam um impacto tão negativo que um dos líderes da FCC, Tom Wheeler – um ex-lobista destas mesmas companhias que se beneficiariam com as mudanças – está ajustando o plano com esperança de conseguir aprovação.
Entre outros artistas que assinaram a carta estão: Neko Case, o cineasta Oliver Stone, o ator de "Avengers", Mark Ruffalo, Jello Biafra, Kimya Dawson, FUGAZI, KRONOS QUARTET, David Lowery, OK GO, Michael Stipe do R.E.M., Jill Sobule, a atriz de "Lost", Evangeline Lilly, oc comediante Judah Friedlander e muitos outros.
Selos independentes também se manifestaram contra a proposta de Wheeler. A American Association Of Independent Music disse em 5 de maio, que a FCC está criando duas grandes vias de acesso à Internet, e isso pode dificultar a conexão dos selos com os fãs.
A Future Of Music Coalition e a Free Press, duas organizações sem fins lucrativos que organizaram a carta, disseram que o plano de Wheeler vai permitir aos gigantes da comunicação "escolher os vencedores e criar discriminação on-line contra conteúdos e aplicações."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Metallica anuncia a "Life Burns Faster", temporada de shows no The Sphere
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Quando Renato Russo invadiu o palco para dar um beijão na boca da cantora que ele amava
A resposta de Joe Satriani ao ser citado por Bob Dylan de forma pejorativa
A banda de metal mais popular de cada país do mundo, segundo o Spotify



10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A canção do Pearl Jam que fala sobre a fragilidade da vida e foi inspirada em Pink Floyd



