Internet: gigantes da música em carta a favor da Neutralidade
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 15 de maio de 2014
De acordo com o The Pulse Of Radio, Eddie Vedder, do PEARL JAM, o guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, Tom Morello, e Joe Perry, do AEROSMITH, estão entre os músicos que assinaram uma carta em favor de manter a neutralidade da rede. A FCC, Federal Communications Commission, está considerando uma mudanças nas regras que vai permitir que os gigantes das comunicações, como a Comcast e a Time Warner Cable, cobrem mais para sites de downloads, streaming de vídeos e criem uma discriminação online para pessoas que não pagaram por este tratamento especial.
De acordo com a Spin, a carta lê: "O impacto da Internet livre na comunidade criativa não pode ser exagerado. A Internet possibilitou aos artistas se conectarem diretamente uns com os outros e também com suas audiências. Isso eliminou as barreiras geográficas e levou as colaborações a um novo nível. E isso permitiu às pessoas – não às corporações – procurar pelos filmes, músicas e artes que as motivam."
As propostas mudanças já receberam um impacto tão negativo que um dos líderes da FCC, Tom Wheeler – um ex-lobista destas mesmas companhias que se beneficiariam com as mudanças – está ajustando o plano com esperança de conseguir aprovação.
Entre outros artistas que assinaram a carta estão: Neko Case, o cineasta Oliver Stone, o ator de "Avengers", Mark Ruffalo, Jello Biafra, Kimya Dawson, FUGAZI, KRONOS QUARTET, David Lowery, OK GO, Michael Stipe do R.E.M., Jill Sobule, a atriz de "Lost", Evangeline Lilly, oc comediante Judah Friedlander e muitos outros.
Selos independentes também se manifestaram contra a proposta de Wheeler. A American Association Of Independent Music disse em 5 de maio, que a FCC está criando duas grandes vias de acesso à Internet, e isso pode dificultar a conexão dos selos com os fãs.
A Future Of Music Coalition e a Free Press, duas organizações sem fins lucrativos que organizaram a carta, disseram que o plano de Wheeler vai permitir aos gigantes da comunicação "escolher os vencedores e criar discriminação on-line contra conteúdos e aplicações."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Para Gary Holt, Paul Baloff é o maior frontman da história do thrash metal
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Internet vai à loucura com versão de "Toxic", da Britney Spears, no estilo Korn
O lendário guitarrista que deixou Rod Stewart cheio de medo de dividir o palco


A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
O solo de guitarra que está em uma música do The Doors, do Kiss e do Pearl Jam
Lista: hinos do rockeiro sapatênis



