Internet: gigantes da música em carta a favor da Neutralidade
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 15 de maio de 2014
De acordo com o The Pulse Of Radio, Eddie Vedder, do PEARL JAM, o guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, Tom Morello, e Joe Perry, do AEROSMITH, estão entre os músicos que assinaram uma carta em favor de manter a neutralidade da rede. A FCC, Federal Communications Commission, está considerando uma mudanças nas regras que vai permitir que os gigantes das comunicações, como a Comcast e a Time Warner Cable, cobrem mais para sites de downloads, streaming de vídeos e criem uma discriminação online para pessoas que não pagaram por este tratamento especial.
De acordo com a Spin, a carta lê: "O impacto da Internet livre na comunidade criativa não pode ser exagerado. A Internet possibilitou aos artistas se conectarem diretamente uns com os outros e também com suas audiências. Isso eliminou as barreiras geográficas e levou as colaborações a um novo nível. E isso permitiu às pessoas – não às corporações – procurar pelos filmes, músicas e artes que as motivam."
As propostas mudanças já receberam um impacto tão negativo que um dos líderes da FCC, Tom Wheeler – um ex-lobista destas mesmas companhias que se beneficiariam com as mudanças – está ajustando o plano com esperança de conseguir aprovação.
Entre outros artistas que assinaram a carta estão: Neko Case, o cineasta Oliver Stone, o ator de "Avengers", Mark Ruffalo, Jello Biafra, Kimya Dawson, FUGAZI, KRONOS QUARTET, David Lowery, OK GO, Michael Stipe do R.E.M., Jill Sobule, a atriz de "Lost", Evangeline Lilly, oc comediante Judah Friedlander e muitos outros.
Selos independentes também se manifestaram contra a proposta de Wheeler. A American Association Of Independent Music disse em 5 de maio, que a FCC está criando duas grandes vias de acesso à Internet, e isso pode dificultar a conexão dos selos com os fãs.
A Future Of Music Coalition e a Free Press, duas organizações sem fins lucrativos que organizaram a carta, disseram que o plano de Wheeler vai permitir aos gigantes da comunicação "escolher os vencedores e criar discriminação on-line contra conteúdos e aplicações."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Deep Purple lança vídeo de "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Paul Stanley relembra o dia em que ele chegou mais perto de socar um membro do Kiss no palco
Medicina, Direito e Comunismo: Rafael Bittencourt explica a origem de seu nome artístico


Pearl Jam e Live negociaram com o Rock in Rio, revela Ed Kowalczyk
A música que fez Neil Young querer gravar com o Pearl Jam
Como o Pearl Jam transformou uma velha canção trágica dos anos 60 em seu maior hit
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
As três músicas do "Ten" do Pearl Jam que mexem profundamente com Eddie Vedder
Cinco músicas escritas em homenagem a Layne Staley (Alice in Chains)
Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90



