Kappa Crucis: difícil rotular, fácil elogiar
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 08 de maio de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico proporcionou facilidades para produção e distribuição de música que favoreceram os artistas independentes. Mesmo sem o suporte de grandes corporações, qualquer artista com recursos limitados consegue hoje gravar e distribuir sua música. Se isso, por um lado, fomentou a produção musical, por outro, passou a exigir do público consumidor mais senso crítico para separar o joio do trigo. Afinal, quem nunca sonhou em ser artista? E a tecnologia vem realizando muitos sonhos de gente que, de artista, só tem a vontade.
Identidade talvez seja o critério mais seguro para reconhecer uma autentica obra musical. Pois pode-se dominar infinitas técnicas, ou mesmo experimentar com diversos ritmos e melodias, nada disso, porém, será suficiente para garantir que determinado trabalho tenha identidade. Identidade musical não é algo que se conquista. Simplesmente acontece. É algo mágico!
Dentro do já citado mercado independente, "Rocks", novo álbum da banda paulista Kappa Crucis, é a expressão da mais pura magia rock ‘n’ roll. Mesmo sem pretensões de ser isso ou aquilo, ele é! "Rocks" é um álbum feito por quatro músicos cujo único objetivo foi entrar no estúdio, tocar o som que gostam e expressar seus sentimentos. E é quando um verdadeiro artista se expressa que a mágica acontece.
E essa magia sonora do Kappa Crucis tem pego a imprensa especializada no Brasil de jeito! Missão impossível quando o objetivo é tentar rotular o som do Kappa Crucis. Missão fácil quando o objetivo é elogiar o som do Kappa Crucis!
A crítica sobre o álbum publicada no site Mondo Metal pelo seu editor Christiano Gomes nos fornece uma boa ilustração dessa questão. "Desde que coloquei 'Rocks' para rodar estou tentando encaixá-lo em algum estilo. Resultado: não consegui. Rocks é um disco surpreendente que vai do progressivo ao pré-heavy metal com muita maestria... ...um álbum de produção primorosa".
Marcos Garcia, editor do site Metal Samsara, nos fornece outro exemplo. "Tentar rotular o grupo é um trabalho bem difícil... As músicas fluem de uma maneira natural, sem pretensões de descer nossa goela abaixo, mas de seguir direto ao coração. ...O bom gosto e requinte musical do grupo são de saltar os olhos".
A boa repercussão de "Rocks" na mídia naturalmente começou a render frutos ao Kappa Crucis. O grupo será uma das atrações da edição 2014 do festival Roça 'N' Roll, o maior do estado de Minas Gerais e um dos mais importantes do Brasil. O evento acontece nos dias 16 e 17 de Maio na Fazenda Estrela em Varginha/MG e promete reunir cerca de 20 atrações. O Kappa Crucis se apresenta no Palco Principal junto com alguns dos 'headliners' como Angra, Rotting Christ, Korzus e Tuatha de Danann.
Bruno Maia, produtor do evento, diz quais foram os motivos que o levaram a contratar o Kappa Crucis para integrar o disputado cast de atrações do Roça N Roll.
"O Kappa Crucis é uma banda que desde quando ouvi pela primeira vez eu me empolguei, pois eles regatam muito bem um clima setentão com uma abordagem e peso modernos. Eu pessoalmente adoro bandas que buscam inspiração nos anos setenta. Praticamente a 'belle époque' do Rock and Roll, devido a intensidade musical e artística do estilo e das performances. E, no Brasil, o Kappa Crucis é uma das melhores nesse sentindo, visto que a musicalidade não é datada e nem clone, é inspirada e de interpretação particular. A participação da banda no Roça 'N' Roll vai contribuir para mantermos a proposta do festival de oferecermos apresentações de grande nível musical. É um show para todos os públicos, afinal, a música tem tudo que amamos: peso, melodia e empolgação."
Ouça as faixas "Invisible Man" e "Strange Soul" do novo disco do Kappa Crucis, "Rocks":
https://soundcloud.com/kappacrucis/kappa-crucis-invisible-man
https://soundcloud.com/kappacrucis/kappa-crucis-strange-soul
Fãs de todo Brasil podem adquirir o álbum através da Die Hard Records:
http://www.diehard.com.br/lojaweb/detalhes.asp?codprod=31449
Mais informações:
www.kappacrucisband.com
www.myspace.com/kappacrucis
www.twitter.com/kappacrucisband
www.youtube.com/kappacrucisband
www.facebook.com/kappacrucisband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
A opinião de Mille Petrozza (Kreator) sobre quem deixa de ouvir metal quando envelhece
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Freddie Mercury: um relato detalhado sobre as suas últimas horas
Bruce Dickinson: se dinheiro é tudo na sua vida, vá roubar bancos
A banda dos anos 90 que ficou de 2005 a 2016 sem vir ao Brasil por recusar cachê






