Dave Grohl: Falando sobre Superunknown do Soundgarden
Por Luiz Urbano Jr.
Fonte: Rolling Stone
Postado em 02 de maio de 2014
"Na melhor das hipóteses, Superunknown oferece um retrato mais angustiante de alienação e desespero do que qualquer coisa em In Utero". Isso era parte da matéria da revista Rolling Stone sobre o quarto álbum do Soundgarden, em 1994. Em comemoração aos 20 anos do disco a banda irá lançar uma reedição de aniversário.
Em meio a isso, Dave Grohl gravou um vídeo descrevendo sobre o impacto que seus companheiros, deuses do grunge, tiveram em sua vida quando Superunknown foi lançado. Grohl, que dirigiu "By Crooked Steps", video do Soundgarden, lembra ter ouvindo Superunknown cedo, quando o produtor/engenheiro Adam Casper trouxe o disco para a sessão de gravação final do Nirvana antes de ser lançado e ofereceu à banda uma audição.
"Ele colocou 'Black Hole Sun' e eu me lembro de pensar: 'Puta merda, isso vai ser enorme'", Grohl lembra. "Porque, para mim, foi perfeito a união dos Beatles e do Black Sabbath, que é o que eu acho que nós colocamos no Nirvana. Mas eu não acho que já tinha sido feito com tanto sucesso até esse disco, e, em particular, essa canção. Ele era muito mais sofisticado do que qualquer coisa que uma das outras bandas de Seattle estavam fazendo. Foi grande."
"Soundgarden foi a primeira banda a sair de Seattle, a primeira banda a fazer sucesso, a primeira banda a fazer negócios com grandes gravadoras na cena underground", diz ele. "Eles foram a primeira banda a escrever uma canção como 'Black Hole Sun'. E esse registro realmente levantou a moral de todos. Ninguém tinha uma voz como Chris. Ninguém tocou bateria como Matt. Eles eram uma banda incrível. Vinte anos depois, esse é um daqueles discos que eu honestamente sinto que o seu filho ou filhos de seus filhos vão descobrir e dizer, "Uau, pai, você sabia sobre a banda Soundgarden?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A inesperada reação de Belchior ao ser kibado pelo Mamonas Assassinas
A resposta de Fernanda Lira para quem pergunta por que ela faz caretas para cantar
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes


O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
A canção que fez Dave Grohl derramar lágrimas ao ouvir; "Chorei como um bebê"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
Chris Cornell: ex-Foo Fighters critica "egoísmo" de quem se suicida
Bateristas: os trinta mais ricos do mundo



