Dave Grohl: Falando sobre Superunknown do Soundgarden
Por Luiz Urbano Jr.
Fonte: Rolling Stone
Postado em 02 de maio de 2014
"Na melhor das hipóteses, Superunknown oferece um retrato mais angustiante de alienação e desespero do que qualquer coisa em In Utero". Isso era parte da matéria da revista Rolling Stone sobre o quarto álbum do Soundgarden, em 1994. Em comemoração aos 20 anos do disco a banda irá lançar uma reedição de aniversário.
Em meio a isso, Dave Grohl gravou um vídeo descrevendo sobre o impacto que seus companheiros, deuses do grunge, tiveram em sua vida quando Superunknown foi lançado. Grohl, que dirigiu "By Crooked Steps", video do Soundgarden, lembra ter ouvindo Superunknown cedo, quando o produtor/engenheiro Adam Casper trouxe o disco para a sessão de gravação final do Nirvana antes de ser lançado e ofereceu à banda uma audição.
"Ele colocou 'Black Hole Sun' e eu me lembro de pensar: 'Puta merda, isso vai ser enorme'", Grohl lembra. "Porque, para mim, foi perfeito a união dos Beatles e do Black Sabbath, que é o que eu acho que nós colocamos no Nirvana. Mas eu não acho que já tinha sido feito com tanto sucesso até esse disco, e, em particular, essa canção. Ele era muito mais sofisticado do que qualquer coisa que uma das outras bandas de Seattle estavam fazendo. Foi grande."
"Soundgarden foi a primeira banda a sair de Seattle, a primeira banda a fazer sucesso, a primeira banda a fazer negócios com grandes gravadoras na cena underground", diz ele. "Eles foram a primeira banda a escrever uma canção como 'Black Hole Sun'. E esse registro realmente levantou a moral de todos. Ninguém tinha uma voz como Chris. Ninguém tocou bateria como Matt. Eles eram uma banda incrível. Vinte anos depois, esse é um daqueles discos que eu honestamente sinto que o seu filho ou filhos de seus filhos vão descobrir e dizer, "Uau, pai, você sabia sobre a banda Soundgarden?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps