Ceará: quem não tem ForCaos caça com Rock Cordel

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Cunha, Fonte: Diário do Nordeste
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Programação da 8ª edição do evento, anunciada pelo CCBNB, mostra a diversidade da produção roqueira local

Já noticiamos por aqui: em 2014 não vai ter ForCaos. O mais tradicional festival de heavy metal cearense foi realizado ininterruptamente durante 15 anos. O motivo para não acontecer este ano foi bem simples: dívidas provocadas pelo atraso nos pagamentos (ainda não executados) pela Prefeitura de Fortaleza das edições realizadas em 2013 e 2011; e do Musicativa 2012 (série de eventos realizados com o apoio da gestão municipal), todos com a participação da Associação Cearense do Rock (ACR), promotora do ForCaos. Entretanto, engana-se quem pensa que Fortaleza não teria evento à altura para preencher a lacuna.

Foi divulgada na última quarta-feira, dia 11, a programação do Festival Rock Cordel. Atenção: não confundir com a ação homônima semanal do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O evento será realizado, na sede da instituição, entre os dias 16 e 26 de julho.

O evento anual também é aguardado ansiosamente pelos headbangers, principalmente pelos mais jovens, e há muito entrou no calendário roqueiro da cidade, por isso a falta sentida por muitos quando o Rock Cordel não foi realizado em janeiro deste ano - depois de uma enxugada na programação da edição do ano passado -, devido ao período de indefinição e a posterior transferência de sede do CCBNB, que saiu da Rua Floriano Peixoto para a Rua Conde D'Eu, ambas no Centro.

Analisando a programação, pode-se destacar o rigor da escolha de bandas. Esta foi, de longe, uma das seleções mais criteriosas já feitas para o evento, ou seja, valeu a espera de quase sete meses para poder conferir o line-up deste ano. Os dias e os horários de apresentações das bandas serão divulgados em breve pelo centro cultural.

Seleção


Reunindo 65 atrações musicais, 20 delas fora do Estado, o evento é uma síntese do que há de melhor na cena roqueira cearense. Uma das características do evento era dar espaço para os primeiros shows de bandas iniciantes. Era, já que a edição deste ano só tem "macaco velho".

São grupos com registros gravados e que há tempos lutam por espaço no cenário alternativo e underground alencarino. Além das bandas cearenses, representantes das cenas de outros estados brasileiros, quase todos nordestinos, também subirão aos palcos do próprio CCBNB e do Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuca) do Jangurussu, Mondubim e Barra.

Estados

Entre as bandas selecionadas, o destaque fica para as do Rio Grande do Norte, estado com uma cena stoner rock bastante ativa e em atual efervescência cultural. Das bandas que passam por aqui, Damage Divisions e Monster Coyote já são nomes conhecidos de quem frequenta o underground local. Apesar da boa seleção de bandas, a ausência de Far From Alaska - talvez o grupo brasileiro com o trabalho mais interessante nos últimos tempos - é notada. Bem que eles também poderiam ter entrado nessa leva de grupos potiguares deste ano.

Maranhão também não fica atrás quanto à qualidade dos grupos. É de lá a banda de thrash metal JackDevil, um dos principais expoentes da autointitulada "nova onda do heavy-metal brasileiro", movimento de músicos inspirado no "new wave of british heavy-metal", que revelou ao mundo bandas como Iron Maiden e Def Leppard. Outros nomes de destaques são as bandas Royal Dogs e Boy Bad News, essa última inclusive já se apresentou em Fortaleza durante um show quase secreto.

Dois em um

Um detalhe curioso é que a seleção de bandas passou pelo critério de Amaudson Ximenes, fundador do Forcaos e presidente da ACR. Mesmo com a não realização do tradicional festival de rock, o ForCaos encontra eco no evento do CCBNB.

Também integraram a força-tarefa para uma lista tão interessante André Marinho, coordenador de programação musical do CCBNB - que selecionou as bandas de fora do Estado -, e Fernando Pessoa, figura carimbada, e quase histórica, da cena roqueira cearense.

Mais informações:

8º Festival Rock Cordel. De 16 a 26 de julho no Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D'Eu, 560, Centro. Entrada gratuita. Telefone: (85) 3464-3108.
Lista de bandas que tocam no evento:

-Ceará
Faces of War
Intrusor
Dynamite
Sethirus
Agressive
Assalto ao Céu
Sonar 85
The Pulse Rocking Band
Killer Queen
Vatz
Plastique Noir
It Girl
Skin Risk
Capitão Eu e os Piratas Vingativos
Os Donos do Circo
Ripnólia
Rubber Soul
Cocaine Cobra
Facada
Blasfemador
Verônica Decide Morrer
Electrocactus
Mr. Kapruk
Salt
Voris Vulgar
Archad
Same Old Shit
Dance of Eternity
Glauco King and The West Wolves
Devil's Drink
Caco de Vidro
Wherever
85 Decibeis
Palco de Ilusões
Euthanasia
Januei
Nfúria
Violência Sonora
The Good Gardem
Sobre o Fim
Soul in Agony
As Thy Death
Sátiros
Agony
Tubo na Batera

-Alagoas
Baztian
Necro

-Bahia
The Honkers
Novelta
Os Jonsóns

-Maranhão
Royal Dogs
Jack Devil
Redbeer Club
Soulvenir Boys
Bad News

-Piauí
Marlon e os Brandos
Megahertz
V-Road
Narguilé Hidromecânico
Taiguara Bruno

-Rio de Janeiro
Maldita

-Rio Grande do Norte
Dame Division
Talma 7
Gadelha Bones
Infraction Monster Coyote

Por: Leonardo Bezerra - Repórter.


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

AC/DC: isso sim é uma bela estrada para o infernoAC/DC
Isso sim é uma bela estrada para o inferno

Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosAxl Rose
A primeira ficha policial aos 18 anos


Sobre Ricardo Cunha

Editor no site Esteriltipo - Marketing de Conteúdo.

Mais matérias de Ricardo Cunha no Whiplash.Net.

adGoo336