Ceará: quem não tem ForCaos caça com Rock Cordel
Por Ricardo Cunha
Fonte: Diário do Nordeste
Postado em 02 de julho de 2014
Programação da 8ª edição do evento, anunciada pelo CCBNB, mostra a diversidade da produção roqueira local
Já noticiamos por aqui: em 2014 não vai ter ForCaos. O mais tradicional festival de heavy metal cearense foi realizado ininterruptamente durante 15 anos. O motivo para não acontecer este ano foi bem simples: dívidas provocadas pelo atraso nos pagamentos (ainda não executados) pela Prefeitura de Fortaleza das edições realizadas em 2013 e 2011; e do Musicativa 2012 (série de eventos realizados com o apoio da gestão municipal), todos com a participação da Associação Cearense do Rock (ACR), promotora do ForCaos. Entretanto, engana-se quem pensa que Fortaleza não teria evento à altura para preencher a lacuna.
Foi divulgada na última quarta-feira, dia 11, a programação do Festival Rock Cordel. Atenção: não confundir com a ação homônima semanal do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O evento será realizado, na sede da instituição, entre os dias 16 e 26 de julho.
O evento anual também é aguardado ansiosamente pelos headbangers, principalmente pelos mais jovens, e há muito entrou no calendário roqueiro da cidade, por isso a falta sentida por muitos quando o Rock Cordel não foi realizado em janeiro deste ano - depois de uma enxugada na programação da edição do ano passado -, devido ao período de indefinição e a posterior transferência de sede do CCBNB, que saiu da Rua Floriano Peixoto para a Rua Conde D'Eu, ambas no Centro.
Analisando a programação, pode-se destacar o rigor da escolha de bandas. Esta foi, de longe, uma das seleções mais criteriosas já feitas para o evento, ou seja, valeu a espera de quase sete meses para poder conferir o line-up deste ano. Os dias e os horários de apresentações das bandas serão divulgados em breve pelo centro cultural.
Seleção
Reunindo 65 atrações musicais, 20 delas fora do Estado, o evento é uma síntese do que há de melhor na cena roqueira cearense. Uma das características do evento era dar espaço para os primeiros shows de bandas iniciantes. Era, já que a edição deste ano só tem "macaco velho".
São grupos com registros gravados e que há tempos lutam por espaço no cenário alternativo e underground alencarino. Além das bandas cearenses, representantes das cenas de outros estados brasileiros, quase todos nordestinos, também subirão aos palcos do próprio CCBNB e do Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuca) do Jangurussu, Mondubim e Barra.
Estados
Entre as bandas selecionadas, o destaque fica para as do Rio Grande do Norte, estado com uma cena stoner rock bastante ativa e em atual efervescência cultural. Das bandas que passam por aqui, Damage Divisions e Monster Coyote já são nomes conhecidos de quem frequenta o underground local. Apesar da boa seleção de bandas, a ausência de Far From Alaska - talvez o grupo brasileiro com o trabalho mais interessante nos últimos tempos - é notada. Bem que eles também poderiam ter entrado nessa leva de grupos potiguares deste ano.
Maranhão também não fica atrás quanto à qualidade dos grupos. É de lá a banda de thrash metal JackDevil, um dos principais expoentes da autointitulada "nova onda do heavy-metal brasileiro", movimento de músicos inspirado no "new wave of british heavy-metal", que revelou ao mundo bandas como Iron Maiden e Def Leppard. Outros nomes de destaques são as bandas Royal Dogs e Boy Bad News, essa última inclusive já se apresentou em Fortaleza durante um show quase secreto.
Dois em um
Um detalhe curioso é que a seleção de bandas passou pelo critério de Amaudson Ximenes, fundador do Forcaos e presidente da ACR. Mesmo com a não realização do tradicional festival de rock, o ForCaos encontra eco no evento do CCBNB.
Também integraram a força-tarefa para uma lista tão interessante André Marinho, coordenador de programação musical do CCBNB - que selecionou as bandas de fora do Estado -, e Fernando Pessoa, figura carimbada, e quase histórica, da cena roqueira cearense.
Mais informações:
8º Festival Rock Cordel. De 16 a 26 de julho no Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D'Eu, 560, Centro. Entrada gratuita. Telefone: (85) 3464-3108.
Lista de bandas que tocam no evento:
-Ceará
Faces of War
Intrusor
Dynamite
Sethirus
Agressive
Assalto ao Céu
Sonar 85
The Pulse Rocking Band
Killer Queen
Vatz
Plastique Noir
It Girl
Skin Risk
Capitão Eu e os Piratas Vingativos
Os Donos do Circo
Ripnólia
Rubber Soul
Cocaine Cobra
Facada
Blasfemador
Verônica Decide Morrer
Electrocactus
Mr. Kapruk
Salt
Voris Vulgar
Archad
Same Old Shit
Dance of Eternity
Glauco King and The West Wolves
Devil's Drink
Caco de Vidro
Wherever
85 Decibeis
Palco de Ilusões
Euthanasia
Januei
Nfúria
Violência Sonora
The Good Gardem
Sobre o Fim
Soul in Agony
As Thy Death
Sátiros
Agony
Tubo na Batera
-Alagoas
Baztian
Necro
-Bahia
The Honkers
Novelta
Os Jonsóns
-Maranhão
Royal Dogs
Jack Devil
Redbeer Club
Soulvenir Boys
Bad News
-Piauí
Marlon e os Brandos
Megahertz
V-Road
Narguilé Hidromecânico
Taiguara Bruno
-Rio de Janeiro
Maldita
-Rio Grande do Norte
Dame Division
Talma 7
Gadelha Bones
Infraction Monster Coyote
Por: Leonardo Bezerra - Repórter.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Paul McCartney explica porque se recusa a tirar fotos com seus fãs hoje em dia
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
O motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley
A música do Metallica em que James mete o pé e fala sobre uma de suas grandes paixões
A triste história por trás de "Gimme Shelter", clássico dos Rolling Stones

O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
As regras do Black Metal
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
"O fim de nossa carreira está próximo", diz Steve Harris, líder do Iron Maiden
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira



