Blog Rockrônico: Coverdale - Um ícone
Por Blog Rockrônico
Fonte: Blog Rockrônico
Postado em 30 de setembro de 2014
Com uma extensa carreira, tendo lançado diversos álbuns no Deep Purple, Whitesnake e em sua carreira solo, David Coverdale é certamente um dos grande ícones do rock.
Em atividade desde 1973, oficialmente, David manteve uma estabilidade profissional poucas vezes vista, ficando desde aquela época por muito pouco tempo sem produzir músicas novas ou lançar algo. Além de demonstrar grande talento como compositor, sua qualidade vocal e timbre bem próprio formam desde aqueles tempos um conjunto artístico completo. Mas a despeito de sua imensa contribuição musical, o mesmo sempre foi bastante subestimado por aqueles que não apreciaram suas músicas. E aqui já se está abordando uma questão mais delicada, na qual deve-se separar o gosto musical de uma avaliação imparcial a respeito do artista.
Talvez pela aparência de bom moço e o fato de não ter-se envolvido em escândalos durante sua carreira, Coverdale nunca passou a imagem de rockstar ou metaleiro comedor de lixo que se esperava. As letras de suas canções costumam abordar temas como "amor" e "relacionamentos" de uma maneira mais romantizada, sem aquele apelo sexual comum ao hard rock, o que na realidade só reforça a finesse de sua origem britânica. A elegância e o jeito um pouco mais comportado do Whitesnake, em meio a toda a turbulência do movimento Glam Metal e Hard Rock que dominava os USA na década de 80, faziam com que David parecesse uma peça distante daquele quebra cabeça, por vezes até mesmo ficando de fora do jogo. Isso tudo, no entanto, não foi suficiente para diminuir o sucesso de sua música.
Whitesnake é um marco do hard rock, uma banda com seu próprio estilo fugindo de todos os clichês do gênero. Contendo um vocalista poderoso que não apelava apenas para os agudos constantes, parcerias com músicos do porte de Steve Vai, Rudy Sarzo e Cozy Powell, entre outros de alto gabarito, sempre mantendo o charme que convinha ao estilo.
Ademais, é quase inacreditável quando se nota o fato de David ainda cantar tão bem quanto antigamente. É óbvio que sua voz envelheceu, mas ele soube se adaptar a isso e continua cantando muito bem mesmo nos dias de hoje, sendo que Whitesnake ainda lançou álbuns em 2011 e 2008 e continua fazendo shows com certa frequência. De quantas bandas de sucessos do passado ainda se pode ter tanto orgulho? Quantos são os grandes artistas das décadas de 70 e 80 que ainda se mantém de pé e com a mesma qualidade? Existem alguns, mas são poucos, e Coverdale é um deles.
Agora, para matar a saudade, assista a este show de 1984, época do auge do movimento Hard Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps