Devachan: banda participa do Matéria On Air
Por Gilberto Santana
Fonte: Materia Prima
Postado em 13 de abril de 2015
Gabriel Dias - Vocalista
Bruno - Baterista
Michel - Teclado
Devachan: um novo relacionamento entre pais e filhos que nem Freud explica
Banda de heavy metal do interior de São Paulo é formada pelo pai e seus dois filhos. Nada convencional, cotidiano da família inclui sessões de gravações e shows ao vivo
"Vai cortar esse cabelo!". "Abaixa esse som, moleque!". "Quando você vai deixar de ouvir essa música do diabo e procurar um emprego?".
Essas são expressões que qualquer metaleiro ouviu de seus pais em algum momento da vida.
De estranhar seria ouvir de seu pai: "Vamos, meninos, estamos atrasados pro ensaio da nossa banda."
Mas não é que uma situação como essa realmente existe!

A banda de heavy metal paulista Devachan traz em sua formação o pai e baixista, Daniel Dias, e seus dois filhos, Leandro Dias (guitarra) e Gabriel Dias (vocalista). E a relação existente entre eles é tão diferente que nem o pai da psicanálise explicaria.
Conceitualmente, a Devachan teve origem 30 anos atrás quando Daniel escreveu suas primeiras letras. O material ficou guardado até 2010 quando Gabriel e Leandro decidiram formar uma banda. A decisão de usar as letras do pai e tê-lo como baixista do grupo foi óbvia, por mais que pareça o contrário.
"Um dos motivos de termos criado a Devachan foi o de mostrar essas letras do meu pai que estavam escondidas", conta o vocalista Gabriel Dias. "Como nosso berço era o heavy metal, mergulhamos nisso de cabeça. Convidamos o nosso pai Daniel para ser o baixista por razões óbvias, mas sobretudo pelo fato de ele ser um ótimo músico e de muita experiência".

Carinhosamente apelidado pelos filhos e demais companheiros de banda como "Tiozinho", Daniel relembra como foi receber o convite dos filhos.
"Bom, não foi um convite, mas uma intimada. Lembro que meus filhos me falaram: - Chega de cover, vamos tocar músicas próprias, as suas músicas! Aquilo foi genial, me senti voltando no tempo quando eu compunha para bandas de amigos que participavam de festivais. Entrei de cabeça sem pensar se daria certo ou não, pois a alma e o coração já estavam envolvidos. Foi um presente que vai ficar para sempre."
A rotina de uma família convencional não tem nada a ver com a de uma família como a dos membros do Devachan que incluem compromissos de ensaios, shows e gravações.
"O nosso relacionamento, na banda ou fora dela, nunca foi o convencional de pais e filhos", diz Daniel. "Sempre os tratei como se fossem meus amigos, algumas vezes ensinando e em outras aprendendo, e hoje colho os frutos dessa educação. A diferença de idade também nunca foi um problema. Enquanto alguns amigos deles nunca quiserem a presença de seus pais em alguns lugares, eles, ao contrário, sempre me quiseram participando de tudo, nunca se sentiram envergonhados com minha presença e vice-versa. Isso incluiu os momentos de backstage e de festa que rolam após os shows da banda".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Leandro Dias, guitarrista da banda, confirma a eficácia do modelo de educação recebido pelo pai (e amigo) Daniel.
"Meu pai sempre foi muito mais como um amigo mesmo. Nunca julgou nossas ações, sempre resolvemos as coisas na conversa. Foi tudo sempre uma troca de conhecimento e experiências. Isso inclui a parte musical da banda também."
Bruno Caresia (bateria) e Michael Veríssimo (teclados) completam a formação do Devachan. Para Bruno, tocar numa banda formada por pai e filhos é como conviver em família. Literalmente.
"O Daniel basicamente nos adotou também. Tenho por ele o mesmo respeito que tenho com o meu próprio pai".
Nos últimos meses a Devachan ganhou as páginas dos principais sites e revistas de música do país. O primeiro registro da banda em estúdio, a Demo-EP "Andarilho", recebeu consideráveis elogios de alguns jornalistas, como foi o caso do poeta e escritor Luiz Barata Cichetto que declarou, em crítica publicada na edição #03 da revista Gatos e Alfaces, que o Devachan "mostra ótima capacidade musical" e que "as músicas são excelentes".
Outro que teceu elogios ao grupo foi o jornalista Anderson Nascimento do site Galeria Musical. Em texto sobre a Demo-EP, declarou que o Devachan tornou "possível ser uma banda brasileira de Heavy Metal e cantar letras em português com qualidade, sem parecer forçado ou bizarro".

Empolgados com os resultados, Daniel, seus dois filhos, além de Bruno e Michael já estão em processo de pré-produção daquele que será o disco oficial de estreia do Devachan. Ainda sem título definido, o trabalho deverá reunir 10 faixas inéditas, todas cantadas em português, entre elas "Regeneração" e "Eis A Questão".
O disco está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2015. Sem atrasos, sob ameaça de vários puxões de orelha do Tiozinho. J
Mais Informações:
http://www.bandadevachan.net
http://www.facebook.com/banda.devachan
http://www.youtube.com/devachanoficial
http://www.twitter.com/devachanoficial
http://www.soundcloud.com/devachanoficial

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Wendy Dio revela o que havia no cofre do marido que ninguém sabia que existia
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
O critério que Angra adotou para escolher Alírio Netto, segundo Felipe Andreoli
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Estúdio onde Iron Maiden gravou "The Number of the Beast" corre risco de demolição
Kiss fará dois shows "unmasked" em novembro de 2026
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
Bruce Dickinson escolhe a maior música que já escreveu
Robert Plant lista bandas que imitaram o Led Zeppelin do jeito que deve ser: "Estão acertando"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor do que "Bohemian Rhapsody"

Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
O hit do Pink Floyd que foi última canção escrita por Roger Waters e David Gilmour juntos
Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"
A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal

