Matérias Mais Lidas


Marketing digital: entrevista com o criador do palco digital

Por Fernando Moraes
Postado em 29 de maio de 2015

Soundcloud, Palco Mp3, Reverbnation, página no Face. É praticamente inimaginável que uma banda autoral não utilize uma ferramenta destas ou outras para promover seu trabalho. Mas, na opinião consultor em Marketing Digital Vinícius Soares apenas isto não é suficiente para impulsionar o trabalho dos artistas, em uma época democrática, mas em que a atenção do público é cada vez mais dispersa. Criador da plataforma virtual Palco Digital, ele desenvolveu um programa de treinamento para bandas que conseguiram turnês pela América Central ou participam de grandes eventos e festivais. Em entrevista exclusiva para minha coluna no Whiplash.Net, Vinícius fala sobre o que quem está na estrada deve saber para conseguir o reconhecimento desejado.
O que as novas bandas precisam entender que mudou, em relação às antigas estratégias de marketing e distribuição para as novas, com a democratização da internet e disseminação das redes sociais?

Vinícius: O comportamento das pessoas mudou e está mudando. O mundo está mudando. As pessoas não estão aptas a doar seu tempo, seu bem mais precioso, para consumir algo que não lhes agregue valor. Antes, bastava vermos um teaser anunciando uma banda nova, em algum site, uma foto bacana, que já bastava para querermos. A oferta hoje é muito alta e o tempo é praticamente nulo para se dar atenção a alguma coisa que não cative seu interesse. Cito sempre o exemplo daquela camisa que você compra quando vai a um show de rock. Dificilmente você compra um objeto como esse apenas porque a malha é boa, o preço é barato ou coisa desse tipo. Na maior parte das vezes, você compra porque quer se lembrar daquele momento, daquele dia em que você viu a sua banda preferida. Quer eternizar o valor que o show gerou pra você (felicidade, prazer etc). Ou seja, aquela simples camisa representa algo pra você e por isso você compra. Os valores são a nova moeda de compra e venda. Com tantas bandas, artistas, não é pelo fato do músico ter um grande talento ou ter um grande disco que ele será notado. Se ele não transparecer um valor sincero que atraia o público para um relacionamento mais próximo, dificilmente ele será ouvido. E a internet é o melhor campo para você nutrir isso hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O que é, quando e como surgiu o palco digital?
Vinícius: O Palco Digital é um projeto pioneiro focado em Alavancar a Carreira de Músicos através de um Conhecimento Estratégico de Marketing Digital. O trabalho se baseia em repassar a bandas, conhecimentos sobre Marketing Digital centrados em seu nicho, para que possam extrair resultados para suas carreiras. Fala-se muito sobre a internet e que por ela é possível conquistar espaço, público e oportunidades, mas, vemos isso muito pouco na prática justamente pela falta de conhecimento em como utiliza-la da maneira correta. A ideia surgiu no final de 2014. Sou músico e consultor de Marketing Digital desde 2002 e criei um método passo a passo para aplicar em minha carreira e na de alguns músicos amigos. Deu certo, os resultados apareceram, conseguimos visibilidade e oportunidades. Vi então uma oportunidade de ajudar outros músicos, expandindo o trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Qual a proposta do projeto?
Vinícius: Educar digitalmente o músico com um método avançado de Marketing Digital. Por trás de todo o conteúdo, existe o Curso Palco Digital, que hoje já possui mais de 200 bandas de todo o Brasil (e fora também). Infelizmente se nutre a ideia de que apenas usar ferramentas de redes sociais ou ter presença, basta. Fazer música e divulgar pra todo mundo ou pro maior número de pessoas. Esse é o maior erro. O músico precisa construir uma Base de Fãs e isso se dá através de um relacionamento sólido, criado e cultivado através de ações digitais orquestradas. Além disso é vital que ele aprenda a identificar quem realmente é seu público e direcionar sua música a ele. Isso poupa frustrações e muito dinheiro. É o que o Curso ensina em seus 7 módulos. Os resultados aparecem aos montes, todos os meses. Temos bandas que utilizando esse conhecimento, conseguiram por exemplo, oportunidades para abrir grandes shows de bandas nacionais. Outras estão com pelo menos 5x mais popularidade em seus canais sociais, construíram fã clubes. Outras conseguiram fechar turnês fora do Brasil. Enfim, são esses resultados, essa nova visão, que desejamos expandir para mais gente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Sua organização desenvolve cursos para que bandas consigam exposição maior do que quem não tem este conhecimento das novas formas de comunicação. Como eles funcionam?
Vinícius: Possuímos um treinamento, o Curso Palco Digital. São 7 módulos 100% online, onde mostramos com detalhes o passo a passo para uma estratégia de relacionamento pela internet com seu público alvo para a construção de uma Base de Fãs além do contato com parceiros profissionais. Nele, o músico encontra um conhecimento estratégico, passando pela construção de um posicionamento artístico online, criação de um projeto digital e coloca isso em prática utilizando um método simples, porém, super eficaz. As aulas são pela internet. Após adquirir o curso, o músico recebe em seu e-mail os dados de acesso. Antes de disponibilizarmos o curso para um músico, mostramos a ele uma série de Vídeos Grátis, para que ele entenda o cenário atual e veja a real importância de investir tempo nesse conhecimento. São 4 aulas que agregam muito valor, onde ele aprende a importância do Relacionamento, Persuasão e Valores para sua Divulgação. O link para a série é
http://www.opalcodigital.com.br/4pilares/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Cite bandas que conquistaram espaço considerável que já contaram com seu trabalho.
Vinícius: Temos vários casos legais, quatro pra resumirmos aqui: Texas Hammer (facebook.com/texashammer) - Uma banda de country rock de São Paulo que além de ampliar sua popularidade em redes sociais, conseguiu fechar uma turnê pela América Central. Armada (facebook.com/bandaarmada) - Triplicou sua base de fãs e possui hoje fã clubes começando a nascer por vários estados. Victor Mota(facebook.com/victormotamusic) - Músico formado em Berklee, teve seu single divulgado nos principais veículos de imprensa (Rádio, Jornal e TV) do Ceará. Irá para São Paulo iniciar a divulgação do primeiro disco. Black Betty (facebook.com/blackbettybrasil) Aumentou seu número de shows em mais de 50% além de abrir shows de grandes artistas como a banda Dr. Sin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Qual o critério de seleção das bandas (qualidade, vídeos editados, sonoridade)?
Vinícius: O critério é o MINDSET. Se a banda ou o músico não compreende que através de uma estratégia digital ele pode alavancar sua carreira ele passa longe da gente.

Qual o critério para exibição das bandas (por : os mais votados ficam em evidência)? Existem mecanismos neste sentido?
Vinícius: Em nossa Fan Page exibimos geralmente artistas que julgamos ter potencial de serem compartilhados. Temos alguma experiência nisso e sabemos o que um vídeo (e música) precisa conter para atrair atenção. E quando atrai atenção, atrai reação e consequentemente, popularidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Qual o alcance já conquistado pelo projeto?
Pelo Facebook já alcançamos aproximadamente 300.000 músicos com nosso conteúdo. Mensalmente, nosso site tem 10.000 visitas.

Ao ver o site, é possível identificar que ainda faltam alguns passos a serem finalizados. Quais são eles? Quando o site estará totalmente pronto?
Vinícius: O site está sendo reformulado, mas basicamente, teremos uma área para mais conteúdo educativo e entrevistas com músicos e profissionais da área. Acredito que ainda este ano teremos um novo layout e mais áreas de conteúdo.

A proposta é apenas virtual ou pretende realizar eventos?
Vinícius: Existe sim o projeto de realizarmos eventos presenciais, uma espécie de "congresso digital" com profissionais focados em Marketing Digital para músicos. O Palco é parceiros de profissionais da área (Como Marcos Choeman, CEO da CD BABY), além do pessoal da CLAP Me. Quero juntar todos eles em um evento presencial, vai agregar muito além de ser bem interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Há possibilidades de realização de coletâneas?
Vinícius: É possível, pensamos em fazer com os membros do Curso Palco Digital.

Propostas de bandas na internet existem aos montes. Qual o diferencial do Palco Digital para se popularizar entre as bandas?
Vinícius: Acredito que o foco, que é único. Não somos uma plataforma ou um aplicativo. Somos um dos poucos (ou o único) projeto focado em gerar resultado para bandas através de Conhecimento Digital com casos comprovados. Buscamos mostrar, mais esse conceito. Acredito piamente que a internet é o caminho para as novas bandas, mas, com tanta capilaridade, tanta oferta, é preciso se diferenciar. Ter uma estratégia digital e saber aplica-la faz toda a diferença.
Saiba mais pelos links:

Série de Vídeos (Os 4 Pilares para o Sucesso com a Internet)
http://www.opalcodigital.com.br/4pilares/landing/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Depoimentos em Vídeo (Curso Palco Digita)
http://www.opalcodigital.com.br/depoimentos/

Info - Curso Palco Digital
http://www.opalcodigital.com.br/4pilares/curso-palco-digital.html

A proposta desta coluna é descobrir maneiras para ajudar as bandas autorais, sobretudo independentes, a conquistarem seu espaço.
Gostou? Tem sugestões?
Entre em contato pelo e-mail ou twitter
[email protected] /@fermoraes
Quer ouvir minha banda?
http://www.soundcloud.com/rotaventura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Fernando Moraes

Jornalista e Relações Públicas, Fernando Moraes é também músico independente, vocalista e guitarrista da banda paulista Rota Ventura. Amante de Rock, de música de qualidade e entusiasta dos artistas autorais, seus artigos falam sobre o cenário do novo Rock Nacional e os desafios daqueles que fazem de tudo para que grandes bandas continuem surgindo e mantendo vivo o estilo de som mais amado de todos os tempos.
Mais matérias de Fernando Moraes.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS