Spotify: mapa mostra as bandas de rock mais ouvidas no Brasil
Por Tiago Abreu
Fonte: Musical Map
Postado em 22 de julho de 2015
O Spofity, conhecida plataforma de música, lançou, nestes dias, o Musical Map: Cities of the World, uma espécie de mapa musical, pontuando as canções mais ouvidas em várias cidades do planeta, incluindo brasileiras.
Enquanto Campo Grande se revela predominantemente sertaneja, e em Belém Wesley Safadão domina as execuções, Porto Alegre é a capital brasileira com a maior quantidade de canções de rock na lista. Grupos como APANHADOR SÓ, CACHORRO GRANDE, CIDADÃO QUEM, TEQUILA BABY, POUCA VOGAL, NENHUM DE NÓS, REAÇÃO EM CADEIA e JÚPITER MAÇÃ figuram a lista dentre músicos da cena gaúcha e intérpretes de outros estados.
O mapa também revelou que há uma tendência bastante forte - e global - de artistas locais se destacarem na lista de suas cidades. A banda SELVAGENS À PROCURA DE LEI, por exemplo, é destaque em Fortaleza, competindo com outros grupos de forró predominantes em todo o nordeste. O grupo de rock psicodélico BOOGARINS, em Goiânia, é outro caso, além do PALAVRANTIGA, em Vitória, SKANK, em Belo Horizonte e VANGUART, em Cuiabá.
Algumas canções, já antigas, também se destacaram nas listas em várias cidades, como "Um Lugar do Caralho" (JÚPITER MAÇÃ), "Me Lambe" (RAIMUNDOS), "Choque Cor de Rosa" (RITA LEE), "Exagerado" (CAZUZA), "A Flor" (LOS HERMANOS), "Pra Você Guardei o Amor" (NANDO REIS) e "Eduardo e Mônica" (LEGIÃO URBANA). As bandas NX ZERO, FRESNO e a cantora PITTY aparecem em listas de capitais de todas as regiões do país.
Algumas capitais da região norte, como Rio Branco (Acre), Palmas (Tocantins), Boa Vista (Roraima), dentre outras, não possuem listas. O mapa também mostra que o sertanejo é maioria no país, representado por duplas como Jorge & Mateus e cantores como Cristiano Araújo, seguido pela música gospel, capitaneado pela cantora folk Marcela Taís e o forró, especialmente, por Wesley Safadão.
Você pode conferir o mapa neste link:
https://eliotvb.cartodb.com/viz/971d1556-0959-11e5-b1a4-0e9d821ea90d/public_map
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
43 roqueiros que morreram em 2026, segundo a Loudwire
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A diferença dos fãs de metal nos EUA e Europa e no Brasil, segundo produtor do ProgPower
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Todos os discos do Van Halen gravador por Sammy Hagar, do pior ao melhor, segundo o CRH
Após 17 anos de queda, buscas por guitarra no Brasil voltam a crescer no Google
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"


Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
As únicas três bandas que igualaram o impacto dos Beatles, segundo Pete Townshend
Roger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
Quando Roberto Carlos foi alfinetado por Raul Seixas, mas o Rei gostou do que ouviu
Iron Maiden: pastor evangélico tem 172 tatuagens da banda


