Jason Newsted: Ele acha que Lemmy de certa forma o salvou
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 22 de janeiro de 2016
Desde que encerrou todas suas contas em redes sociais em setembro de 2014, JASON NEWSTED manteve-se em silêncio até ressurgir em uma entrevista de 2016 discutindo o falecimento do líder do MOTÖRHEAD, LEMMY KILMISTER. Seu sumiço também marcou o fim de sua banda mais recente, a NEWSTED, e não se sabia muito mais sobre o músico, tanto artística como particularmente.
Conversando com o programa de rádio Ozzy's Boneyard, transmitido nos EUA pelo canal SiriusXM, Newsted refletiu sobre a influência que Lemmy teve sobre seu modo de tocar e sobre os encontros que teve com o finado baixista durante seu período no METALLICA. "Eu tive umas duas experiências muito boas, genuínas, com Lemmy", ele começou. "Não passei muitas horas com ele, mas as que passei foram muito poderosas – pelo menos pra mim."
Citando um dos momentos mais únicos, ele continuou, "Tipo quando fizemos os Lemmys – o Metallica se rebatizou como Lemmys para tocar na festa de 50 anos dele em Los Angeles, coisas desse tipo. Houve certos momentos que foram muito especiais para todos nós, eu acho."
Newsted quis sair do lugar comum e decidiu juntar-se à montanha de tributos, com músicos citando músicas e discos, e acrescentou, "Mas ele era uma parte tão grande de nós, de todas as bandas em que já estive." Comentando sobre como Lemmy o influenciara pessoalmente, ele declarou, "E especialmente como um baixista que tocava com palheta e tudo mais, ele foi meio que meu salvador de certo modo, porque sempre implicavam comigo porque as pessoas acham que eu deveria tocar com meus dedos e eu não tocava, e ele tornou isso aceitável, e de algum modo isso foi algo muito especial para mim lá atrás. Foi assim que ele me impactou."
Newsted ainda discorreu mais sobre seu estilo de tocar, entrando em detalhes sobre a passagem dos dedos para a palheta. Ele afirma que ele tocava com os dedos no começo, mas uma grave lesão em um de seus dedos o levou a incorporar o uso da palheta. Apesar de a técnica ser amplamente demonizadas por baixistas mais puristas [e pobres, e malsucedidos, e que tocam em bares para 12 pessoas, que nunca venderão mais do que 100 discos, etc], Lemmy também era adepto da técnica, o que deixou Newsted mais à vontade com a mudança. Ele também plugava seu baixo em amplificadores de guitarra porque eles sempre estavam mais disponíveis em todo lugar, o que acrescentou em similaridade a Kilmister.
Quando perguntado sobre a primeira vez em que se encontrou com Lemmy, Newsted lembrou de uma história engraçada. Depois de sua primeira turnê com o Metallica, ele e o resto da banda foram assistir ao Motörhead na Califórnia. Ele disse, 'E os caras do Metallica já conheciam Lemmy, e ele já conhecia os caras, e ele chamava James de 'Jimmy' e coisas do tipo, só pra zoar com ele, porque ele não gostava de ser chamado assim. Mas eu estava muito animado em conhecer Lemmy, eu estava muito empolgado, porque ele era meu herói, cara. E os caras ficavam dizendo tipo, 'Vamos te apresentar a ele, cara, nós vamos te apresentar. Mas chegamos lá e eu estava simplesmente sem palavras, mas fui até ele e me apresentei. Eu disse, 'Sou Jason Newsted, estou tocando baixo no Metallica agora'". E Lemmy respondeu, 'Eu sei quem você é, seu bichona!', desse jeito. [risos] Eu nunca vou esquecer dessas palavras, cara… nunca. "
Morte de Lemmy Kilmister
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A controversa música "pró-Israel" gravada por Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"

Ozzy para Lemmy: nos veremos do outro lado
Lemmy, um dos principais motivos da existência do Metallica
Lemmy: Bill Ward, Kiko Loureiro, Zakk Wylde e Lita Ford comentam morte
Regis Tadeu: "Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"
Mikkey Dee: "O Motorhead acabou, claro. Lemmy Era o Motorhead."
Lemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha
Motorhead: Dave Grohl fez tatuagem em homenagem a Lemmy
Lemmy: a emocionante despedida de seu amigo Slash
Lemmy: Dave Grohl se despediu do grande amigo chorando
Lemmy Kilmister: imortalizado como personagem de GTA V
Metallica lê as avaliações mais negativas do "Black Album" na Amazon
A banda que fez James Hetfield lembrar do vocalista que o Metallica tentou contratar
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford


