Ardanuy: O que falta aos brasileiros para um status maior internacional?
Por Artur de Figueiredo
Fonte: Robinho Gate
Postado em 21 de julho de 2016
Edu Ardanuy, ex-guitarrista do DR SIN, em um dos seus WorkShops pelo país, em Volta Redonda, em 2012, não titubeou em responder algumas perguntas, e literalmente, soltou o verbo.
A pergunta: "O que falta para os guitarristas brasileiros para
conseguirem alcançar um status maior em termos internacional, tipo G3"?
Ardanuy, responde: "falta o brasileiro acreditar nisso o que você está falando. Se desse um gringo em Cumbica com o sobrenome ou primeiro nome John, pra tocar blá, blá... com ingresso a 300 reais, em 2 semanas, o ingresso se esgota. Aí vem o cara que está trabalhando há 25 anos no Brasil e a molecada pra pagar 15 pratas, pensa 25 vezes. Vai perguntar se tem algum ingresso sobrando para o IRON MAIDEN, os caras vendendo ingresso a 300 paus.
O músico ainda enfatiza a questão do patriotismo. "O brasileiro tem que parar com essa história de se ‘americanizar’. Tem quer ser mais nacionalista. A questão do brasileiro não ter o mesmo status de qualquer gringo é pelo fato, do músico brasileiro não ser valorizado dentro do seu próprio país. Tenta convencer um americano que tem algum guitarrista melhor que eles, o cara vai rir da sua cara. Tenta convencer um inglês que exista um guitarrista melhor que eles, vão rir da sua cara. Agora, tenta o brasileiro convencer que o guitarrista daqui é bom, o mesmo vai rir da sua cara".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Alter Bridge, um novo recomeço
Kreator lança "Krushers of the World", seu novo disco de estúdio
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
The Vintage Caravan cancela turnê latino-americana com 9 shows no Brasil
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O dia em que Robert Plant chorou assistindo Jimmy Page tocando com outra banda
Thrash metal: cinco discos essenciais para quem quer descobrir o estilo
Como Jack Black convenceu o Led Zeppelin a ceder "Immigrant Song" para Escola de Rock


Dr. Sin: "O motivo da banda parar nunca foi mercado, foi interno"



