Morre o cantor Belchior, aos 70 anos
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: O Povo
Postado em 30 de abril de 2017
Ao falar de BELCHIOR não pensamos exatamente em uma figura do mundo do rock, da forma como estamos acostumados a ver aqui no Whiplash.net, mas o folk de suas canções, as contestações de suas letras, suas manias e até o seu desaparecimento fizeram dele uma alma absolutamente roqueira, muito mais que boa parte das bandas assumidamente roqueiras, assim como uma influência para um sem número de artistas que frequentam nossas páginas.
As paralelas parecem finalmente ter se cruzado na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Um dos maiores nomes da música cearense, nordestina, brasileira, latino-americana sem dinheiro no bolso, partiu desse planeta. Sua voz grave, mais angustiada que o goleiro na hora do gol, já calada há tanto tempo, não mais sairá de baixo de seu característico bigode. E o sonho de revê-lo junto a FAGNER e EDNARDO termina aqui.
Belchior tinha 70 anos, faleceu em Santa Cruz do Sul-RS. O corpo deve ser levado a Fortaleza, no Ceará, ainda neste sábado, 30/04. O sepultamento acontecerá em Sobral, sua terra natal.O governador Camilo Santana decretou luto oficial de três dias no Estado em nota oficial:
"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias."
Ouça abaixo "Alucinação", clássico de BELCHIOR, na voz de Humberto Gessinger, com os ENGENHEIROS DO HAWAII.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


Kenny Morris, baterista dos primeiros discos do Siouxsie and the Banshees, morre aos 68 anos
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Em 16/08/1938: Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de blues


