Nirvana: Dave revela por quê a banda estava "fraturada" em 1992
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 18 de setembro de 2017
O ex-baterista do NIRVANA, Dave Grohl, foi entrevistado pela revista Mojo e falou sobre o lendário desempenho da sua ex-banda no Reading Festival/1992 (Inglaterra), exatamente há 25 anos atrás:
"Muita coisa aconteceu nos 12 meses desde que tocamos no Reading Festival em 1991, quando ainda nem éramos conhecidos e fomos a 2ª ou 3ª banda a se apresentar no começo daquela tarde... Nós tivemos esses altos e incríveis momentos, assim como alguns períodos de baixa. Kurt estava na clínica de reabilitação e por isso não nos apresentamos e nem ensaiamos em certas épocas no ano de 1992. Kurt estava morando em Los Angeles e Krist (baixista) e eu estávamos morando em Seattle. A banda ficou fraturada de certa forma... Eu e Krist esperávamos voltar a tocar para participar do festival em 1992 e sem nenhum ensaio, nós realmente nos apresentamos e foi um dos melhores shows do NIRVANA na minha opinião".
A filha de Kurt Cobain e Courtney Love, Frances Bean Cobain, havia nascido menos de 02 semanas antes dessa histórica apresentação em meio a acusações sobre o uso rígido de drogas do casal - mais notoriamente por uma matéria de capa da revista Vanity Fair publicado no início daquele mês.
Comentários nos bastidores do festival apontavam que o NIRVANA não iria se apresentar, devido à escandalosa e falsa notícia da revista Vanity Fair de que Courtney estava injetando heroína em plena gravidez, cujo bebê havia nascido deformado e deixado no banco de trás de um táxi - além dos rumores da saúde debilitada de Kurt. Por isso que Kurt entrou no palco sendo empurrado numa cadeira de rodas e vestido com um jaleco de paciente hospitalar, só para tirar aquela "palha".
Dave continuou: "Lembro-me de esbarrar nas pessoas que estavam nos bastidores do festival que me perguntavam: ‘O que você está fazendo aqui?’. E eu respondia: ‘Nós somos a porra de headliner do festival!’ As pessoas então falavam: ‘O quê? Eu pensei que vocês haviam cancelado a participação!' Me lembro de ter pensado, tipo: ‘Mas que porra está acontecendo aqui?’"
O Reading Festival de 1992 foi realizado em Agosto e o NIRVANA não se apresentava e nem ensaiava desde Junho daquele ano, após uma rápida turnê por 10 países em lugares como Irlanda, Espanha e países da Escandinávia - para suprir as datas canceladas quando estavam promovendo o clássico álbum "Nevermind" (2º disco, lançado em Setembro/1991). Estes shows são raros de se achar e muito cobiçado pelos fãs mais assíduos. Antes disso, a última apresentação da banda havia sido em Fevereiro/1992.
Para participar deste festival, Kurt aceitaria sob 01 condição: somente se ele escolhesse as principais e outras bandas para tocar no evento. Entre os artistas e grupos que contribuíram para o line-up à pedidos de Kurt, estavam: NICK CAVE, L7, MELVINS, PAVEMENT, EUGENIUS, TEENAGE FANCLUB, SCREAMING TREES, PJ HARVEY, PUBLIC ENEMY, SMASHING PUMPKINS, ROLLINS BAND, SHONEN KNIFE, URGE OVERKILL, MUDHONEY e outras...
Confira a performance "zoada" (pra variar) neste festival da clássica música "Smells Like Teen Spirit", de quando a banda já não aguentava mais ter que tocá-la sempre em todos os shows:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner


Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Nirvana: a frase que mudou a história da música
Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Zeca Camargo revela que presenciou Nirvana compor clássico na sua frente
Kurt Cobain responde com qual integrante dos Beatles ele mais se identificava


