Folk Metal: lançamentos do semestre
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 07 de junho de 2018
O folk metal é um subgênero do HM que tem me surpreendido deveras. Confesso que quando recebo o material de uma banda nova, se for folk, eu pulo a fila de bandas a resenhar e escuto primeiro.
É claro que há os que torcem o nariz para o gênero, mas no fundo, eles não sabem o que estão perdendo.
No folk, o HM superou as suas preferências por temas históricos nas letras para utilizá-las também na música, e isso é muito bacana. As bandas têm se empenhado para resgatar sonoridades ancestrais dos mais variados pontos do planeta, e não só celtas, como muitos têm a impressão. Mesmo aqui no Brasil, há bandas resgatando sonoridades há muito esquecidas. Outra coisa bem legal é a utilização de instrumentos pouco comuns e/ou esquecidos, o que dá "a" sonoridade folk para as bandas. Esse trabalho de resgate que as bandas estão fazendo deve ser valorizado, pois o encontro de passado com presente é muito importante para nossa formação como seres humanos.
Confira as resenhas aqui:
http://metaladdicts.com/site/category/reviews/
Vamos lá:
Infinitas – Skylla
Para mim uma das bandas mais legais da atualidade. Músicos competentes, cantores com belas vozes, instrumentação caprichada e uma grande capacidade de escrever músicas com uma pegada quase pop, mas sem esquecer o peso necessário para uma banda de HM. A música título é simplesmente deliciosa.
Celtachor- Fiannaíocht
O Celtachor em "Fiannaíocht" aposta em uma sonoridade black metal com os já ditos instrumentais clássicos e/ou pouco conhecidos. O resultado é um som denso e complexo como o black metal da atualidade com a vibração do folk. Uma bela pedida.
Cruachan – Nine Years of Blood
O Cruachan em "Nine Years of Blood" expande todos os limites imagináveis das influências e sonoridades que podem ser usadas em uma obra de HM. Como o Celtacor, o Cruachan também mistura sonoridades da música celta com metal extremo o que resulta em uma música extremamente densa, porém agradável.
Arkona – Khram
O Arkona faz aqui o seu retorno com "Khram". Uma banda já veterana do círculo restrito do folk, o Arkona agora na sonoridade real dos instrumentos, já que em trabalhos anteriores eles utilizava bases pré-gravadas. Puro esplendor.
Heidevolk – Vuur van Verzet
Outra banda já veterana que faz aqui o seu retorno. O Heidevolk com Vuur van Verzet alémd a sonoridade, avança em direção à História ao fazer um álbum épico com direito letras inspiradas na época do domínio romano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
O disco do AC/DC que agrada Kerry King por ser "sombrio"
Rob Halford: qual a canção mais demoníaca que existe no metal?
O nojento episódio nos EUA que marcou a relação de João Gordo com o Sepultura


Iron Maiden: os fãs mais insuportáveis em lista da MTV
Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira



