Folk Metal: lançamentos do semestre
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 07 de junho de 2018
O folk metal é um subgênero do HM que tem me surpreendido deveras. Confesso que quando recebo o material de uma banda nova, se for folk, eu pulo a fila de bandas a resenhar e escuto primeiro.
É claro que há os que torcem o nariz para o gênero, mas no fundo, eles não sabem o que estão perdendo.
No folk, o HM superou as suas preferências por temas históricos nas letras para utilizá-las também na música, e isso é muito bacana. As bandas têm se empenhado para resgatar sonoridades ancestrais dos mais variados pontos do planeta, e não só celtas, como muitos têm a impressão. Mesmo aqui no Brasil, há bandas resgatando sonoridades há muito esquecidas. Outra coisa bem legal é a utilização de instrumentos pouco comuns e/ou esquecidos, o que dá "a" sonoridade folk para as bandas. Esse trabalho de resgate que as bandas estão fazendo deve ser valorizado, pois o encontro de passado com presente é muito importante para nossa formação como seres humanos.
Confira as resenhas aqui:
http://metaladdicts.com/site/category/reviews/
Vamos lá:
Infinitas – Skylla
Para mim uma das bandas mais legais da atualidade. Músicos competentes, cantores com belas vozes, instrumentação caprichada e uma grande capacidade de escrever músicas com uma pegada quase pop, mas sem esquecer o peso necessário para uma banda de HM. A música título é simplesmente deliciosa.
Celtachor- Fiannaíocht
O Celtachor em "Fiannaíocht" aposta em uma sonoridade black metal com os já ditos instrumentais clássicos e/ou pouco conhecidos. O resultado é um som denso e complexo como o black metal da atualidade com a vibração do folk. Uma bela pedida.
Cruachan – Nine Years of Blood
O Cruachan em "Nine Years of Blood" expande todos os limites imagináveis das influências e sonoridades que podem ser usadas em uma obra de HM. Como o Celtacor, o Cruachan também mistura sonoridades da música celta com metal extremo o que resulta em uma música extremamente densa, porém agradável.
Arkona – Khram
O Arkona faz aqui o seu retorno com "Khram". Uma banda já veterana do círculo restrito do folk, o Arkona agora na sonoridade real dos instrumentos, já que em trabalhos anteriores eles utilizava bases pré-gravadas. Puro esplendor.
Heidevolk – Vuur van Verzet
Outra banda já veterana que faz aqui o seu retorno. O Heidevolk com Vuur van Verzet alémd a sonoridade, avança em direção à História ao fazer um álbum épico com direito letras inspiradas na época do domínio romano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps