Pearl Jam: a história por trás de "Alive"
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 11 de julho de 2018
"Alive" foi retirada do álbum de estreia "Ten" do Pearl Jam lançado em 1991. É também o seu primeiro single.
A música foi composta pelo guitarrista Stone Gossard antes de a banda ter um novo vocalista. Inicialmente era chamada "Dollar Short" e fazia parte de uma demo com cinco músicas instrumentais que Gossard, Ament e McCready gravaram no London Bridge Studio em Seattle enquanto procuravam por um vocalista e um baterista.
O amigo de Gossard, Jack Irons, que tocou a bateria no Red Hot Chili Peppers, foi convidado a se juntar a banda, porém ele tinha outros compromissos. Então, ele indicou Eddie Vedder como vocalista e lhe deu a fita demo.
A fita chegou às mãos de Eddie, que trabalhava como segurança em uma companhia petrolífera em San Diego na época. Vedder relembra que havia algo em "Dollar Short" que o fazia despertar alguns sentimentos guardados. Todos eles vieram à tona numa manhã enevoada quando surfava, e foi quando "Dollar Short" virou "Alive".
Vedder correu de volta ao apartamento de sua namorada e trabalhando com Post-its retirados de seu trabalho, ele gravou a sua voz sobre a instrumentação. A música conta uma história "baseada em coisas que aconteceram e em coisas que eu imaginei."
Vedder mandou a fita de volta a Seattle. A letra dele não agradou de cara os componentes da banda, mas eles gostaram do que ouviram e resolveram rapidamente convidá-lo para integrar a banda como cantor.
Quando Vedder chegou em Seattle, a banda foi imediatamente para sua sala de ensaios. A primeira música que tocaram foi "Alive". Em uma semana a banda estava completamente pronta.
A letra de "Alive" descreve a história de um jovem que descobre que o homem que pensava ser seu pai era na verdade o seu padrasto (esta é parte autobiográfica da música).
Comente: É a sua música preferida do Pearl Jam?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps