Nando Reis: lyric video da faixa "Rock n' Roll"
Por Marcus Preto
Fonte: Infernal Produções
Postado em 03 de outubro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Desde que incluiu Rock‘n’Roll no repertório de seus shows, há cerca de seis meses, Nando Reis experimenta a sensação mais cara a que têm direito os grandes atores de teatro: o aplauso em cena aberta. Nos mais diferentes estados do país e em contextos diversos, o cantor vem sendo invariavelmente ovacionado pelas plateias que escutam a canção em primeira mão. O fenômeno aponta identificação imediata do público com as múltiplas reflexões - políticas, sociais, comportamentais, afetivas - expostas pelo artista nos quase nove minutos de duração da música. Agora, Rock‘n’Roll ganha sua gravação oficial. Produzida por Pupillo, a faixa foi registrada por Alexandre Fontanetti nos estúdios Space Blues, em São Paulo, em julho passado. Tem o próprio Pupillo na bateria, Jack Endino e Walter Villaça nas guitarras, Lucas Martins no baixo e Alex Veley no hammond e no piano.
O mote de Rock‘n’Roll surgiu em uma noite de domingo, a partir de um diálogo de Nando com o psicanalista Luiz Tenório Oliveira Lima. O amigo comentava do baixo astral que o momento sombrio do país tem imposto sobre as pessoas, individual e coletivamente. Tenório tinha passado aquela manhã imerso em seus livros de filosofia, à procura de alento. "Pelo menos eu ainda tenho meus gregos. E você, o seu rock‘n’roll", concluiu. O roteiro começava a nascer ali: "Uns creem no Gênesis, outros na Teoria da Evolução/ Buscando sossego, ele lê os gregos, Hesíodo e Platão/ Mas eu ainda tenho o meu rock‘n’roll".
Embora haja muito amor espalhado por suas bem costuradas 32 estrofes, Rock‘n’Roll não é propriamente uma canção romântica como as que se tornaram os maiores sucessos de Nando nos últimos anos. Mas o estilo tão pessoal do compositor fica evidente aqui por outras duas características. A primeira é de ordem estética: trata-se de uma canção longa-metragem. E é possível chamá-la assim não somente pela fartura da letra, mas também - e sobretudo - pela narrativa absolutamente cinematográfica. É um filme que o ouvinte acompanha do começo ao fim. Nando é mestre no assunto, como já ficou comprovado em "Diariamente" e "Pré-Sal", entre outras grandes canções que evidenciam seu amor por Bob Dylan e pelas músicas longas de Caetano Veloso, como "O Estrangeiro" e "Ele me Deu um Beijo na Boca". A segunda característica é de ordem conceitual: trata-se de um petardo, de alto teor crítico, com filiação em clássicos como "Igreja", "Nome aos Bois" e "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", compostos nos tempos de Titãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta de AC/DC
A visão de Rick Ferreira sobre lenda que Raul Seixas conheceu John Lennon
Planet Rock: 40 melhores discos ao vivo de todos os tempos

Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário



