System Of A Down: após treta, novo álbum não foi debatido, diz Serj Tankian
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 21 de dezembro de 2018
O vocalista Serj Tankian disse que não houve "mais debates" a respeito de um novo álbum do System Of A Down. Em entrevista à Rolling Stone, ele destacou que a amizade com os demais integrantes da banda foi mantida, mesmo após desentendimentos públicos entre ele e o guitarrista Daron Malakian.
"Aquilo gerou uma grande tensão e negatividade. Tudo se tornou muito negativo e foi isso. Não houve outros debates (a respeito de um novo álbum)", destacou o vocalista.
System Of a Down - Mais Novidades
"A gente se reúne para ensaiar, conversa e seguimos em frente. Somos amigos e estamos juntos há 25 ou 30 anos. É muito tempo. A diferença entre negócios e bandas é que as pessoas sabem quando estão trabalhando com um negócio, mas, em uma banda, é confuso, porque são amigos. Há situações em que você diz: 'ok, isso não está funcionando nos negócios, mas eu amo você'. Nas bandas, raramente você vê isso acontecer", afirmou.
Serj explicou o longo comunicado que publicou, recentemente, para contestar afirmações de Daron a respeito de o cantor ser o culpado pelo System Of A Down não gravar um novo disco. "Postei porque não queria ameaças contra nós, do tipo: 'f*da-se, você é a razão do System não fazer álbuns'. Para mim, foi apenas dizer: 'eu tentei, não fomos capazes de olhar nos olhos, não é por preguiça, somos amigos e ainda excursionamos'. É a verdade", disse.
O impasse
Em recente entrevista à revista "Kerrang!", Daron Malakian disse que Serj Tankian, atribuído como responsável pelo hiato criativo pelo qual a banda passa desde a década passada, não queria gravar nem mesmo os últimos discos do grupo, "Mezmerize" e "Hypnotize", de 2005. "Bandas são como marcas, suponho, e isso é um pouco frustrante para mim. Para ser honesto, Serj não queria nem mesmo gravar 'Mezmerize' e 'Hypnotize'. Realmente o imploramos para que fizesse esses discos. Naquela época, ele já sentia que estava fora", contou o guitarrista.
Malakian tocou no assunto porque, novamente, o músico falou sobre todo esse tempo em que o System Of A Down passou sem lançar um novo disco - e a situação deve continuar dessa forma, pois não há interesse de Tankian em um próximo álbum. "Há uma maneira específica que o System faz os discos e alguns de nós quer fazer um álbum, enquanto há um (Serj Tankian, embora seu nome não seja citado nesse momento) que não quer fazer dessa maneira e quer fazer do jeito dele. E nem todos concordam com isso. Esse tem sido o problema", afirmou.
E por que isso acontece? Segundo Daron Malakian, há uma justificativa ligada ao próprio passado musical de Serj Tankian. "Serj nunca foi realmente um cara do heavy metal ou do rock. Não sei se ele tem o mesmo amor por esse tipo de música que eu tenho. Sou o garoto que cresceu com Slayer e Kiss. Queria ser como eles algum dia. Serj não cresceu assim. Ele não é um fã incondicional. Sinto que toda a experiência de ter se tornado o vocalista de uma banda de grande sucesso foi diferente para ele, em comparação ao que foi para mim", afirmou.
Em publicação nas redes sociais, Serj Tankian revelou a sua visão sobre o problema. Leia, abaixo, um trecho da carta com o posicionamento do vocalista (tradução por Bruce William):
"É verdade que eu, somente eu fui responsável pelo hiato que o SOAD começou em 2006. Todos queriam continuar no mesmo pique excursionando e gravando discos. Eu não quis. Por que? Vários motivos:
1. Artístico: Sempre tive a sensação que continuar fazendo a mesma coisa com as mesmas pessoas é artisticamente redundante, até mesmo para um combo dinâmico como o nosso. Mas naquela época eu sentia que precisava de um pouco de tempo para fazer meu próprio trabalho. Não descartava recomeçar tudo com a banda mais tarde.
2. Igualitarismo: Quando começamos todos os aspectos criativos e financeiros eram divididos por igual. Na época do 'Mezmerize/Hypnotize' estávamos em lados opostos em ambos, com Daron monopolizando o processo criativo e financeiro, sem contar que ele queria ser o único a aparecer na mídia.
3. Eu queria ter deixado a banda antes do 'Mezmerize/Hypnotize' por causa destas coisas. É por isto que eu pessoalmente não me sinto tão próximo musicalmente destes discos, existiam canções que eu queria trazer à tona mas fui prejudicado por promessas não cumpridas, aliadas à minha passividade naquela época.
[...]
Depois de um longo tempo pensando e processando tudo, há cerca de dois anos eu cheguei pros caras com uma proposta de como seguir em frente. Eu estava a fim de corrigir os erros do passado e estabelecer um jeito de sermos todos felizes, daí sugeri o seguinte:
1. Espaço criativo por igual: naquela época eu tinha lançado cinco discos e era um compositor bem melhor em termos musicais e Daron estava ficando cada vez melhor como letrista, daí eu propus que cada um de nós trouxesse seis músicas que todos os demais aprovassem e a gente pudesse trabalhar nelas com melodias ou riffs do Shavo.
2. Divisão por igual de direitos autorais: eu pessoalmente sinto que uma banda é uma parceria igualitária e as finanças devem refletir isto.
3. Direitos sobre a obra: quem quer que escreva a música deve ter a decisão final após esgotar todas as ideias dos demais. Eu queria isto pois lá no passado eu trazia músicas que acabavam sendo metamorfoseadas em algo que eu nem sequer levaria em consideração.
4. Desenvolver um novo conceito ou tema para que não fosse apenas um álbum, mas sim uma experiência completa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Morre aos 75 anos a cantora Bonnie Tyler, que imortalizou "Total Eclipse of the Heart"
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Fotos de Infância: Red Hot Chili Peppers
Se as bandas de rock nacionais dos anos 80 eram ruins, porque fazem sucesso até hoje?
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski

"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
Baixista da banda pré-System of a Down foi demitido por "não ser revoltado"
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
"Chop Suey!", do System of a Down, ultrapassa 2 bilhões de streams no Spotify
System of a Down: "a maior banda do planeta é o Iron Maiden"



