Rock on Board: o que é glam metal, hair metal, metal farofa? (vídeo)
Por Bruce William
Fonte: Rock on Board
Postado em 16 de dezembro de 2018
Neste vídeo, Bruno Eduardo do canal Rock On Board, junto com o convidado Loquillo Panama, discutem o hard rock dos anos oitenta, relembrando o surgimento de bandas e discos essenciais para o ciclo que foi batizado de glam metal.
De acordo com o wikipedia: O glam metal (também conhecido como hair metal ou sleaze metal e, ainda, muitas vezes referido como sinônimo de pop metal. No Brasil particularmente, também chamado algumas vezes de metal farofa) é um sub-gênero do heavy metal que combina elementos do hard rock com o punk rock e a música pop. Foi bastante popular em toda a década de 1980 e início da década de 1990. As bandas de glam metal adotaram uma aparência, assim como na cultura punk, exageradamente extravagante.
Os integrantes cultivavam uma aparência andrógina não só com cabelos longos, mas também um guarda-roupa em que as cores e o brilho ressaltavam. O uso de maquiagem também era bastante comum. Vale ressaltar que o contexto de extravagância não se limitava só à aparência, as performances em palco também eram bastante diferenciadas.
Dentre as bandas de glam metal que mais tiverem destaque nas décadas 1980 e 1990 estão Bon Jovi, Stryper, Europe, Poison, Twisted Sister, Guardian, Cinderella, Warrant, Skid Row, Holy Soldier, Van Halen, Guns N' Roses e Mötley Crüe, sendo que algumas delas, como a banda Bon Jovi, tiveram que se reinventar nas décadas seguintes, tendo administrado carreiras bem-sucedidas.
O gênero perdeu o interesse popular no final da década de 1980, sendo que o principal fator em seu declínio foi a ascensão do grunge no início de 1990, que tinha uma estética totalmente nova e contrastada ao estilo visual e comportamental do glam metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps