Bruce Dickinson, do Iron Maiden, é premiado cidadão honorário de Sarajevo; vídeos
Por Igor Miranda
Postado em 08 de abril de 2019
O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, foi declarado oficialmente cidadão de honra de Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina no último sábado (6). A homenagem foi realizada devido ao apoio do cantor à cidade durante a Guerra da Bósnia, ocorrida entre 1992 e 1995.
A honraria já havia sido anunciada, anteriormente, em novembro do ano passado. A ideia era que o evento para Bruce Dickinson ser oficialmente condecorado acontecesse ainda naquele mês, porém, só agora, o cantor foi até a cidade para participar da cerimônia.
O prefeito de Sarajevo, Abdulah Skaka, afirmou que a presença de Bruce Dickinson na cidade "foi um dos momentos em que nós em Sarajevo percebemos que sobreviveríamos". Ao aceitar o prêmio honorário, Dickinson afirmou que é ótimo que sua passagem pelo local, 25 anos antes, "ainda signifique tanto para as pessoas a ponto de me darem esse prêmio simbólico". "Embora seja uma grande honra, acho que isso pertence, igualmente, às pessoas de Sarajevo que ainda estão por aqui", disse.
Veja alguns vídeos da cerimônia:
De acordo com a associação artística Concept Media, Bruce Dickinson "devolveu esperança às pessoas" ao fazer shows na cidade em dezembro de 1994. Segundo os representantes, o cantor, que estava fora do Iron Maiden e em carreira solo na época, mostrou aos cidadãos locais que eles "não estavam sozinhos".
A história do show em Sarajevo foi descrita, recentemente, em um documentário chamado "Scream For Me Sarajevo". O filme mostra, por exemplo, que Bruce Dickinson e os músicos de sua banda solo foram transportados pela cidade dentro de um caminhão de ajuda humanitária.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps