Symmetrya: Literatura e arte brasileira no conceito lírico do último álbum
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 03 de abril de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O último lançamento da banda de Heavy Metal SYMMETRYA, "Beyond the Darkness", traz diversas referências à arte e literatura brasileira, valorizando assim nossos escritores, pintores e suas valiosas obras. Segundo a banda, "no projeto inicial seriam feitas letras baseadas em livros de escritores renomados da literatura brasileira, mas durante o processo de composição achamos que seria melhor retratar sobre escritores menos famosos, assim levando ao público o conhecimento de uma nova geração de escritores com exceção da renomada Lúcia Machado De Almeida cuja obra literária de 1953, "O escaravelho do Diabo", clássico da literatura infanto-juvenil foi retradada na música "Crime of the Century (Crime do Século), contando a história dos crimes do psicopata do escaravelho."
"O Escaravelho do Diabo" foi publicado originalmente em capítulos na revista O Cruzeiro, entre 10 de outubro e 26 de dezembro de 1953, alcançando maior sucesso ao ser republicado em livro em 1974 pela Série Vaga-Lume, criada em janeiro do ano anterior, com ilustrações de Mario Cafiero. Já "Lights Go Down" é uma homenagem ao artista joinvillense Juarez Machado, sendo a música e letra baseada na obra "I Encontro", uma pintura feita em litografia. O vocalista Jurandir Jr. explica que "a letra desta canção retrata sobre o amor em sua forma racional, como a obra é feita em preto e branco, sem outras cores, usei este paralelo pra desenvolver o tema da letra, retratando um amor em preto e branco, fazendo uma apologia ao amor em sua forma mais direta e simples, sem cores na verdade é o que a musica quer passar. Foi usado o título de "Lights Go Down" (luzes se apagam) insinuando o amor sem cores na forma poética."
Já a canção "Fragments of Life" (fragmentos da vida) é baseada na obra de mesmo nome do autor Antônio Borges, retratando um paralelo com o livro sobre as dificuldades da convivência em sociedade e por último, "Recipe for Desaster" (receita para o desastre) foi baseada em algumas partes do livro "Arte ou Desastre", do escritor Ângelo Monteiro, publicada em 2011.
Além do belíssimo trabalho usando referências brasileiras da literatura e arte, o SYMMETRYA também buscou inspiração no escritor americano Stephen King na letra de "Rose the Hat", baseada em personagens do livro "Doutor Sono". Rose, a Cartola, uma personagem do livro, é uma vila e líder de um culto que captura crianças que possuem dons sobrenaturais. "Doutor Sono" foi o 61º livro publicado de Stephen King, e é o seu 50º romance, e o 43º em seu próprio nome. É uma sequela do seu romance "O Iluminado" (1977), lançado em setembro de 2013.
Ouça o álbum no Spotify:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O lendário vocalista que se formou em farmácia, mas escolheu o heavy metal
Geezer Butler revela porque o Kiss foi "banido" de abrir show para o Black Sabbath
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo


Gustavo Sazes: obras de arte em capas de álbuns de grandes bandas



