Gustavo Sazes: obras de arte em capas de álbuns de grandes bandas
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 07 de outubro de 2014
Depois que todo o processo de gravação de um disco é finalizado, um dos últimos passos a ser cuidados é a parte ilustrativa do produto, a capa do álbum. Para todo designer ou responsável pelo trabalho, a capa de um disco é a tela em branco de um quadro só aguardando as pinceladas para criar a arte. E falando em arte, mostraremos a seguir algumas obras de arte de um grande artistas que coleciona trabalhos invejáveis. O brasileiro Gustavo Sazes. Gustavo não é apenas um designer gráfico qualquer, ele é mestre em criar as artworks de bandas do mundo todo.
Ele sempre foi uma pessoa ligada aos detalhes, não é a toa consegue criar visões totalmente diferentes de uma capa para outra. Como qualquer um que é ligado ao rock e metal, Gustavo começou em uma banda, mas foi no desenho que ele descobriu seu real talento. De um simples arte para a demo de sua própria banda para as capas das grandes bandas ao redor do mundo. Desde então ele é o artista mais requisitado pelas bandas de metal do mundo a fora. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos faz isso valer a pena. Confira abaixo algumas das milhares de obras de arte de Gustavo Sazes.
ARCH ENEMY - "Black Earth Remastered & Expanded Edition"
Uma das capas favoritas de Gustavo. Como um gosto pessoal do artista em pegar capas antigas e dar uma roupagem nova, Gustavo remodelou a arte da capa da versão "Black Earth Remastered & Expanded Edition" do Arch Enemy. Neste seu segundo trabalho com o Arch Enemy, inicialmente, o guitarrista Michael Amott e Gustavo discutiram sobre a possibilidade da arte ser mais literal em relação ao titulo mas a idéia de refazer a capa com crânios funcionou de forma natural.
ANGRA - "Aqua"
Gustavo fez um trabalho completo com o Angra. Além de reformular todo o site da banda, Sazes criou as capas para o single "Arising Thunder" e para o álbum "Aqua". Todo o conceito gráfico da capa do álbum ficou à cargo de Gustavo. A capa retrata bem o tema do álbum, baseado na obra "A Tempestade" de William Shakespeare.
ALMAH - "Fragile Equality"
Outra obra prima de Gustavo, "Fragile Equality" do Almah trouxe um tom mais sombrio e dark. Nesta capa, de muito bom gosto por sinal, Gustavo usou tons mais escuros mesclando com elementos futuristas. O vocalista Edu Falaschi havia enviado textos nos quais ele baseou as letras para trabalhar nas idéias. O CD ainda não tinha nome, porém o conceito estava todo lá. A capa na verdade retrata de forma simbólica e surrealista um momento X ou Y da história escolhida inicialmente ao acaso.
FIREWIND - "Few Against Many"
A banda grega também reconheceu o belo trabalho do brasileiro, e recrutou Gustavo para ser o artista da capa do álbum "Few Against Many" de 2012. A capa do álbum já é sexta da banda feita pelas mãos de Gustavo. Para este álbum ele utilizou efeitos que gosta muito de usar, como profundidade, um céu dramático, e elementos como fogo e vento, as cores, etc. As bandeiras no fundo foram inspiradas em visuais do filme Ran, de Akira Kurosawa.
SYMMETRYA - "Last Dawn"
Um dos trabalhos mais recentes de Gustavo Sazes, foi com a banda catarinense Symmetrya. O artista ilustrou a arte do último álbum do grupo, "Las Dawn". A capa retrata bem o nome do disco, uma mulher vestida de vermelho, o entardecer e o fim do mundo que se aproxima fazem os pássaros de afastarem. Segundo o tecladista Milton Maia, há melancolia e um amor escuro na obra. De acordo com o próprio Gustavo: "O trabalho do Symmetrya ficou dentro da proposta da banda, acho que casou muito bem com o som atual deles. Foi um prazer trabalhar com eles". Uma bela capa para um ótimo disco.
Gustavo Sazes preza por não se identificar, gosta de manter o anonimato. Prefere que apenas suas capas sejam o centro das atenções. Confira abaixo mais algumas obras que foram ilustradas pelo brasileiro:
DR. SIN - "Animal"
KAMELOT - "Silverthorn"
HUDSON CADORINI - "Turbination"
OFICINA G3 - "Depois da Guerra"
KRISIUN - "Southern Storm"
KORZUS - "Legion"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock


Michael Amott, do Arch Enemy, comenta aumento nos preços de ingressos para shows
Arch Enemy anuncia edição deluxe de "Blood Dynasty", que conta com três faixas bônus
Michael Amott, do Arch Enemy, presta bonita homenagem a Tomas Lindberg
Arch Enemy: "Nos chamar de Death Metal não faz justiça!"


