Gustavo Sazes: obras de arte em capas de álbuns de grandes bandas
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 07 de outubro de 2014
Depois que todo o processo de gravação de um disco é finalizado, um dos últimos passos a ser cuidados é a parte ilustrativa do produto, a capa do álbum. Para todo designer ou responsável pelo trabalho, a capa de um disco é a tela em branco de um quadro só aguardando as pinceladas para criar a arte. E falando em arte, mostraremos a seguir algumas obras de arte de um grande artistas que coleciona trabalhos invejáveis. O brasileiro Gustavo Sazes. Gustavo não é apenas um designer gráfico qualquer, ele é mestre em criar as artworks de bandas do mundo todo.
Ele sempre foi uma pessoa ligada aos detalhes, não é a toa consegue criar visões totalmente diferentes de uma capa para outra. Como qualquer um que é ligado ao rock e metal, Gustavo começou em uma banda, mas foi no desenho que ele descobriu seu real talento. De um simples arte para a demo de sua própria banda para as capas das grandes bandas ao redor do mundo. Desde então ele é o artista mais requisitado pelas bandas de metal do mundo a fora. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos faz isso valer a pena. Confira abaixo algumas das milhares de obras de arte de Gustavo Sazes.
ARCH ENEMY - "Black Earth Remastered & Expanded Edition"
Uma das capas favoritas de Gustavo. Como um gosto pessoal do artista em pegar capas antigas e dar uma roupagem nova, Gustavo remodelou a arte da capa da versão "Black Earth Remastered & Expanded Edition" do Arch Enemy. Neste seu segundo trabalho com o Arch Enemy, inicialmente, o guitarrista Michael Amott e Gustavo discutiram sobre a possibilidade da arte ser mais literal em relação ao titulo mas a idéia de refazer a capa com crânios funcionou de forma natural.
ANGRA - "Aqua"
Gustavo fez um trabalho completo com o Angra. Além de reformular todo o site da banda, Sazes criou as capas para o single "Arising Thunder" e para o álbum "Aqua". Todo o conceito gráfico da capa do álbum ficou à cargo de Gustavo. A capa retrata bem o tema do álbum, baseado na obra "A Tempestade" de William Shakespeare.
ALMAH - "Fragile Equality"
Outra obra prima de Gustavo, "Fragile Equality" do Almah trouxe um tom mais sombrio e dark. Nesta capa, de muito bom gosto por sinal, Gustavo usou tons mais escuros mesclando com elementos futuristas. O vocalista Edu Falaschi havia enviado textos nos quais ele baseou as letras para trabalhar nas idéias. O CD ainda não tinha nome, porém o conceito estava todo lá. A capa na verdade retrata de forma simbólica e surrealista um momento X ou Y da história escolhida inicialmente ao acaso.
FIREWIND - "Few Against Many"
A banda grega também reconheceu o belo trabalho do brasileiro, e recrutou Gustavo para ser o artista da capa do álbum "Few Against Many" de 2012. A capa do álbum já é sexta da banda feita pelas mãos de Gustavo. Para este álbum ele utilizou efeitos que gosta muito de usar, como profundidade, um céu dramático, e elementos como fogo e vento, as cores, etc. As bandeiras no fundo foram inspiradas em visuais do filme Ran, de Akira Kurosawa.
SYMMETRYA - "Last Dawn"
Um dos trabalhos mais recentes de Gustavo Sazes, foi com a banda catarinense Symmetrya. O artista ilustrou a arte do último álbum do grupo, "Las Dawn". A capa retrata bem o nome do disco, uma mulher vestida de vermelho, o entardecer e o fim do mundo que se aproxima fazem os pássaros de afastarem. Segundo o tecladista Milton Maia, há melancolia e um amor escuro na obra. De acordo com o próprio Gustavo: "O trabalho do Symmetrya ficou dentro da proposta da banda, acho que casou muito bem com o som atual deles. Foi um prazer trabalhar com eles". Uma bela capa para um ótimo disco.
Gustavo Sazes preza por não se identificar, gosta de manter o anonimato. Prefere que apenas suas capas sejam o centro das atenções. Confira abaixo mais algumas obras que foram ilustradas pelo brasileiro:
DR. SIN - "Animal"
KAMELOT - "Silverthorn"
HUDSON CADORINI - "Turbination"
OFICINA G3 - "Depois da Guerra"
KRISIUN - "Southern Storm"
KORZUS - "Legion"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
As duas cantoras brasileiras que mereciam estar no Arch Enemy, segundo Mayara Puertas
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Mayara Puertas revela conversa com Angela Gossow: "Quer ir no show do Torture Squad"
Mayara Puertas comenta rumor sobre entrar no Arch Enemy: "Pessoas tiraram conclusões"
As 10 músicas que o Arch Enemy mais tocou ao vivo
Vocalista do Arch Enemy revela como faz para manter dieta vegana em turnê


