Guns N' Roses: Duff defende a banda de acusações de machismo e racismo
Por Igor Miranda
Fonte: Yahoo
Postado em 29 de maio de 2019
O baixista Duff McKagan falou sobre as polêmicas por trás de algumas músicas do Guns N' Roses em entrevista ao Yahoo. Não é incomum ver a banda sendo alvo de críticas por letras consideradas machistas, como "It's So Easy", ou racistas, a exemplo de "One In A Million".
Guns N' Roses - Mais Novidades
Embora McKagan tenha consciência a respeito desses temas - uma música de seu álbum solo "Tenderness" é inspirada nas denúncias feitas pelo movimento #MeToo -, o baixista saiu em defesa de sua banda ao dizer que seus integrantes "eram bons rapazes". Ele também tentou explicar o significado de "One In A Million", que tem trechos polêmicos e chegou a ser retirada do box set comemorativo "Locked N' Loaded", além do relançamento comemorativo de "Appetite For Destruction" com faixas do álbum "Lies".
"Eu fui ao programa 'Hard Talk' da BBC para promover meu primeiro livro. Havia uma mulher que estava sendo legal comigo, daí começamos a filmar e ela disse: 'então, você fez essa letra, como você explica isso para suas filhas?'", contou Duff, inicialmente.
O músico destacou que essas músicas polêmicas do Guns N' Roses não devem ser interpretadas como as crenças e os comportamentos de seus integrantes. Além disso, ele afirma que os músicos repudiam situações em que homens maltratam mulheres, inclusive sexualmente. "Se notarmos isso acontecendo ao nosso redor, não vamos permitir. Ainda éramos bons rapazes", afirmou.
Especificamente sobre "One In A Million", Duff McKagan explicou que a história da letra é contada na perspectiva de um "personagem" racista e homofóbico. Apesar disso, a banda enfrentou duras críticas pela letra, com versos como "Policiais e crioulos, saiam do meu caminho; Não preciso comprar nenhuma de suas correntes de ouro hoje" ou "Imigrantes e bichas não fazem sentido para mim; Eles vêm para nosso país e acham que podem fazer o que quiserem; Como começar um mini Iran ou disseminar doenças horríveis; Eles falam de tantas malditas maneiras, é tudo grego para mim".
"Nós tocaríamos em um grande evento em prol de vítimas da Aids de David Geffen alguns meses após a música ser lançada. Acabamos sendo retirados da programação. Lembro de pegar um voo de volta a Seattle e uma aeromoça afro-americana sentou-se do meu lado e perguntou: 'você odeia negros de verdade?'. Eu pensei: oh, m*rda. Parte da minha família é afro-americana. Slash tem descendência africana. Então, as pessoas não entendem isso. Espero que, agora, as pessoas possam analisar essa música", disse.
Autor de boa parte das letras do Guns N' Roses, inclusive as mais polêmicas, o vocalista Axl Rose é, segundo Duff, "um homem compreensivo e de ações". "Se você tentar ser mais esperto ou inteligente do que ele, não vai funcionar. Você vai se complicar. Quando Axl diz algo, eu sei o quanto ele pensou sobre aquilo primeiro e que ele pesquisou", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
Heavy Metal: "um conforto para os jovens brilhantes"
O motivo pelo qual Bill Ward não deixava John Bonham tocar sua bateria


Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
As músicas em que Slash mandou indiretas para Axl Rose, na época seu parceiro no Guns N' Roses
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?
O álbum de covers que Slash considera um dos maiores de todos os tempos



