Acústico MTV: retorno do projeto icônico da MTV Brasil é anunciado
Por Igor Miranda
Postado em 15 de maio de 2019
A MTV confirmou o já especulado retorno do projeto musical 'Acústico MTV'. Para marcar essa nova fase, a emissora conta com a participação do cantor Tiago Iorc.
O show, exclusivo para convidados, será gravado em 30 de maio. A apresentação será exibida pelo canal em data ainda a ser definida.
O retorno do projeto foi viabilizado através de uma parceria entre a Viacom/MTV, a F/Simas (escritório que gerencia a carreira do artista Tiago Iorc) e a Universal Music.
"Todo mundo tem um Acústico preferido, uma história pessoal para contar sobre esse projeto que marcou a história da MTV. Por isso, estamos vibrando tanto com a retomada desse projeto", comenta Tiago Worcman, Vice-Presidente Sênior da MTV América Latina. "Contar com o Tiago Iorc, que também está retornando após um período longe dos fãs, é demais. Não poderia acontecer melhor parceria para esse momento!", completa.
No Brasil
No Brasil, o 'Acústico MTV' já recebeu grandes nomes como Legião Urbana, Rita Lee, Gilberto Gil, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Kid Abelha, Zeca Pagodinho, Ira, Titãs, Gal Costa, Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Cássia Eller, Roberto Carlos, Jorge Ben Jor, O Rappa e Sandy & Junior. A última edição brasileira foi gravada em 2011, com Arnaldo Antunes.
O 'Acústico MTV' do Kid Abelha, até agora, é o mais vendido da história do projeto: mais de 2 milhões de cópias em formato físico somente no Brasil. O Acústico dos Titãs, era o antigo recordista, com mais de 1,7 milhão de cópias. O projeto já ganhou no total seis Grammys Latinos nas categorias Melhor Álbum de Rock Brasileiro (Paralamas do Sucesso, Cássia Eller e Lobão), Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro (Lenine) e Melhor Álbum de Samba/Pagode (Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola).
No mundo
Entre os shows internacionais, o 'MTV Unplugged Nirvana', gravado em 1993, em Nova York, é o grande destaque: foi o primeiro álbum ao vivo da banda, lançado em novembro de 1994. A versão em DVD foi lançada em 2007.
O álbum estreou em 1º lugar na Billboard e ganhou a primeira posição em diversos outros países. Além disso, está entre as obras póstumas que mais venderam na história.
Além da banda Nirvana, outros nomes internacionais que pisaram no palco do 'Acústico MTV' foram Paul McCartney, Bob Dylan, Florence + The Machine, Oasis, Stone Temple Pilots, Eric Clapton, Alanis Morissette, Lauryn Hill, Alice In Chains, Pearl Jam e Jay Z.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O álbum mais autêntico do Aerosmith, segundo o produtor Jack Douglas
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
Regis Tadeu comenta quais artistas de rock do Brasil dos anos 1970 ele tiraria o chapéu
O solo de Jimmy Page que Robert Plant odiava: "Você começa a parecer um pouco idiota"
O apelido irônico que Cazuza recebeu após constante ajuda de Djavan na vida noturna

Bruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"
Bandas em família que terminaram mal
Débil Metal: quando os fãs assustam os ídolos
A melhor banda de rock para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show



