Incêndio: gravações raras de Nirvana, Guns e mais foram perdidas
Por Igor Miranda
Fonte: The New York Times
Postado em 11 de junho de 2019
Uma reportagem publicada pelo site do jornal "The New York Times" revela que um incêndio ocorrido no dia 1° de junho de 2008 atingiu uma parte da Universal Studios em Hollywood, nos Estados Unidos, e destruiu materiais raros de artistas famosos. Entre os nomes com gravações perdidas, estão Guns N' Roses, Nirvana, Aerosmith, R.E.M., The Police, Sting, Tom Petty, Nine Inch Nails, Elton John e Eagles, entre outros.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Veja, a seguir, a relação de artistas divulgada pelo "The New York Times": Ray Charles, B.B. King, The Four Tops, Joan Baez, Neil Diamond, Sonny and Cher, Joni Mitchell, Cat Stevens, Gladys Knight and the Pips, Al Green, Elton John, Eric Clapton, Jimmy Buffett, Eagles, Aerosmith, Rufus and Chaka Khan, Barry White, Patti LaBelle, Tom Petty and the Heartbreakers, The Police, Sting, Steve Earle, R.E.M., Janet Jackson, Guns N’ Roses, Mary J. Blige, No Doubt, Nine Inch Nails, Snoop Dogg, Nirvana, Beck, Sheryl Crow, Tupac Shakur, Eminem, 50 Cent, The Roots, Billie Holiday, Louis Armstrong, Duke Ellington, Al Jolson, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Chuck Berry, Buddy Holly, Bill Haley, John Coltrane e Judy Garland.
O incêndio foi noticiado na época em que ocorreu, porém, a Universal afirmou que o fogo destruiu apenas a atração "King Kong" do parque temático e um arquivo de vídeo com cópias de obras antigas. Porém, a reportagem descobriu que o arquivo de áudio também foi afetado, resultando no que foi definido como "o maior desastre da história da música fonográfica".
Além disso, houve um esforço da Universal em mostrar que a situação havia sido controlada. Os veículos de comunicação acreditaram na versão da empresa e focaram na perda dos arquivos de vídeo - que nem eram tão importantes assim, por serem cópias.
O fogo começou após um grupo de funcionários consertar o telhado de um dos prédios com um maçarico. Eles aguardaram até que as telhas esfriassem, como mandava o protocolo, porém, as chamas perderam o controle e tomaram parte do imóvel por volta das 5 da manhã.
Centenas de bombeiros trabalharam no incêndio. Foi necessário desmantelar o armazém onde estavam os arquivos para controlar o fogo.
Não foi revelado, de forma específica, quais materiais desses artistas foram perdidos. Sabe-se, porém, que houve danos nos arquivos de diversos cantores e bandas desde a década de 1940. Estima-se que 500 mil músicas foram destruídas.
As perdas do incêndio são importantes porque, nele, foram perdidas as gravações "master" - ou seja, as gravações originais, que são usadas como fonte para as mídias físicas, como CDs e LPs, e digitais, seja streaming ou download. Profissionais de áudio e os chamados "audiófilos" têm grande carinho pelas masters, porque são os registros de maior qualidade de uma música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
O dia que David Gilmour detonou habilidade de Roger Waters no baixo: "Limitado e simples"
O lendário vocalista que se formou em farmácia, mas escolheu o heavy metal
O baixista preferido de Lemmy, do Motörhead; "nunca ouvi ele tocar uma nota errada"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Músico toca clássico do Guns N' Roses para leões em zoológico e gera reação inesperada
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Axl Rose: "Queen é a maior banda e Freddie Mercury é o maior frontman"
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"



