Incêndio: gravações raras de Nirvana, Guns e mais foram perdidas
Por Igor Miranda
Fonte: The New York Times
Postado em 11 de junho de 2019
Uma reportagem publicada pelo site do jornal "The New York Times" revela que um incêndio ocorrido no dia 1° de junho de 2008 atingiu uma parte da Universal Studios em Hollywood, nos Estados Unidos, e destruiu materiais raros de artistas famosos. Entre os nomes com gravações perdidas, estão Guns N' Roses, Nirvana, Aerosmith, R.E.M., The Police, Sting, Tom Petty, Nine Inch Nails, Elton John e Eagles, entre outros.
Veja, a seguir, a relação de artistas divulgada pelo "The New York Times": Ray Charles, B.B. King, The Four Tops, Joan Baez, Neil Diamond, Sonny and Cher, Joni Mitchell, Cat Stevens, Gladys Knight and the Pips, Al Green, Elton John, Eric Clapton, Jimmy Buffett, Eagles, Aerosmith, Rufus and Chaka Khan, Barry White, Patti LaBelle, Tom Petty and the Heartbreakers, The Police, Sting, Steve Earle, R.E.M., Janet Jackson, Guns N’ Roses, Mary J. Blige, No Doubt, Nine Inch Nails, Snoop Dogg, Nirvana, Beck, Sheryl Crow, Tupac Shakur, Eminem, 50 Cent, The Roots, Billie Holiday, Louis Armstrong, Duke Ellington, Al Jolson, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Chuck Berry, Buddy Holly, Bill Haley, John Coltrane e Judy Garland.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O incêndio foi noticiado na época em que ocorreu, porém, a Universal afirmou que o fogo destruiu apenas a atração "King Kong" do parque temático e um arquivo de vídeo com cópias de obras antigas. Porém, a reportagem descobriu que o arquivo de áudio também foi afetado, resultando no que foi definido como "o maior desastre da história da música fonográfica".
Além disso, houve um esforço da Universal em mostrar que a situação havia sido controlada. Os veículos de comunicação acreditaram na versão da empresa e focaram na perda dos arquivos de vídeo - que nem eram tão importantes assim, por serem cópias.
O fogo começou após um grupo de funcionários consertar o telhado de um dos prédios com um maçarico. Eles aguardaram até que as telhas esfriassem, como mandava o protocolo, porém, as chamas perderam o controle e tomaram parte do imóvel por volta das 5 da manhã.
Centenas de bombeiros trabalharam no incêndio. Foi necessário desmantelar o armazém onde estavam os arquivos para controlar o fogo.
Não foi revelado, de forma específica, quais materiais desses artistas foram perdidos. Sabe-se, porém, que houve danos nos arquivos de diversos cantores e bandas desde a década de 1940. Estima-se que 500 mil músicas foram destruídas.
As perdas do incêndio são importantes porque, nele, foram perdidas as gravações "master" - ou seja, as gravações originais, que são usadas como fonte para as mídias físicas, como CDs e LPs, e digitais, seja streaming ou download. Profissionais de áudio e os chamados "audiófilos" têm grande carinho pelas masters, porque são os registros de maior qualidade de uma música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
O clássico dos Rolling Stones que Keith Richards ouviu e mandou apagar
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
Último show do Sepultura sofre mudança de local
L7 anuncia o retorno da baixista Janis Tanaka para tour de despedida
Os 10 melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos, segundo o RYM
Tuomas Holopainen, do Nightwish, comenta sua estranha abstinência
A opinião de Prika Amaral (Nervosa) sobre o jornalista Regis Tadeu

O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A música que o Guns N' Roses escreveu antes da fama e guardou por seis anos
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
O dia que um show do Guns N' Roses terminou em uma competição de cusparadas com a plateia
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
A sincera opinião de Bob Dylan sobre versão de Guns N' Roses de "Knockin' on Heaven's Door"



