Nicko McBrain, do Iron Maiden, não usa pedal duplo pois já acha um difícil o bastante
Por Igor Miranda
Fonte: Drummerzone / Blabbermouth
Postado em 11 de setembro de 2019
O baterista Nicko McBrain falou, em vídeo publicado pelo canal Drummerzone e transcrição via Blabbermouth, sobre a prática do instrumento ao longo dos anos com o Iron Maiden. O músico é notável por ser um dos poucos do estilo a não utilizar pedal duplo ou bumbo duplo.
Perguntado novamente sobre a preferência pelo pedal simples, Nicko McBrain respondeu: "Citaram uma fala minha há anos como dizendo que isso (pedal duplo ou bumbo duplo) é algo 'não-musical', 'não-baterista'. E eu não fui justo na minha fala, porque não é assim. Apenas sentia que não queria usar dois, porque eu já achava um difícil o bastante. Por que aumentar o problema com dois?".
McBrain destacou que quando se aprende a usar pedal ou bumbo duplo, é mais fácil fazer semínimas (nota ou rítmica musical cuja duração é de 1/4 de uma semibreve ou metade de uma mínima) com o pé esquerdo. "Eu pensei: 'não vou usar dois pedais, pratico com um desde sempre'. Simplesmente não me motivei a usar. Eu já sentei em casa e toquei com pedal duplo. Acredite: assim que você começa, é difícil de abrir mão, porque você começa a pensar: 'isso soa muito legal' (risos)", disse.
Apesar disso, Nicko contou que já usou pedal duplo em uma música, chamada "Face in the Sand", presente no álbum "Dance of Death" (2003). "Pedal duplo é como qualquer outra coisa: você pratica, domina e não é algo difícil. Quando é necessário, você usa, como fiz em 'Face in the Sand'. Adrian (Smith, guitarrista do Iron Maiden) queria um ritmo particular nela, aí eu tentei com um pedal, mas não consegui reproduzir meu vigor", afirmou.
Confira a entrevista, na íntegra, em vídeo a seguir (em inglês, sem legendas).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps