Eddie Van Halen: médico nega teoria do músico sobre palhetas causarem câncer
Por Igor Miranda
Fonte: Insider
Postado em 17 de outubro de 2019
O médico Tom Micklewright, chefe do serviço britânico Push Doctor, afirmou à Insider que a teoria de Eddie Van Halen a respeito de seu câncer é, provavelmente, equivocada.
O guitarrista foi diagnosticado com um câncer na língua em 2002 e teve um terço do órgão removido, sendo curado completamente em 2002. Mais de uma década depois, em 2015, o músico disse à Billboard que o tumor se desenvolveu não só por ele ser fumante há muito tempo, como, também, pelo hábito de colocar palhetas de metal na boca.
"Eu usava palhetas de metal, feitas de latão e cobre, que eu sempre deixava na boca, no local exato onde tive câncer na língua. Além disso, eu basicamente moro em um estúdio de gravação repleto de energia eletromagnética. É uma teoria. Eu fumava e usava muitas drogas, mas, ao mesmo tempo, meus pulmões estão limpos. É uma teoria própria, mas os médicos dizem que é possível", afirmou, em 2015.
O site TMZ chegou a resgatar um trecho dessa entrevista para dizer que, segundo fontes, esta também seria a causa de um suposto câncer na garganta, que o músico estaria tratando há 5 anos na Alemanha. A informação sobre o novo problema de saúde não foi confirmada pelo músico até o momento.
Porém, Tom Micklewright afirmou à Insider que é bastante improvável que palhetas de metal tenham causado o problema. De acordo com o profissional da saúde, o cobre ou os compostos encontrados no latão não são considerados cancerígenos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC).
"Bobinas de cobre são usadas no corpo humano há muitos anos sem qualquer evidência em aumento de risco de câncer. Em contraste, diversos produtos químicos em cigarros provaram aumentar o risco de câncer, o que é a causa mais provável de seu câncer na garganta", afirmou o médico, mencionando o tumor que ainda não foi confirmado oficialmente pelo músico.
O suposto diagnóstico de câncer de Eddie Van Halen
No último fim de semana, o site TMZ publicou que Eddie Van Halen está com câncer na garganta. A apuração feita pelo veículo aponta que o músico tem viajado para a Alemanha com o intuito de obter tratamento, nos últimos 5 anos, de forma discreta.
As fontes do TMZ afirmam, ainda, que algumas células cancerígenas que estavam na língua de Eddie Van Halen migraram para a garganta. Desta forma, os médicos precisaram fazer raspagens para retirar.
A doença tem sido mantida de forma controlada. No entanto, esta seria a razão pela qual o Van Halen está inativo há algum tempo - o último show da banda foi em 2015.
Steve Lukather, guitarrista do Toto e amigo do músico, chegou a dizer em entrevista recente que o Van Halen está em hiato por questões de saúde. Anteriormente, o jornalista Eddie Trunk afirmou que o músico estava com um problema sério.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps