Blind Guardian: álbum com orquestra é a "obra prima" da banda, diz Hansi Kürsch
Por Igor Miranda
Fonte: That Drummer Guy/ Blabbermouth
Postado em 13 de novembro de 2019
O vocalista Hansi Kürsch classificou o novo álbum do Blind Guardian, "Legacy of the Dark Lands", como "a obra-prima da banda". O disco, que traz Kürsch e o guitarrista André Olbrich ao lado de uma orquestra, foi lançado na última sexta-feira (8) pela Nuclear Blast, com edição nacional da Shinigami Records.
Em entrevista ao That Drummer Guy, com transcrição do Blabbermouth, o cantor disse: "'Legacy of the Dark Lands', para mim, é a obra-prima do Blind Guardian e, talvez, a obra-prima de minha carreira. Começamos a fazê-lo em 1996, durante 'Nightfall in Middle-Earth' (1998). Tínhamos duas músicas tão diferentes e decidimos não usá-las em 'Nightfall', mas começar a trabalhar em um novo estilo. Chamamos de 'álbum orquestrado' e 'música orquestrada do Blind Guardian'. Isso nos leva a 2019, quando, finalmente, tudo foi lançado".
Blind Guardian - Mais Novidades
Ainda durante a entrevista, o vocalista comentou que sentia que "Legacy of the Dark Lands" nunca seria lançado, já que o projeto foi iniciado há mais de 20 anos. "A primeira vez que realmente anunciei o álbum foi há 10 anos, quando eu tinha certeza de que concluiríamos. Porém, nunca aconteceu, porque o Blind Guardian é algo grande para nós e os álbuns que fizemos nesse período precisavam daquele tempo - não só em produção, mas em turnês e composições. Em 2017, confirmei que o álbum estava para ser finalizado", disse.
A parte mais complicada, segundo Hansi Kürsch, foi "encontrar uma forma de 'conquistar' a orquestra com algo que fosse do agrado" dele. "Isso quase me desesperou. Parecia impossível. Há muita dinâmica e energia em uma orquestra. Cantar com ela foi uma experiência e tanto. Eu estava quase com medo de não conseguir", afirmou.
As músicas foram compostas sem orquestra: Hansi e André Olbrich usaram uma biblioteca programada em um computador. "Era fácil. Sentíamos que minha voz iria se encaixar. Por isso, não usamos uma banda junto da orquestra. Porém, ao trabalhar com ela e ter essas dinâmicas, fiquei impressionado com o poder. Pensei que poderia demorar, com tanta musicalidade envolvida. Tínhamos que ajustar, não só pela voz, mas pela intensidade - para não ficar tão pesado ao estilo Blind Guardian, nem tão 'ópera' para não negar a origem. Encontrar a forma exata de se trabalhar levou uns 6 ou 7 meses", disse.
"Legacy of the Dark Lands" foi iniciado ainda na década de 1990, mas o projeto começou a tomar forma recentemente, com o conceito das letras e algumas melodias sendo feitas. O "empurrão definitivo" foi uma parceria com o escritor Markus Heitz, que lançou um novo livro, "Die Dunklen Lande", no último dia 1° de março. A obra se passa em 1629 e contém uma espécie de prelúdio (história anterior a outra) do álbum.
Ambas as histórias narram a trajetória do mercenário Nicolas e seu envolvimento na Guerra dos Trinta Anos. O enredo começa no livro e tem sequência no álbum, que conta com músicas trabalhadas com arranjos de orquestra e corais de canto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Blind Guardian: ouça Legacy of the Dark Lands, o aguardado álbum orquestrado
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRock
Iron Maiden: as relações de Duna com o mundo musical



