Enem 2019: prova do 1° dia tem Legião Urbana na capa, Cazuza e até Madonna
Por Igor Miranda
Fonte: G1
Postado em 04 de novembro de 2019
A prova aplicada no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 contou com algumas referências musicais curiosas. A etapa inicial do teste, abordando linguagens e ciências humanas, foi promovida neste domingo (3) - a segunda será no próximo domingo (10).
Legião Urbana - Mais Novidades
A referência ao Legião Urbana foi feita logo na capa de algumas das mais de 5 milhões de provas aplicadas nesta edição do Enem. As músicas "Perfeição", "A Via Láctea", "Há Tempos" e "Metal Contra as Nuvens" foram resgatadas para estampar certas impressões da prova.
O trecho de "Perfeição" apresentado em algumas capas foi: "Venha, o amor tem sempre a porta aberta".
Já os versos de "A Via Láctea" apresentados são: "Quando tudo está perdido / Sempre existe um caminho". Por sua vez, "Há Tempos" contou com o trecho: "Disciplina é liberdade / Compaixão é fortaleza".
"Metal Contra as Nuvens", por fim, teve o verso "Teremos coisas bonitas para contar" estampado na prova.
Cazuza e Madonna
Os cantores Cazuza e Madonna foram mencionados já dentro da prova, em questões temáticas.
Um trecho da música "Blues da Piedade", composta por Cazuza e Roberto Frejat e lançada pelo já falecido cantor no álbum "Ideologia" (1988), foi usada em uma questão de linguagens.
Após apresentar os versos "Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Pra essa gente careta e covarde / Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Lhes dê grandeza e um pouco de coragem", a questão pedia o objetivo da mensagem a partir da devida interpretação.
Madonna, por sua vez, "emplacou" um trecho da música "In This Life" também na prova de linguagens, mas de língua inglesa. Veja.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps