Bira, famoso baixista do Sexteto de Jô Soares, morre aos 85 anos
Por Igor Miranda
Fonte: UOL
Postado em 22 de dezembro de 2019
Ubirajara Penacho dos Reis, o Bira, baixista conhecido por seu trabalho no Sexteto do Jô, no ´Programa do Jô´, faleceu na manhã deste domingo (22). Ele tinha 85 anos.
Bira morreu em decorrência de uma parada cardíaca. Dias antes, o músico havia sido internado no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
O baixista era conhecido, especialmente, por ter integrado o Sexteto do Jô. Ele acompanhou o apresentador Jô Soares na TV por 29 anos, não só em seu longevo programa na TV Globo, como, também, na passagem pelo SBT.
Muitos telespectadores tinham carinho por Bira não só pelo aspecto musical, mas pela interação que sempre tinha com o público. Sua risada era bastante característica e tornou-se conhecida com o passar dos anos.
Baiano nascido em 1934, Bira, curiosamente, iniciou sua carreira na música como cantor, após abandonar a ideia de ser médico ao acompanhar uma autópsia. O artista se apresentava como vocalista de bandas de jazz e bossa nova nas décadas de 1950 e 1960, no entanto, com o tempo, interessou-se pelo baixo.
Entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1970, Bira mudou-se para São Paulo e passou a integrar a banda de Chacrinha. Depois de um tempo, seguiu para o programa de Silvio Santos e, por consequência, o de Jô Soares, com quem ficou por tantos anos. Ele também mantinha projetos paralelos, como sua banda solo, o Bira Bossa Jazz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A incrível canção que serviu de inspiração para obras como "2112" do Rush
A vergonha que Bono sofre ao ver vídeos do U2 perante 1,5 bilhão de pessoas no Live Aid
Geddy Lee revela época em que Rush usava "muita cocaína" para "manter a energia"


Tetsu Yamauchi, ex-baixista do Free e Faces, morre aos 79 anos
Em 11/05/1981: morria Bob Marley, grande nome da música mundial



