Bira, famoso baixista do Sexteto de Jô Soares, morre aos 85 anos
Por Igor Miranda
Fonte: UOL
Postado em 22 de dezembro de 2019
Ubirajara Penacho dos Reis, o Bira, baixista conhecido por seu trabalho no Sexteto do Jô, no ´Programa do Jô´, faleceu na manhã deste domingo (22). Ele tinha 85 anos.
Bira morreu em decorrência de uma parada cardíaca. Dias antes, o músico havia sido internado no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
O baixista era conhecido, especialmente, por ter integrado o Sexteto do Jô. Ele acompanhou o apresentador Jô Soares na TV por 29 anos, não só em seu longevo programa na TV Globo, como, também, na passagem pelo SBT.
Muitos telespectadores tinham carinho por Bira não só pelo aspecto musical, mas pela interação que sempre tinha com o público. Sua risada era bastante característica e tornou-se conhecida com o passar dos anos.
Baiano nascido em 1934, Bira, curiosamente, iniciou sua carreira na música como cantor, após abandonar a ideia de ser médico ao acompanhar uma autópsia. O artista se apresentava como vocalista de bandas de jazz e bossa nova nas décadas de 1950 e 1960, no entanto, com o tempo, interessou-se pelo baixo.
Entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1970, Bira mudou-se para São Paulo e passou a integrar a banda de Chacrinha. Depois de um tempo, seguiu para o programa de Silvio Santos e, por consequência, o de Jô Soares, com quem ficou por tantos anos. Ele também mantinha projetos paralelos, como sua banda solo, o Bira Bossa Jazz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
A balada marcante do Angra que Edu Falaschi compôs originalmente para o Almah
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina
A falsidade do Heavy Metal que irrita Robert Plant, por isso ele detesta o gênero


Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Em 11/05/1981: morria Bob Marley, grande nome da música mundial
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS



