Bira, famoso baixista do Sexteto de Jô Soares, morre aos 85 anos
Por Igor Miranda
Fonte: UOL
Postado em 22 de dezembro de 2019
Ubirajara Penacho dos Reis, o Bira, baixista conhecido por seu trabalho no Sexteto do Jô, no ´Programa do Jô´, faleceu na manhã deste domingo (22). Ele tinha 85 anos.
Bira morreu em decorrência de uma parada cardíaca. Dias antes, o músico havia sido internado no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
O baixista era conhecido, especialmente, por ter integrado o Sexteto do Jô. Ele acompanhou o apresentador Jô Soares na TV por 29 anos, não só em seu longevo programa na TV Globo, como, também, na passagem pelo SBT.
Muitos telespectadores tinham carinho por Bira não só pelo aspecto musical, mas pela interação que sempre tinha com o público. Sua risada era bastante característica e tornou-se conhecida com o passar dos anos.
Baiano nascido em 1934, Bira, curiosamente, iniciou sua carreira na música como cantor, após abandonar a ideia de ser médico ao acompanhar uma autópsia. O artista se apresentava como vocalista de bandas de jazz e bossa nova nas décadas de 1950 e 1960, no entanto, com o tempo, interessou-se pelo baixo.
Entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1970, Bira mudou-se para São Paulo e passou a integrar a banda de Chacrinha. Depois de um tempo, seguiu para o programa de Silvio Santos e, por consequência, o de Jô Soares, com quem ficou por tantos anos. Ele também mantinha projetos paralelos, como sua banda solo, o Bira Bossa Jazz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos
A desastrosa decisão de recusar hit em novela considerada maior erro da história do RPM
Carlinhos Brown: vaias e garrafadas no Rock in Rio 2001 foram ato de racismo, diz ele

Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Morre Tommy Ramone, baterista e produtor da banda Ramones
Em 03/07/1971: Jim Morrison, do The Doors, é encontrado morto na banheira



